PUBLICIDADE

Movidos pelo Coração chega ao Rio de Janeiro, no próximo domingo, e alerta para as doenças cardiovasculares que, só em 2017, já mataram 115 mil no Brasil

4 mai 2017 - 13h08
Compartilhar
Exibir comentários

As doenças cardiovasculares vitimaram mais de 115 mil pessoas no Brasil, entre 1º de janeiro e abril deste ano, segundo o Cardiômetro (www.cardiometro.com.br), idealizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. As doenças do coração causam o dobro de mortes de todos os tipos de câncer juntos, mais do que duas vezes todos os acidentes e a violência e 6,5 vezes mais do que todas as infecções, incluindo a AIDS.

Foto: DINO

"É uma epidemia e temos que vencer essa guerra com mais cuidados ao coração", alerta o presidente da SBC, Marcus Bolívar Malachias. Para o cardiologista precisamos reverter esse quadro para o Brasil não se tornar, nas próximas décadas, o líder mundial em mortes por doenças cardiovasculares. "A maioria dessas mortes podem ser evitadas e ajudaria muito se as pessoas praticassem atividades física, tivessem uma alimentação mais adequada, não fumassem e tomassem os medicamentos prescritos pelo médico", resume o presidente da SBC.

O Movidos pelo Coração é o maior movimento nacional de combate às doenças cardiovasculares e está percorrendo as capitais do país com ações culturais em mídias sociais e em locais públicos. O Movidos promove, por meio da arte, informações sobre os fatores de risco para o coração: hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, obesidade, ingestão excessiva de álcool, estresse, sedentarismo, além da idade, do histórico familiar e da etnia. "Eles são conhecidos há anos, porém precisamos disseminá-los mais", completa o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Weimar Sebba Barroso.

Em 2016, as doenças do coração vitimaram 349.938 pessoas no Brasil. "Precisamos diminuir o ritmo do Cardiômetro e somente com a conscientização e o engajamento de todos é que iremos chegar lá", diz o presidente da SBC.

"Apenas 32% da população reconhece as doenças cardiovasculares como a principal causa de morte no Brasil, e este é um quadro extremamente preocupante", avalia a diretora médica da Sanofi para a América Latina, Luciana Giangrande, citando dados da pesquisa "O que o Brasileiro Sabe sobre o Colesterol"1, encomendada pelo Departamento de Aterosclerose da SBC. "O brasileiro até sabe que é necessário medir suas taxas de colesterol, mas, contraditoriamente, apenas 15% declara saber sua taxa de LDL (colesterol ruim)", completa Giangrande.

O Movidos pelo Coração é uma promoção do Ministério da Cultura e da Sociedade Brasileira de Cardiologia por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio da Sanofi.

SERVIÇO:

Local: Praia de Copacabana, Rio de Janeiro/RJ

Endereço:

Data: 07 de maio

Horário: 9 às 14hs

PROGRAMAÇÃO:

PALCO

Das 9h00 às 9h30: DJ e mestre de cerimônias convidando a população para as atividades (à partir das 9h30)

Das 9h30 às 10h00: Curso TECA-L - Treinamento de Emergências Cardiovasculares

Das 10h00 às 11h00: Apresentação (Banda de Chorinho)

Das 11h00 às 11h30: Abertura (SBC e Sanofi) e Curso TECA-L

Das 11h30 às 12h00: Apresentação (Orquestra da Maré)

Das 12h00 às 13h00: Apresentação (Fanfarra)

OFICINAS (com início às 10h00):

- Pintura Facial

- As Cores do Coração: Coração de Areia (para crianças ou adultos)

- Chapéu de Coração: Eu Cuido! (para crianças)

EXAMES (com início às 9h30)

- Teste de Glicemia

- Aferição de Pressão Arterial

- Teste de Colesterol Fracionado

- Circunferência Abdominal

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade