0

O que é transformação ágil e como ela ocorre nas empresas

9 out 2018
18h25
  • separator
  • comentários

Transformação ágil é um termo novo para você? Em uma era de mudanças constantes, de tecnologia cada vez mais aprimorada, pôr em prática métodos ágeis é essencial para o sucesso de qualquer empresa.

Foto: Divulgação uMov.me / DINO

Estimular o conhecimento e o compartilhamento do mesmo, aprimorar processos internos, dar visibilidade às pessoas, entregar soluções com valor para o negócio. Se você acredita em tudo isso, então você acredita em transformação ágil.

E foi exatamente esse o tema da palestra de Guilherme Lacerda, que é palestrante, escritor e empreendedor e pioneiro em métodos ágeis no Brasil.

Na uMov.me Arena, ele abordou como a transformação ágil acontece e de que forma ela impacta decisivamente as empresas - seja na qualidade de entrega, seja na capacitação do time profissional.

Transformação ágil é aprimorar processos

"Trata-se de um processo educacional e cultural. Atinge toda a empresa, aos poucos, em todas as áreas. É a melhoria nos processos internos", explicou.

"E essa transformação se dá por crenças. Qual a razão da empresa? Quais suas dificuldades?", indagou Lacerda em sua palestra no último dia 4 de outubro.

Para as empresas conseguirem superar as incertezas, é fundamental ajudar as pessoas a enxergarem os problemas internos - onde estão os gargalos e onde os processos falham.

"Essa é essência da transformação ágil. Buscar soluções. Mas, para isso, as pessoas precisam entender e acreditar nos valores das coisas", comentou.

Para Lacerda, nenhum transformação será completa e muito menos verdadeira se não ocorrer dentro dos valores e objetivos das empresas. Os negócios até podem crescer, mas realizar ações que se distanciam disso pode gerar problemas no futuro.

"Por isso, qualquer movimento feito precisa estar alinhado ao negócio, valores e missão. Todas as soluções precisam ser pensadas e postas em práticas dentro dos princípios e valores das organizações", discorreu.

"Uma empresa pequena até pode crescer, mas não pode nunca perder a sua essência", emendou.

Transformação ágil é estimular a troca de conhecimento

Aprender, compartilhar conhecimento e se comunicar. Para aprimorar processos, esse
é o ponto de partida da transformação ágil. Estimular a cultura do conhecimento interno e qualificar as pessoas.

Usando como exemplo uma grande empresa do Rio Grande do Sul, Lacerda destacou que o foco apenas no operacional, no dia a dia, impedia as pessoas de se voltarem para os problemas do negócio.

Para corrigir isso, porém, é essencial respeitar as pessoas. Entender as suas diferenças, individualidades e, assim, adaptar o processo aos times - e não o oposto.

"É preciso treinar as pessoas e adaptar o conhecimento ao contexto, entender como é possível fazer e aplicar para aquela realidade", afirmou.

"Ao invés de padronizar soluções, por que não trabalhar princípios e valores e, dentro disso, personalizar processos?", indagou.

O respeito e a valorização às pessoas é, segundo Lacerda, vital para qualquer empresa de qualquer segmento.

"Por exemplo. Se você tem alguém mais lento no seu time e o trabalho dos outros depende dele, o ritmo do seu time será lento, certo? O que fazer, então? Qualificá-lo cada vez mais", disse.

Comunicar-se: essencial para transformar-se

Mudar processos e estimular o conhecimento compartilhado passam, também, por aprimorar a comunicação interna.

Debater o problema, encontrar a solução, qualificar-se e colocar em prática as mudanças. Isso, entende Lacerda, é aplicar a transformação ágil nas empresas da maneira correta.

"Comunicação interna é um ponto essencial para a transformação ágil das empresas. Se falta informação interna, se o time não está unido e foca só no produto final, é impossível enxergar os problemas existentes", afirmou.

Para isso, para tanto difundir o conteúdo quanto estimular a comunicação, é necessário encontrar multiplicadores dentro das equipes. É por meio deles que a mudança afetará todo um setor e, consequentemente, a empresa inteira.

"É importante identificar os multiplicadores. Pessoas que levam a ideia adiante e difundem-na. Por isso, é fundamental entender como o time gostaria de trabalhar e dar visibilidade à ele", afirmou.

Métodos ágeis: a transformação é de dentro para fora

Transformar as empresas aplicando métodos ágeis, resolver questões internas e aprimorar o conhecimento. Tudo isso demanda trabalho e paciência.

Na palestra de Lacerda na uMov.me Arena, alguns passos para a transformação ágil acontecer foram expostos. Tais como:

- Incentivar ciclos curtos e com entregas mensuráveis;
- Promover a comunicação efetiva entre todos os envolvidos no desenvolvimento e entrega do serviço ou produto;
- Dar visibilidade para os problemas e ações do time;
- Entregar soluções com valor para o negócio;
- Incentivar a troca de experiência no time buscando uma cultura do aprendizado e melhoria contínua.

"É preciso ter foco em ajudar as pessoas. Respeitá-las como individualidades e estimular o aprimoramento contínuo", reforçou.

"Por isso, qualificá-las é tão importante. Seja com workshops curtos, seja com sessões de mentoring. É necessário treinar as pessoas e acompanhar sua evolução e a aplicação do conhecimento continuamente", complementou.

Assim, estabelecendo pequenas metas e cumprindo, Lacerda entende que a transformação ágil das empresas acontece de forma completa e dentro dos valores de cada organização.

"Faça a mudança que você deseja, inicialmente, em uma escala menor. Mensure e, assim, aprimore o processo para o macro", afirmou.

"Transformação ágil trata-se da jornada do primeiro passo. Por isso, responda: para onde quero ir?", indagou.

uMov.me Arena: espaço de transformação

A uMov.me Arena é um espaço em Porto Alegre/RS, na sede da uMov.me e tem como missão estimular a troca de conhecimento para a transformação digital com foco na valorização de pessoas.

Ela foi concebida para dispor ao ecossistema empreendedor uma programação atraente que apoie e valorize a diversidade, pluralidade e a conexão das pessoas e ideias.

Para saber mais sobre a uMov.me Arena, acesse o site https://www.umov.me/arena/.

Conheça a uMov.me
A plataforma de criação de aplicativos uMov.me, possui mais de 100 mil usuários ativos, que já executaram mais de 50 milhões de operações em campo via milhares de aplicativos conheça mais em: www.umov.me



Website: http://www.umov.me
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade