PUBLICIDADE

Jovens criam plataforma de vídeos on-demand de Nutrição, e obtém retorno 10 vezes superior ao investimento inicial em apenas 1 mês

24 jul 2017 - 18h43
(atualizado às 18h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Quem gosta de cuidar da saúde e do corpo com certeza já consumiu algum tipo de conteúdo relacionado à alimentação saudável na internet. Não é de hoje que o consumo de informação, através da internet, relacionado não só à Nutrição, como à diversas áreas, está em evidência.

Foto: DINO

Nos últimos anos, com a impressionante evolução tecnológica e melhores velocidades de conexão à internet, isso se tornou ainda mais evidente. "Tem caroço nesse angu", essa foi a expressão que veio à mente dos jovens Rafael Marinho e Matheus Castro, ambos com 30 anos, em Maio de 2017, quando já a frente do Blog de Saúde e Bem-estar da mulher Geração Fit.com perceberam que poderiam não só "melhor se alimentarem" neste mercado, como também "melhor alimentar" o público, cada vez mais faminto por conteúdo de qualidade.

Os jovens começaram então a idealizar uma Plataforma de ensino a distância, focada exclusivamente em Nutrição, diferente de tudo que já existia no mercado. Chegou-se então a um Modelo de Negócios e Operacional inspirado em empresas de tecnologia mundialmente reconhecidas.

O modelo de assinaturas, onde o assinante paga um único valor e assiste ao conteúdo on-demand, quando, onde e como quiser, foi inspirado no Netflix. Já a produção dos videocursos e remuneração dos professores parceiros, foi inspirada no modelo de Economia Compartilhada, consagrado através de empresas como Uber e AirBnb. Este modelo não exige que a empresa seja proprietária de bens ou espaço físico. São os parceiros que os dispõem e prestam serviços aos usuários da empresa que, em troca, remunera seus parceiros por cada serviço prestado.

De acordo com Marinho, o objetivo da Plataforma é dentro de 5 anos se tornar a maior escola de Nutrição do mundo, sem possuir uma sala de aula se quer. Tanto os equipamentos de gravação, quanto o ambiente de filmagem, são de responsabilidade do professor parceiro, que grava as aulas, produz o recurso audiovisual e os encaminha, via internet, para a equipe de curadoria da plataforma. Tudo isso mediante acordo prévio entre as partes.

Marinho conta ainda que o investimento no desenvolvimento da plataforma foi de apenas R$ 500,00, o que permitiu multiplicar por 10 o retorno sobre investimento (ROI) já no primeiro mês de operação do negócio. "Todo o desenvolvimento foi feito in-house, eu fiquei responsável pelo layout e programação da plataforma e, meu sócio pela edição dos videocursos e interface com os professores. O montante investido foi praticamente todo ele direcionado a um programador parceiro, contratado para auxiliar em uma parte específica do desenvolvimento", afirma.

O corpo docente da plataforma é formado por professores Especialistas, Mestres e Doutores em Nutrição. A modalidade de ensino adotada é a de Cursos Livres, que não exigem certificação pelo MEC. Os videocursos tem carga horária média de 1 hora e são disponibilizados em dois canais, Canal da Saúde, com cursos voltados para leigos e, Canal do Nutricionista, com cursos voltados para profissionais de Nutrição. Porém, apesar desta separação, os assinantes da plataforma têm acesso irrestrito a todos os cursos.

A ideia é que leigos possam ter acesso a um conteúdo alternativo à TV e outras plataformas de conteúdo on-demand. "Além de educativos, os videocursos do Cursos de Nutrição.com possibilitam unir o útil ao agradável ao oferecerem conteúdo que, além de sanar dúvidas relacionadas à ciência dos nutrientes e restrições alimentares impostas por problemas de saúde, oferecem também conteúdo instigante que prende a atenção do aluno espectador", diz Marinho.

Já para profissionais de Nutrição, são oferecidos cursos complementares que abordam de forma completa temas que são abordados de forma superficial ou ineficiente nas graduações e pós-graduações, possibilitando ao profissional uma formação mais holística e adequada aos anseios de seus pacientes. No momento, apenas os cursos do Canal do Nutricionista possuem certificação, mas a intenção é ampliá-la a todos os cursos em breve.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade