2 eventos ao vivo

Pesquisadora Brasileira é destaque em Congresso Latinoamericano de Odontopediatria

Professora apresentou, no Uruguai, uma nova proposta para o ensino da Saúde Bucal ao público infantojuvenil.

9 nov 2018
13h12
atualizado em 12/11/2018 às 12h45
  • separator
  • comentários

Ao contrário do que se pensa, os cuidados com a Saúde Bucal das crianças podem ser divertidos, indolores e agradáveis. Isso é o que defende a Professora Dra. Clarice Gonzaga Barbosa - especialista em Odontopediatria. 

Foto: Luã Miranda / DINO

Como defensora da Odontologia Preventiva, ela apresentou o programa "Odontoeducação" no XIX Congresso da Associação Latinoamericana de Odontopediatria.

Convidada pela Associação Brasileira de Odontopediatria para representar o Brasil, a professora discorreu sobre o tema "Odontoeducação na Odontopediatria e nas escolas: Uma abordagem Transdisciplinar", baseado na prevenção de problemas bucais em Crianças e Adolescentes, bem como na humanização da relação criança x dentista.

Na Mesa Latinoamericana PROGRAMAS DE SALUD, em meio a outros 19 países, o Brasil recebeu todo o destaque devido às ações efetivas na área da Odontopediatria com o programa "Odontoeducação": trabalho inédito (no Brasil e no Exterior) pautado em uma metodologia de ensino humanizado, utilizando-se da Atenção Periférica como forma de ampliar os horizontes dentro da odontologia.

A comprovação positiva das pesquisas realizadas pela Dra. Clarice Gonzaga se deu no projeto 'Dentista na Escola', no Distrito Federal, onde a aplicabilidade dos livros da Odontoeducação foi um sucesso, com 95% de aceitação, 2.800 educadores capacitados e acesso de 818 mil crianças.

A relevância do projeto rendeu uma proposta extraordinária: a ALOP (Asociación Latinoamericana de Odontopediatría)  propôs um acordo internacional e com isto traduzir  o livro de Odontoeducação que contém a metodologia com os cadernos de aprendizagem e os almanaques para o uso dos alunos e, posteriormente, trabalhar na aplicação do mesmo em escolas da América Latina, tal como já acontece no Brasil.

Além disso, se destacou por promover a conscientização dos cuidados com a saúde bucal de acordo com a idade, através de um aprendizado gradual e progressivo da população infantil e jovem do Brasil durante sua aplicabilidade no Distrito Federal, bem como estudar seus problemas e recomendar alternativas de solução - objetivo da Associação Latinoamericana de Odontopediatria.

O projeto "Odontoeducação" também cumpriu outra meta da ALOP: "cooperar com instituições nacionais e internacionais, públicas ou privadas, na estruturação e divulgação de programas de prevenção e atendimento odontológico Humanizado dentro da Educação Planetária."

Um Pouco Mais Sobre a Dra. Clarice Gonzaga

Clarice Gonzaga Barbosa é natural de Tupã, interior de São Paulo. Se formou em Odontologia no ano de 1975, na Faculdade de Odontologia de Araçatuba (UNESP). A paixão pela Odontopediatria a levou a realizar, logo após o bacharelado, o primeiro estágio na área.

O trauma que muitos adultos possuem da "cadeira do dentista" despertou a curiosidade de Clarice, que iniciou suas pesquisas em 1984, durante sua especialização em Odontopediatria.

A Dra. descobriu que a raiz desses traumas, e uma posterior falta de cuidados com a Saúde Bucal, se dão devido ao contato não humanizado e com uma linguagem inadequada  que, geralmente, ocorre na infância.

Assim, por acreditar que a relação envolvendo o público infantojuvenil e a odontologia pode ser prazerosa, entrou de coração aberto na Odontoeducação: Um programa preventivo, que conta com a comunicação como principal ferramenta de conscientização.

Com o amadurecimento dos estudos o projeto, em 1991, lançou a primeira cartilha e na sequência às pesquisas, lançou Caderno de Orientação do Professor, Vídeo e CD-Room  Odontoeducativos, 2 Cadernos de Aprendizagem e, posteriormente, cinco volumes de Almanaques direcionados à população Infantojuvenil.

O diferencial de seus livros está na linguagem utilizada, além da transdisciplinaridade, trabalhando criando metáforas com a saúde bucal e as disciplinas: nutrição, ecologia, meio ambiente, economia, drogas, ciência, segurança e coração.

Programa Odontoeducação

O Programa "Odontoeducação" traz uma abordagem inovadora, bem como acrescenta uma nova expectativa na Educação e Cuidados Bucais em Crianças e Adolescentes.

Ao se utilizar da Psicologia, Pedagogia e Engenharia do Conhecimento, o projeto leva a população infantil carente economicamente e com direitos de um aprendizado gradual e progressivo, fundamental em Saúde Bucal e Geral, integrando crianças, pais e educadores.

XIX Congresso da Associação Latinoamericana de Odontopediatria

A Associação Latinoamericana de Odontopediatria é a integração de todas as Sociedades de Odontopediatria da América Latina, sendo uma das mais importantes instituições Odontológicas de todo o mundo, com mais de 2500 membros.

Foi formalizada em maio de 1983, na cidade de Quito (Equador), sendo fundada pelas associações nacionais da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai, Venezuela e México.

Desde o início até o presente, uma das principais tarefas da ALOP é a realização dos Congressos Latino Americanos de Odontopediatria a cada dois anos.

No Congresso, são desenvolvidas diferentes atividades científicas, com base nas evidências atuais e na experiência enriquecedora de cada país comprovada por ações na área da odontopediatria.

Para saber mais sobre a Dra. Clarice Gonzaga e seus projetos na área da Odontopediatria, acesse seu site oficial www.claricegonzaga.com.br.



Website: http://www.claricegonzaga.com.br
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade