0

Mercado de exportação de vinhos portugueses cresceu 10% em 2017

6 dez 2017
15h10
  • separator
  • comentários

O mercado do vinho de Portugal está em franca recuperação. É isso o que mostram as informações oferecidas pelo Ministério da Agricultura do país, que afirma que as exportações de vinho português aumentaram 10% no primeiro semestre de 2017, em relação ao mesmo período de 2016.

Outro detalhe que também merece ser ressaltado é a exportação dos vinhos para os países terceiros, ou seja, aqueles que não fazem parte da União Europeia. O aumento desses países na aquisição do vinho do Porto e de outros tipos de vinho foi de 25%.

Países que se destacaram na compra de vinhos

O aumento nas exportações foi geral, mas alguns países se destacam, como é o caso da China, cuja procura pelos vinhos portugueses aumentou 29%. O Brasil, por sua vez, importou 79% mais vinho de Portugal do que no primeiro semestre de 2016.

Porém, mesmo com esses aumentos consideráveis, nenhum foi tão grande quanto o apresentado pela Angola: o país africano teve um aumento de 136% na importação do vinho português, o que fez com que o país assumisse, com folga, a liderança desse ranking.

Ainda que esses países tenham se destacado no aumento da aquisição de vinhos de Portugal, o produto é exportado para mais de 150 países.

Por que o vinho português se afirmou no mercado externo?

De acordo com Luis Vieira, Secretário da Agricultura e da Alimentação de Portugal, essa afirmação aconteceu devido à altíssima qualidade dos vinhos produzidos em Portugal, bem como pela diversidade da bebida, que está disponível em muitas variedades, para os mais variados paladares.

O investimento na inovação também é um dos motivos que levam a esse sucesso do vinho de Portugal. Os produtores constantemente investem nisso, para que não apenas os amantes do vinho consumam a bebida, mas também aquelas pessoas que não estão habituadas a isso.

O aumento da venda dos vinhos também pôde ser vista no mercado interno, já que a compra da bebida teve um aumento de 3% em Portugal. De acordo com Luis, alguns motivos que levaram a isso foram o turismo e também a recuperação do setor de restauração, que teve um aumento de 17,6% em suas vendas.

Aumento de valor dos vinhos certificados

Dá-se nome de vinho certificado aos rótulos que atendem as exigências da Denominação de Origem Protegida (DOP), conferida aos vinhos que seguem a determinados critérios, como o uso de certos tipos de uva em sua fabricação.

O valor do vinho português com Denominação de Origem Protegida aumentou 6,5%, o que pode ter acontecido em decorrência da grande importância que se dá a essa característica.

Um outro setor que também apresentou crescimento foi o agroalimentar, que teve uma elevação de 15% nos seis primeiros meses de 2017, em comparação ao mesmo período de 2016. O aumento aconteceu acompanhando o crescimento das vendas de vinho de Portugal.

Para poderem suprir a maior procura pelos vinhos portugueses, os produtores esperam aumentar em 10% sua produção, de modo que essa relação não fique desbalanceada.

Para quem quiser saber mais informações sobre o Vinho do Porto e todos os outros tipos de vinho português, o blog Eno Gourmet Premium é o site ideal. Ali, os amantes do vinho de Portugal poderão aprender ainda mais sobre essa bebida apreciada em todos os cantos do mundo.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade