4 eventos ao vivo

Literatura e vinhos são estratégias de Portugal para atrair mais turistas

11 jan 2019
12h27
  • separator
  • comentários

O que não falta no velho mundo são motivos para voltar a ele. Portugal não é diferente, tem uma imensa riqueza histórica, beleza natural típica dos países mediterrâneos e uma excepcional produção de vinhos que vem conquistando todos os grandes mercados consumidores do mundo.

Cada uma destas características perpetua o interesse de turistas de todas as partes em conhecer este pequeno país da Península Ibérica, visto através do crescimento ininterrupto experimentado ano a ano desde 2010. Atualmente, Portugal, indiscutivelmente, um dos destinos turísticos mais visitados da Europa, registra também a menor taxa de sazonalidade da região.

Visando a diminuir ainda mais o índice de sazonalidade no turismo em Portugal em 2019, o Ministério do Turismo português irá explorar o potencial de sua tradição como grande berço literário e o enoturismo, um recurso que tem se mostrado importante para incentivo ao turismo.

A terra de Camões

Não há como negar que Portugal é um maravilhoso celeiro literário. Nas terras portuguesas brotaram escritores e obras universais tais como Luís de Camões e "Os Lusíadas" ou José Saramago e "O ensaio sobre a cegueira". Por isso, é impossível pensar em turismo literário sem pensar em Portugal.

Entre os lugarejos mais visitados, merecem destaque:

Belém - É fácil, senão, óbvio, começar pelos clássicos. Belém é uma freguesia lisboeta ligada ao período do descobrimento, onde está o túmulo do grande poeta, e, muito embora não tenha monumentos especificamente literários, os monumentos e o ambiente fazem uma remissão cênica ao universo de Camões.

Lisboa e Santarém - As cidades de Lisboa e Santarém ambientam o romance histórico "Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett. O livro é baseado em uma viagem do autor e representa um momento muito importante para a prosa portuguesa.

Lisboa - Ainda em Lisboa, é possível seguir o ambiente de uma das mais importantes obras da literatura portuguesa, "Os Maias", de Eça de Queirós. O livro narra a história de três gerações da família Maia. Um romance realista, marcado pela ironia e pela tragédia. A história tem lugar principalmente na casa chamada "O Ramalhete", em Lisboa, além da Quinta Santa Olávia, na região do Douro, e no Hotel Lawrence em Sintra.

Viseu - Partindo de Lisboa, passando por Vila Real e Coimbra, mas centrado na cidade Viseu, Camilo Castelo Branco escreveu seu romance de traços shakespearianos: "Amor de Perdição". A tragédia romântica, baseada em fatos reais, versa sobre a conturbada relação de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque em meio ao ódio mútuo de suas famílias.

Os vinhos da terra de Camões

A vitivinicultura tem sido um dos maiores propulsores do turismo português, atraindo os turistas que buscam manifestações culturais envolvidas nas tradições do cultivo das uvas, da produção dos vinhos e suas tipologias, enquanto desfrutam do sabor e dos aromas dos vinhos de uma região.

Portugal proporciona ao enoturista a oportunidade de visitar a lugares pitorescos, carregados da história e das tradições do povo, conhecer diferentes terroirs alojados em colinas ou entre rios e montanhas. Além de toda a beleza, o turista pode experimentar as diferentes uvas, presenciar os processos de produção e, claro, degustar vinhos maravilhosos.

A Eno Gourmet Premium

Portugal é somente um dos mais antigos produtores de vinho do mundo, produzindo vinhos das mais variadas categorias, com qualidade indiscutível.

A Eno Gourmet Premium dispõe de uma abundante carta de vinhos portugueses, uma fonte certa para quem deseja comprar vinhos online com garantia de procedência.



Website: https://www.enogourmetpremium.com/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade