PUBLICIDADE

DINO

Pesquisa aponta aumento da incidência e mortalidade por câncer antes dos 50 anos de idade no Brasil

Estudo será apresentado nesta semana durante o Fórum Big Data em Oncologia, que debate a importância do uso de dados no setor

16 jul 2019 - 11h41
Compartilhar
Exibir comentários

Os dados gerados no setor de Saúde têm impacto direto nas decisões de gestores e, por consequência, na qualidade do diagnóstico e tratamentos ofertados. O uso de Big Data como ferramenta de análise de informações pode permitir que se avalie fatos de vida real, como o desfecho dos tratamentos oncológicos, de forma a melhorar o prognóstico da doença. Utilizando-se dados de qualidade, é possível definir quais as melhores terapias a serem adotadas e até mesmo acompanhar de perto como os pacientes vêm sendo atendidos, em especial nos serviços públicos.

Foto: DINO / DINO

Para debater os desafios impostos pelas informações que estão disponíveis no país, o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, com o apoio do Observatório de Oncologia, realiza o Fórum Big Data em Oncologia, no dia 17 de julho, no Rio de Janeiro. O evento vai contar com a participação de líderes dos setores público, privado e social, que vão discutir o registro, a análise e o gerenciamento de grandes bases de dados e os desafios e oportunidades identificados neste cenário.

Durante o fórum, será apresentado um estudo inédito, realizado pelo Observatório de Oncologia a partir de dados da população brasileira, com o tema "Câncer antes dos 50: como os dados podem ajudar nas políticas de prevenção". O levantamento será apresentado à imprensa em sessão especial, às 9h.

A escolha desse tema foi inspirada em pesquisas recentes que vêm demonstrando o aumento da incidência de câncer na população americana e europeia com menos de 50 anos de idade, contrariando a percepção de que o câncer é uma doença decorrente do envelhecimento.

"Enquanto organização dedicada ao propósito de contribuir para a melhoria dos desfechos dos tratamentos no Brasil, é fundamental fomentarmos o debate sobre a importância dos dados. Confiamos que com isto haverá melhor entendimento do cenário e planejamento de ações de enfrentamento ao câncer", afirma Merula Setagall, presidente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia - Abrale e líder do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.

O Fórum Big Data em Oncologia acontece das 9h30 às 14h, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ). A programação completa está em observatoriodeoncologia.com.br/bigdata/

SERVIÇO

Fórum Big Data em Oncologia

Data: 17 de julho de 2019

Horário: das 9h30 às 14h

* Apresentação do estudo "Câncer antes dos 50: como os dados podem ajudar nas políticas de prevenção" será às 9h

Local: Museu do Amanhã - Praça Mauá, 1 - Centro. Rio de Janeiro, RJ

Website: https://todosjuntoscontraocancer.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade