PUBLICIDADE

Marketing impresso não está com os dias contados

Estratégias offline conquistam públicos e agradam clientes - até mesmo os mais jovens - de forma atenciosa

1 nov 2018 - 11h43
(atualizado às 12h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Quando a internet e os arquivos digitais começaram a se popularizar, a preocupação com o desaparecimento das mídias impressas foi grande. No entanto, hoje em dia é possível perceber que online e offline andam de mãos dadas quando o assunto é comunicação e marketing, já que as demandas de atendimento e captação de públicos não se moveram completamente para um único canal, mas diversificaram-se em inúmeros outros.

Foto: DINO / DINO

A pesquisa Impacto nas Mídias, realizada pelo Grupo Máquina, apontou que 81% das pessoas enxergam o jornal como veículo de maior credibilidade e, para 70% dos entrevistados, ler jornais impressos é um hábito diário. A preferência pela versão impressa em detrimento ao digital atende a muitos brasileiros, tendo um público cativo e fiel quando se trata da promoção de ideias e produtos.

No caso do marketing, vários exemplos ilustram a preferência dos consumidores por motivos variados. Restaurantes e empresas de delivery investem significativamente em flyers e cardápios impressos , que são distribuídos em grandes quantidades e tanto servem de lembrança para clientes fidelizados quanto de alcance de públicos novos. Além disso, tags aplicadas a produtos e panfletos explicativos sobre outros produtos de uma determinada linha, por exemplo, agregam valor a produtos e causam boas impressões em clientes.

"Cartões de visita ainda continuam a causar boa impressão e demonstram mais atenção do que trocar os números de telefone, da mesma forma que o envio de correspondência em datas comemorativas também se mostra diferente do imenso volume de mídias digitais recebidas nesses períodos", explica Roberto Eskenazi, sócio da Gráfica Online Eskenazi, que atua há mais de 50 anos no mercado brasileiro.

Para o empresário, as transformações no cenário promocional demonstram-se mais como adaptações de modelos antigos do que uma substituição propriamente dita. "Aumentaram as formas de comunicação no mesmo ritmo em que se aumentou o volume de informações e produtos sendo oferecidos. É fundamental saber diferenciar-se frente à concorrência e a utilização das duas modalidades de mídia é o melhor caminho para isso", comenta.

Editorial

Não são só panfletos e materiais de distribuição que fazem a diferença. Revistas e jornais ainda continuam com grande relevância para a população, o que faz com que anúncios em suas páginas continuem sendo vistos como uma forma eficiente de levar uma marca aos olhos do público. A qualidade de impressão e a beleza estética são grandes atrativos - e fundamentais - neste momento.

Por mais que a circulação de publicações com grandes tiragens tenham se reduzido, existem ainda segmentos que não abrem mão de determinadas revistas ou periódicos. Revistas sobre educação, decoração, automóveis e publicações voltadas para certas profissões, por exemplo, atingem um número muito vasto de leitores de um certo tipo de interesse. Esse tipo de segmentação permite um investimento segmentado, assim como ocorre no marketing digital.

Papelaria

O marketing promocional nem sempre aparece de maneira ativa, podendo estar sutilmente em diversos materiais. A distribuição de calendários , marca-páginas e ventarolas , por exemplo, também é uma maneira bastante sutil e interessante de divulgar uma marca. Além de deixar o nome o contato em evidência, esse tipo de ação permite maiores liberdades criativas, o que implica em desenhos gráficos, frases e mensagens que refletem de forma bastante expressiva a identidade da marca e seu posicionamento frente aos clientes.

A preocupação ecológica também pode permear esse tipo de ação. O uso de papel reciclado ou de materiais associados que tragam consigo uma preocupação sustentável são boas pedidas, sobretudo para empresas que pensam em distribuir cadernos ou agendas.

Além disso, a utilização de papelaria personalizada também demonstra seriedade e profissionalismo. Papéis timbrados , enviados em envelopes únicos e com cartões de visitas bem feitos e de boa qualidade saltam aos olhos dos clientes e colocam a empresa em posição de destaque frente à concorrência.

Saiba mais

A Gráfica Online Eskenazi atua há mais de 60 anos no mercado e, atualmente, oferece seus serviços também de forma digital. A gráfica realiza entregas com frete grátis para todo o Brasil. Informações: www.LojaGraficaEskenazi.com.br.

Website: http://www.lojagraficaeskenazi.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade