PUBLICIDADE

Pais devem ficar atentos aos possíveis problemas na visão dos filhos

Diagnosticar problemas oculares já na infância é essencial para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças

16 out 2017 - 15h36
Compartilhar
Exibir comentários

Observar detalhes no dia a dia das crianças é essencial para identificar problemas na visão dos pequenos. Se o seu filho se aproxima demais da televisão, aperta os olhinhos para ver seus desenhos prediletos, está sempre agitado, pisca e coça muito os olhos, ele pode ter algum problema na visão. Segundo o Ministério da Saúde, 30% das crianças brasileiras em idade escolar apresentam problemas de visão. Além disso, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que entre 3% e 10% dos brasileiros de 7 a 10 anos precisam usar óculos.

Foto: DINO

Para Tiago Ribeiro, oftalmopediatra do Visão Institutos Oftalmológicos em Brasília, além de observar esses detalhes no cotidiano é preciso visitar o especialista com uma frequência regular. "A primeira avaliação é feita na maternidade com o teste do olhinho e, caso necessário, encaminhada para o especialista. Entre seis meses e um ano é possível fazer uma avaliação funcional da criança, podendo identificar se a mesma tem algum problema na visão. Caso não haja alterações o ideal é ir ao oftalmopediatra anualmente", afirma.

Algumas doenças observadas nos pequenos são: estrabismo (desalinhamento dos olhos), miopia (dificuldade em focar objetos distantes), catarata infantil (ocorre quando o cristalino perde a sua transparência) e a anisometropia (diferença de grau de um olho para o outro). Segundo o Dr. Tiago Ribeiro, o diagnóstico precoce é extremante importante para evitar, em muitos casos, a piora da visão. "Em crianças a diferença de grau de um olho para o outro pode ser um problema importante. Se ela chega aos sete anos sem tratamento adequado, a visão pode não se desenvolver", informa.

Além disso, o especialista chama a atenção para os pais. "A criança nem sempre vai ter queixas. Uma situação é quando a pessoa tem a visão e perde, essa pessoa sabe manifestar a queixa, porém, uma criança não sabe como manifestar o problema. É preciso estar muito atento ao comportamento dos filhos", reforça.

Teste do olhinho

A primeira avaliação oftalmológica do bebê deve ser feita na primeira semana de vida, ainda na maternidade, e é conhecida como teste do olhinho. Esse exame pode diagnosticar precocemente doenças de visão do recém-nascido, como catarata congênita, tumores e glaucoma. Para o Dr. Ribeiro, o teste é uma importante ferramenta para prevenir a cegueira infantil. "A medição é essencial para identificar problemas graves como a retinoblastoma (tumor no olho) que, em casos raros, pode levar à morte", alerta.

O teste do olhinho é rápido e indolor. Um aparelho projeta uma luz nos olhos do recém-nascido, se essa luz é refletida de cor avermelhada, alaranjada ou amarelada significa que as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis. Se a luz refletida é esbranquiçada ou de forma diferente entre os olhos, deve-se fazer outros exames com o oftalmologista para investigar problemas de visão.

VISÃO INSTITUTOS OFTALMOLÓGICOS

No mês das crianças, o Visão Institutos Oftalmológicos em parceria com as Óticas Diniz, ofereceu gratuitamente 70 consultas às crianças carentes de Ceilândia. As consultas já foram feitas pelos profissionais do Visão e as crianças que foram diagnosticadas com problemas visuais, receberão seus óculos no dia 28 de outubro.

Com 25 anos de atuação no Distrito Federal, o Visão Institutos conquistou o selo de gestão da qualidade mais atualizado da ISO 9001/2015, tornando-se a única empresa oftalmológica de Brasília a obter a certificação mais recente que abrange prestação de serviços de saúde - contemplando consultas, exames e cirurgias em oftalmologia. A conquista inédita é fruto do atendimento de referência internacional com tecnologia, equipamentos de última geração e apoio de um corpo clínico multidisciplinar.

Atualmente, o Visão conta com sete unidades clínicas espalhadas pelo Plano Piloto e entorno, sendo uma com atendimento emergencial 24h, localizada em Taguatinga. Além disso, oferece um site atualizado com atendimento online para dúvidas e demais necessidades. Com foco no que há de mais seguro, o Visão é referência em modernidade para intervenções cirúrgicas nas mais diversas áreas do segmento.

Website: http://www.visaoinstitutos.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade