PUBLICIDADE

Instituto Paulista de Cancerologia debate o papel dos influenciadores na batalha contra o câncer

Tema é destaque do 4º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer que acontece de 26 a 28 de setembro, em São Paulo

22 set 2017 - 16h26
Compartilhar
Exibir comentários

Hábitos saudáveis como não fumar, ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas, proteger-se da luz solar, evitar o consumo excessivo de bebidas alcóolicas, além de manter exames clínicos preventivos e o calendário de vacinas em dia são algumas medidas preventivas primárias na luta contra o câncer. No entanto, todo cuidado ainda é pouco, pois esta é a segunda maior causa de mortes no Brasil e em todo o mundo, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares, enquanto nos Estados Unidos é o principal motivo pelos óbitos.

De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado no início deste ano, uma em cada seis mortes é ocasionada pelo câncer. Somente no Brasil, o número de óbitos decorrentes da doença aumentou em 31% desde o início deste século. Atento a este cenário, o Instituto Paulista de Cancerologia (IPC), que pertence ao grupo Leforte, levará para o Congresso Todos Juntos Contra o Câncer o painel "Influenciadores e seu papel na luta contra o câncer", que irá debater a importância dos formadores de opinião como atores sociais na batalha contra uma das doenças que mais provocam mortes no cenário global.

"O câncer é considerado um problema de saúde pública, ainda mais se levarmos em conta que o tipo de pulmão é o que mais atinge a população mundial e tem como principal fator de origem o tabagismo. Por meio de campanhas de incentivo à prevenção primária, que contempla o cuidado com hábitos pessoais, é possível conscientizar a sociedade sobre como reduzir os riscos de desenvolver a doença. Além disso, é preciso incentivar a realização de exames periódicos, pois somente com o diagnóstico precoce é possível aumentar consideravelmente as chances de cura. E hoje, com o advento das redes sociais como ferramenta de disseminação de debates, podemos contar com os influenciadores como parceiros fundamentais na luta contra o câncer", destaca o médico Ricardo Antunes, coordenador de Cirurgia Oncológica do Hospital Leforte, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia e coordenador do painel.

Sob moderação do jornalista e apresentador Luiz Megale, o painel acontece no dia 27 de setembro, às 11h, e também terá a participação de importantes nomes que atuam fortemente na batalha contra a doença, como Dra. Fabíola La Torre, coordenadora da UTI Pediátrica do Hospital Leforte e autora do projeto "De médica à paciente"; Mariana Robrahn, fundadora e CEO da ONG Cabelegria; Flávia Flores, idealizadora do projeto "Quimioterapia e Beleza"; Vera Anita Bifulco, coordenadora de Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos do IPC; Prof. Dr. Robson Moura, presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia; Prof. Dr. André Perdicaris, Professor Titular de Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos; e Tereza Cristina Exner, integrante do Ministério Público de São Paulo.

Por meio de um debate multidisciplinar, cada um desses especialistas irá expor sob sua ótica como é possível atingir de modo eficaz determinados nichos que não sejam apenas do meio médico, impactando diretamente os consumidores de canais virtuais. De acordo com o recente estudo "Os Influenciadores - Quem Brilha na Tela dos Brasileiros", a autenticidade foi apontada como um dos atributos mais valorizados pela sua audiência. E em um momento em que essas figuras públicas digitais passam a ser também mais um grupo formador de opinião, é preciso se atentar a elas como opção nas campanhas de prevenção ao câncer.

Para fechar o painel, outro importante nome na campanha da luta contra a doença marcará presença para receber uma homenagem: Mauricio de Sousa. Conhecido pelos quadrinhos da Turma da Mônica - que inclusive ganhou a versão "Carequinhas", em prol de uma ação contra o câncer infantil -, o cartunista também teve seus traços estampados na capa do livro editado pelo Dr. Ricardo Antunes, "Prevenção do Câncer".

"De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer é a doença que mais resulta em mortes entre adolescentes e jovens adultos (15 a 29 anos) nos dias de hoje. E esse cenário se torna ainda mais alarmante por serem tipos associados diretamente a hábitos de vida que podem ser evitados. Pensar na prevenção do câncer é uma campanha que deve unir todas as esferas: entidades governamentais, instituições privadas, sociedade civil e formadores de opinião, pois só assim será possível concluir um combate eficaz contra a doença", finaliza Antunes.

SERVIÇO

4º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer

Data: 26 a 28 de setembro

Local: WTC Events Center (Av. das Nações Unidas, 12551 - Brooklin Novo, São Paulo)

Painel IPC: "Influenciadores e seu papel na luta contra o câncer" - dia 27, das 11h às 13h

Para mais informações acesse o site

Sobre o Instituto Paulista de Cancerologia

Há 25 anos, o Instituto Paulista de Cancerologia oferece um atendimento integral e multiprofissional ao paciente oncológico e sua família, por meio de um conceito moderno e arrojado que alia alta tecnologia a um tratamento completo e humanizado. Presente na capital paulista, o IPC realiza, por mês, aproximadamente 2.500 consultas e mais de 500 procedimentos na luta contra o câncer.

Informações para a imprensa:

Ideal H+K Strategies - PABX: (11) 4873-7900 - http://www.idealhks.com

Mariana Anauate - mariana.anauate@idealhks.com | 11 4873-7985

Rafael Borges - rafael.borges@idealhks.com | 11 4873-7984

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade