PUBLICIDADE

DINO

Odontóloga cria e-books para pacientes que não podem frequentar o consultório

22 abr 2019 - 13h58
Compartilhar
Exibir comentários

A Administração de Recursos e Serviços de Saúde (HRSA) identificou no final de 2017, 5.866 áreas com escassez de profissionais de saúde dentária, nas quais vivem quase 63 milhões de pessoas. A HRSA considera uma área carente se uma população cai abaixo do padrão mínimo de um dentista por 5.000 pessoas, o que é assustador para o padrão brasileiro.

Foto: Pexel / DINO

Os estados de Minnesota, Maine e Vermont estão licenciando dentistas de nível médio, chamados terapeutas dentais, para tratar da falta de cuidados. Os terapeutas dentais são os enfermeiros praticantes de odontologia. O treinamento qualifica estes terapeutas para realizar até 80 procedimentos, incluindo atendimento odontológico de rotina, preventivo e restaurador. Para comparar, higienistas dentais e assistentes normalmente realizam até 40 procedimentos, enquanto os dentistas podem realizar até 600. Terapeutas dentais tratam de alguns dos problemas dentários mais comuns, tais como obturações e extrações simples.

De acordo com uma pesquisa elaborada por Paula Tooths, jornalista especialista em análise estatística, hoje, existem mais de 234.000 enfermeiros odontológicos licenciados nos Estados Unidos.

"Investigando a comunidade latina no mercado estadunidense, aprendi que a indústria odontológica é bastante carente. Em média, o país conta com 61 odontólogos para cada 100.000 habitantes. No estado da Flórida, a situação é ainda mais delicada. Temos um profissional para cada 1.913 residentes. No Brasil, um dos países com o maior número de dentistas em todo mundo, esse número é mais do que o dobro: são 140 para cada 100 mil habitantes, o que resulta na média de um dentista para cada 714 habitantes", comenta Paula Tooths.

A HRSA estima que o país precisaria de pelo menos 11 mil novos dentistas para reduzir a discrepância. Cerca de dois terços das áreas designadas para a falta de dentistas estão em áreas rurais ou parcialmente rurais.

A ADA (American Dental Association) relatou em 2018 que mais de 60% dos adultos que não haviam visitado um dentista no ano anterior, não acessaram o atendimento odontológico devido ao custo.

Após ter trabalhado longos anos em consultórios odontológicos e como Coordenadora Bucal e cirurgiã-dentista do departamento de saúde da Prefeitura de Maragogi, a odontóloga Samya Rocha conheceu de perto as necessidades da população carente e ali, teve a oportunidade de desenvolver projetos complexos para beneficiar crianças e adultos que não tinha acesso a tratamentos dentários e muitos deles, não conheciam nem mesmo os passos da escovação.

Pensando em atingir àqueles que mais precisam, Dra. Samya está no processo final da criação de uma série de quatro e-books com linguagem simples, mas eficaz, para que a população em geral aprenda a cuidar da saúde bucal e prevenir doenças a médio e longo prazo. Ela também vai ensinar processos caseiros para clareamento dental bem como outros procedimentos estéticos que não envolvam riscos para o paciente.

"A ideia era entender o mercado e compreender o que as pessoas que não podem ir ao consultório odontológico, realmente necessitavam. A partir desses estudos, criei o projeto dos e-books", conta Dra Samya Rocha.

Dra. Samya que também é especialista em implementação de consultórios odontológicos e marketing na indústria médica, após profunda pesquisa realizada com a jornalista Paula Tooths, redigiu outras duas obras direcionadas aos profissionais odontológicos, onde ela traz dicas fundamentais para profissionais que estão começando, bem como dicas inovadoras para os profissionais que já estão no mercado há longo tempo, mas que pensam em expandir.

A série de e-books, já redigida, está em processo de revisão, e em breve caminhará para a diagramação e editoração eletrônica. A expectativa é de que já nas primeiras semanas de dezembro, a coleção toda já esteja disponível em formato digital.

Dra. Samya Rocha é odontóloga, membro do Conselho Regional de Odontologia de Alagoas (CRO-AL) e da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-AL), especialista em implementação de consultórios odontológicos e gestão de marketing para profissionais da área de saúde.

Website: https://samyarochaodontologia.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade