7 eventos ao vivo

O ecossistema mineiro inova e faz o primeiro campeonato de futebol 7 entre startups do Brasil

4 mai 2018
18h38
atualizado em 15/5/2018 às 10h34
  • separator
  • comentários

Segundo Eric Ries, autor de A Startup Enxuta, livro de cabeceira de grande parte dos empreendedores do mundo, uma startup é "uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza."

Em julho de 2017, seis anos desde sua fundação, a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) contabilizava mais de 4,2 mil instituições do tipo entre suas filiadas.

Em termos geográficos, o estado de São Paulo é líder disparado em número de startups filiadas: são 31%. Minas Gerais - onde fica San Pedro Valley, região de Belo Horizonte que abriga startups como RockContent e Sympla - está em segundo lugar, com 9%.

Neste ambiente surge o Startup Cup, a primeira competição esportiva no Brasil voltada para o ecossistema de startups. A ideia é incentivar a prática de esportes, o bem-estar e a integração entre as pessoas que convivem no ecossistema de inovação brasileiro. A principal motivação do evento é mostrar como o esporte ajuda a integrar as pessoas e também pretende reafirmar a importância dos espaços colaborativos.

O campeonato foi realizado em seis finais de semana, contou com a presença de 302 pessoas envolvidas diretamente, entre atletas e comissão técnica, sendo 16 times masculinos e 4 times femininos, tendo 42 partidas realizadas nas quais 244 gols foram marcados. Ao todo foram movimentados R$ 250.000,00, com a geração de mais 30 novos negócios.

A Startup Cup foi realizado pela startup SporTI e pela Federação Mineira de Futebol 7 e teve o apoio institucional do Governo de Minas Gerais, Confederação Brasileira de Futebol 7 (CBF7), Comissão de Direito para Startups da OAB-MG, Fapemig, Fiemg Lab, Seed MG, Minas Digital, Impact Hub, Cotemig, Órbi, Raja Valley, iEmpitec, Techmall, Atmosphera, CityWorking, Pricebeer, She's Tech, CDL BH, Varejo Inteligente, P7 Criativo, Cervejaria Läut. Patrocinaram a competição o Banco Semear e Dias Costas e Nunes Advogados. A competição foi idealizada e promovida pela FCJ Participações, Beer or Coffee e San Pedro Valley.

Um dos grandes desafios do esporte amador é fazer a gestão e o acompanhamento das competições, quer seja para as empresas que desejam fazer campeonatos internos, quer seja para as próprias organizações esportivas ligadas ao esporte.

Pensando em solucionar esse problema surgiu a startup SporTI. Lançada a 2 anos no mercado, a SporTI já atende a Confederação Brasileira de Futebol 7 (CBF7) e mais de 15 Federações Estatuais de Futebol 7 em todo o País. "A Plataforma da SporTI possibilitou à Confederação e às Federações melhores resultados financeiros e melhor gestão dos campeonatos realizados em todo o Brasil", comenta o Presidente da CBF7, Sr. José Luiz Zouain.

"O objetivo da SporTI é levar para as empresas, para as organizações esportivas, para os atletas e para as pessoas ligadas ao esporte um meio de gestão ágil de competições esportivas, transformando a paixão em ganhos", conta o CEO da SporTI, Cristian Gomes. 

Segundo Paulo Justino, CEO da Venture Builder FCJ Participações, a aprovação da startup para compor o portfólio da companhia tomou como base o mercado nacional e internacional, visto que as regras e normas dos campeonatos são mundiais, podendo a Plataforma ser utilizada por diversas modalidades esportivas, além, claro, pela qualidade e complementaridade dos founders

Contando com a parceria das Federações Estaduais de Futebol 7, o Startup Cup está liberado de forma gratuita para toda a comunidade de startups, coworkings, aceleradoras e incubadoras de todo o Brasil, possibilitando que mais pessoas joguem futebol, esporte que movimenta paixões, principalmente no ano da Copa do Mundo na Rússia.

A segunda edição da competição em Minas Gerais acontecerá este ano, a partir do dia 15 de setembro, já com inscrições abertas para as categorias feminina e masculina. Em outros Estados, como São Paulo, a Startup Cup também está prevista para o segundo semestre de 2018.



Website: http://sporti.com.br/
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade