PUBLICIDADE

O Rastreador de Diversidade do Conselho Global de Egon Zehnder Sugere que a Paridade de Gênero na Sala de Reuniões Nunca Pode Ser Alcançada

11 dez 2018 - 04h07
Compartilhar
Exibir comentários

A Egon Zehnder, empresa de consultoria de liderança no mundo, divulgou hoje os resultados do seu Global Board Diversity Tracker de 2018. O estudo mostra que o crescimento acelerado visto em diretoras do sexo feminino na Europa Ocidental está se estabilizando, e o crescimento em outros lugares continua lento, sugerindo paridade de gênero nas reuniões de administração pode ser que nuca seja alcançado no ritmo atual.

Uma pesquisa, examinando dados de 1610 empresas públicas com limites de mercado acima de € 7 bilhões em 44 países diferentes, mostra que apesar da lenta melhoria no número de mulheres nas reuniões de conselho, quase três quartos de todas as novas posições no Conselho ainda são destinadas aos homens.

Jill Ader, presidente da Egon Zehnder, disse: "Precisamos de diversidade, mas isso, simplesmente, não está acontecendo rápido o suficiente. Novas vozes e perspectivas são essenciais para desvendar os recursos transformacionais que as empresas nos contam que precisam. As empresas - começando do topo - deve reconhecer o impacto que uma massa crítica de mulheres no Conselho e no Comitê Executivo faz e toma as medidas necessárias para conseguirmos isso."

Principais Conclusões

O estudo bienal mostra que tanto a representação feminina quanto a internacional nas reuniões melhoraram significativamente desde que Egon Zehnder começou a rastrear a diversidade nas reuniões de Conselho em 2004.

Mas para as salas de reuniões refletirem verdadeiramente a sociedade, é necessária uma nova abordagem. Egon Zehnder pede às empresas que apliquem a regra da "mágica de três". Nomear uma mulher para o Conselho não é suficiente. A fim de obter os benefícios da diversidade de gênero, pelo menos três mulheres são necessárias para mudar a forma como o Conselho é administrado e a forma como as mulheres podem compartilhar suas ideias.

A importância de tornar a diversidade parte da estratégia de uma empresa foi sublinhada pelos líderes de negócios de quem Egon Zehnder falou como parte do estudo. Paul Polman, CEO da Unilever, compartilhou: "Eu teria dificuldade em entender como você pode ser bem-sucedido cem um negócio, se você não puder espelhar a sociedade que você serve em primeiro lugar" e direcionar a diversidade "realmente precisa ser feito com convicção pelo CEO dessa empresa."

O número de mulheres nos Conselhos continua aumentando, mas está perdendo impulso:

  • 20,4% dos assentos no Conselho das maiores empresas em todo o mundo são ocupados por mulheres, acima de 18,5% em 2016. A França é líder global, com 42% de membros femininos no Conselho, contra menos de 6% na Hungria, Japão, Arábia Saudita, Coreia do Sul e UAE.
  • Em 2018, as novas nomeações para o conselho representavam 11,4% do total de cargos no conselho, sendo 27,0% mulheres, uma melhora em relação ao último relatório de 24,1%. Isso significa que apenas 3,1% de todas as posições no Conselho são ocupadas por novos membros femininos.
  • No entanto, as nomeações de diretoras do sexo feminino para Conselhos variam muito de acordo com a região. Das novas nomeações para o Conselho em 2018, 35% eram mulheres na Austrália, Europa Ocidental, EUA e Canadá, contra 16,7% na América do Sul e 12,5% na Ásia. Nos EUA, a porcentagem total de diretoras do sexo feminino aumentou apenas 3,2% desde 2012.

Embora tenha havido um progresso significativo nos últimos anos, muitas empresas estão longe de ter o "número mágico" de três diretoras do sexo feminino:

  • Em 19 dos 44 países estudados, todas as grandes empresas de grande porte têm pelo menos uma diretora feminina - de 15 países em 2016 e apenas 8 em 2012.
  • No entanto, em apenas 13 dos 44 países, as maiores empresas têm em média três ou mais mulheres por diretoria, com cinco países (Bélgica, França, Alemanha, Suécia e Itália) com média de quatro ou mais. Todos esses países, com exceção da Suécia, operam sob alguma forma de sistema de cotas. A Europa Ocidental está liderando o caminho com uma média de 3,8 mulheres por conselho, seguida pela Austrália / Nova Zelândia com 2,7 e a América do Norte com 2,5.

Apesar da crescente representação na sala de reuniões, o número de mulheres executivas e, especialmente, CEOs continua obstinadamente baixo:

  • As mulheres representam apenas 3,7% dos cargos de CEO em todo o mundo, e esse número não mudou nos últimos dois anos.
  • Apenas 5,6% dos cargos executivos são ocupados por mulheres
  • Em 23 países - incluindo a Noruega, Alemanha e Canadá, que lideram outros indicadores de diversidade - não há CEOs do sexo feminino no grande conjunto de empresas estudadas.

Plano de Ação

Egon Zehnder acredita que a abordagem dos negócios deve mudar, se quisermos fazer progressos reais na diversidade de gênero:

  • Escolha de Potencial - nosso trabalho com empresas descobriu que certos traços pessoais são melhores indicadores de sucesso do que um longo CV
  • Tornar a Liderança Responsável - um foco na diversidade deve ser uma parte essencial da estratégia de uma empresa, e uma meta explícita definida pelos líderes e diretores sênior
  • Eleve Suas Ambições: Concentre-se em Três - até que um Conselho atinja a massa crítica de três mulheres, é provável que pouca coisa mude. Os diretores devem ser proativos em identificar os talentos femininos e considerar os limites dos mandatos ou a rotatividade mais ativa
  • Treine o Conselho para o Sucesso - os presidentes e diretores devem preparar a diretoria para o fato de que a diversidade de perspectivas e opiniões poderia tornar o trabalho do Conselho menos eficiente, mas mais eficaz

As recomendações e resultados completos do relatório podem ser explorados e visualizados usando as ferramentas interativas da Egon Zehnder em www.egonzehnder.com/global-board-diversity-tracker

O relatório completo, incluindo a análise regional de cada país pode ser encontrado em www.egonzehnder.com/global-board-diversity-tracker

NOTAS AOS EDITORES:

Sobre a Egon Zehnder

A Egon Zehnder é a empresa de consultoria de liderança do mundo, compartilhando um objetivo: transformar pessoas, organizações e o mundo através de uma grande liderança.

Sabemos o que os grandes líderes podem fazer e como se apaixonam ao oferecer as melhores soluções de liderança para os nossos clientes.

Como Uma Empresa, nossos mais de 450 Consultores em 68 escritórios e 40 países trazem nossas fortalezas individuais para formar uma poderosa equipe de colaboração.

Fazemos parceria com corporações públicas e privadas, empresas familiares e agências governamentais e sem fins lucrativos para fornecer serviços de consultoria, busca e sucessão de CEOs, busca de executivos, avaliação de executivos, liderança e desenvolvimento de equipes, e transformação organizacional.

Compartilhamos compromisso e orgulho fazendo um trabalho que contribui para carreiras de sucesso, empresas mais fortes e um mundo melhor.

Para mais informações visite www.egonzehnder.com, e nos siga no LinkedIn e no Twitter.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20181210005152/pt/

Contato:

Para consultas:

Egon Zehnder

Hilary Crnkovich

Global Head of Marketing and Communications

T: +1 312 260 8978

E: hilary.crnkovich@egonzehnder.com

Fonte: BUSINESS WIRE

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade