PUBLICIDADE

Instituições de ensino superior brasileiras firmam acordos de cooperação com universidades de Israel

Termos foram assinados durante a 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience, que ocorre entre 11 e 21 de outubro

17 out 2018 - 15h43
Compartilhar
Exibir comentários

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) assinou memorandos de entendimento e ampliação de cooperação na educação com três importantes universidades de Israel. A cooperação permitirá intercâmbios estudantis e acadêmicos entre instituições de ensino superior dos dois países e tem como objetivo consolidar relações culturais e educativas, permitindo a troca de experiências, metodologias e iniciativas inovadoras na educação superior.

Foto: DINO / DINO

Os acordos de cooperação foram assinados durante a 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience, que teve início no dia 11 de outubro e segue até a próxima segunda-feira (21). Com caráter oficial, a missão conta com a participação da diretora de Programa na Secretaria Executiva do Ministério da Educação, Patrícia Augusta Ferreira Vilas Boas, e do presidente da ABMES, Janguiê Diniz. A delegação conta ainda com a participação de 38 pessoas, entre gestores, mantenedores e líderes educacionais do Brasil, representando cinco grupos educacionais e 12 centros universitários e faculdades.

Memorandos de cooperação - O primeiro acordo foi firmado no dia 14 de outubro, em Tel Aviv, com a Associação dos Dirigentes Universitários de Israel (Association of University Heads of Israel - Vera). O memorando de intenções terá duração de cinco anos e permitirá o compartilhamento de ações educativas e culturais, livres de interferências políticas, para a promoção de vínculos e trocas acadêmicas entre seus associados.

Para o desenvolvimento da cooperação o documento prevê a criação de um grupo de trabalho que deverá realizar reuniões alternadas entre Brasil e Israel. O professor Celso Niskier, vice-presidente da ABMES e reitor da UniCarioca, será o representante do Brasil no grupo de trabalho. Pela Vera, a representante será Deborah Margolis, chefe da Administração da entidade.

Outro acordo foi assinado no dia 15 de outubro, em Rehovot - distrito central de Israel, entre a ABMES e o Instituto Weizmann de Ciência (Weizmann Institute of Science). O memorando prevê intercâmbio e colaboração no ensino de ciências entre o Weizmann e as instituições representadas pela ABMES.

O terceiro acordo foi firmado nesta terça-feira (16), na cidade de Herzliya, distrito de Tel Aviv, com o Centro Interdisciplinar de Herzliya (Interdisciplinary Center Herzliya - IDC). O memorando permite que os signatários desenvolvam ações conjuntas estudantis e acadêmicas em vários campos e em áreas específicas como: interdisciplinaridade da educação; inovação e know-how prático; empreendedorismo e negócios; comunicações; psicologia; economia; governo, diplomacia e estratégia; sustentabilidade; direito; tecnologia e segurança cibernética.

Missão - A 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience tem como objetivo dar continuidade ao programa da ABMES de intercâmbio internacional de práticas e experiências inovadoras na educação superior. A primeira edição do projeto ocorreu em 2017, na Rússia.

Durante os dez dias da missão, a delegação brasileira visitará diversas universidades israelenses e as principais cidades do país, como Tel Aviv, que abriga a maior universidade israelense; Haifa; Rehovot; Herzliya e Jerusalém. A comitiva também estará em lugares históricos e sagrados para algumas das principais religiões do mundo. Com apenas 70 anos, Israel é reconhecido internacionalmente como um dos principais polos de inovação do mundo, o que lhes rendeu o título de "nação das startups".

Sobre a ABMES - Criada em 1982, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior abrange mais de 900 instituições de educação superior associadas, entre mantenedoras e mantidas, representando 2.500 unidades educacionais distribuídas em todo o território nacional.

A ABMES figura como instância catalisadora dos debates sobre temas educacionais e tornou-se referência em estudos sobre educação superior tanto na área acadêmica quanto no âmbito político.

Reconhecida pela representatividade e excelência nos serviços prestados para o desenvolvimento da educação superior do país, a ABMES tem como missão contribuir para o desenvolvimento global das instituições mantenedoras e mantidas associadas e defender a livre iniciativa, por meio da articulação com o governo e com a sociedade, visando a melhoria da educação superior brasileira.

Website: https://abmes.org.br/abmes-internacional/experience/3

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade