PUBLICIDADE

DINO

Não se protegeu no carnaval? Saiba quais exames fazer

Infecções sexualmente transmissíveis podem ser rapidamente diagnosticadas e tratadas com a realização de exames laboratoriais

15 mar 2019 - 09h08
Compartilhar
Exibir comentários

Rio de Janeiro, 14 de março de 2019 - Apesar das constantes campanhas de conscientização da população sobre a importância do uso de preservativos, algumas pessoas acabam não se protegendo na relação sexual e ficam expostas ao risco de contrair as chamadas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como clamídia, gonorreia, sífilis, HPV, herpes genital, hepatites B e C e até mesmo HIV.

Foto: DINO / DINO

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), órgão que reúne especialistas que atuam na área de laboratórios clínicos, recomenda que após a avaliação médica, nesses casos sejam realizados alguns exames laboratoriais que podem detectar e promover o rápido tratamento dessas doenças.

Segundo o patologista clínico e diretor da SBPC/ML, Carlos Alberto Mayora Aita, pessoas expostas ao risco de ISTs nem sempre irão apresentar sintomas dessas doenças. "É importante que ao constatar a possibilidade de exposição, o paciente recorra ao atendimento médico, para avaliar a necessidade da realização dos exames. Em geral, são testes simples e podem rapidamente descartar ou confirmar a contração, antecipando o tratamento antes mesmo dos sintomas aparecerem", ressalta.

O especialista lembra que não é só o sexo vaginal ou anal responsável pela transmissão. "A maioria das pessoas esquece que também é possível contrair ISTs através de sexo oral sem proteção. Por exemplo, a gonorreia".

Os exames que diagnosticam as Doenças Sexualmente Transmissíveis, em sua maioria, são realizados através da análise de amostras de sangue ou urina. "Somente em casos específicos, há a necessidade de exames mais invasivos", completa Carlos Aita.

O médico ressalta que ainda é possível identificar na população um certo receio na realização desses exames. "É dever dos laboratórios que oferecem a realização de exames para diagnóstico de ISTs garantir que a colheita e análise sejam absolutamente discretas e o resultado sigiloso. Para ter tranquilidade na realização dos exames, caso tenha dúvida o paciente pode consultar através do LabTests Online por exemplo, qual o procedimento e preparação para realizar cada um dos exames, para que sejam evitados constrangimentos", informa.

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor.

A SBPC/ML disponibiliza o PALC - Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos que avalia um laboratório através de auditorias e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

Website: https://labtestsonline.org.br/conditions/doencas-sexualmente-transmissiveis

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade