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Investimento de R$ 340 milhões em inteligência artificial e veículos autoguiados revoluciona fábrica no Brasil

18 dez 2018 - 19h03
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Menos de 2% das organizações do país estão inseridas no conceito de indústria 4.0, segundo a ABDI. O maior desafio das empresas é ficar mais competitiva aumentando a produtividade e reduzindo custos. Inteligência artificial e veículos autoguiados já são uma tendência mundial. "Temos que entender de que maneira as tecnologias disruptivas estão mudando o modo de produção da indústria. Não existe mais condições de continuarmos sem adotá-las. Mas é uma agenda de longo prazo" explica Paulo Mól, diretor de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Foto: RudekWydra / DINO

Um investimento de R$340 milhões transformou a capacidade produtiva da fábrica da Scania em São Bernardo do Campo. A grande novidade é o sistema de solda a laser por robôs integrada a movimentação inteligente por AGVs. A nova planta tem capacidade de produzir até 25 mil cabinas anuais, com 19 modelos diferentes. O processo 100% automatizado é destinado a solda de cabinas para a produção da nova geração de caminhões.

Robôs e veículos autoguiados "conversam" entre si

Além de mais eficientes e silenciosos, são muito mais rápidos para emitir feedbacks e elaborar relatórios. A tecnologia permite a comunicação com as equipes que trabalham na fábrica brasileira, assim como com a fábrica matriz da Scania que está localizada na Suécia, Norte da Europa.

Isso graças ao reconhecimento de padrões, o qual permite antever problemas e, assim, uma intervenção atempada se faz possível, mesmo antes da máquina deixar de funcionar.

Ao todo são 75 robôs na nova fábrica, os quais comunicam entre si a tempo integral. Também possuem dados de desempenho que são cruzados constantemente com o calendário de manutenção e produção da marca automotiva.

Remanejo de funcionários evita demissões

A inovação pela automação e no uso de energia limpa não implica, necessariamente, na demissão de funcionários.

Todas as 160 pessoas que trabalhavam na fábrica continuam com os seus empregos, ao contrário do cenário que se antevia quando a automação foi anunciada.

Em vez de despedir, a empresa recapacitou todos os seus trabalhadores, contabilizando um total de mais de 10 mil horas de treinamento, as quais permitiram que os empregados pudessem desenvolver novas competências que lhes desse os conhecimentos necessários para atuar na manutenção programada de robôs.

O gerente-executivo da Scania, Ricardo Cruz, afirmou que a indústria 4.0 não funcionaria se não incluísse as pessoas à inovação, tecnologia de ponta e a manufatura integrada.

Veículos autoguiados e a inteligência artificial

A Sinova foi a empresa que viabilizou o projeto dos veículos autoguiados na fábrica nova da Scania no Brasil.

Evandro Ferreira, Especialista em Qualidade da Sinova reforça que: "A Sinova forneceu para a Scania uma solução para movimentação de Cabines de alta tecnologia, com sistema de gerenciamento on-line".

A Sinova tem como preocupação central a produtividade aliada a segurança, como comprova Evandro Ferreira, o qual afirma que "além de ser uma solução de melhoria produtiva muito eficaz, há toda a segurança necessária para o bem-estar dos operadores". Essa segurança é garantida pela tecnologia embarcada no AGV, que se movimentam através de sensores.

A Sinova orgulha-se de ter contribuído para a implementação da indústria 4.0 na Scania, integrando seus equipamentos a a inteligência artificial de fabricação e movimentação das cabines. A integração entre sistemas permite às empresas vivenciarem a inteligência artificial em suas fábricas. A Sinova é focada no alto desempenho e segurança ao desenvolver e viabilizar projetos de veículos autoguiados.

Website: http://www.sinova.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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