PUBLICIDADE

DINO

GSMA: África subsaariana conduzindo o mercado global para o dinheiro móvel

140 programas de dinheiro móvel implantados em 39 países subsaarianos

12 jul 2017 - 12h01
Compartilhar
Exibir comentários

A África subsaariana representa mais da metade de todas as implantações de dinheiro móvel em todo o mundo e é pioneira em vários casos novos de uso, de acordo com dados recentes da GSMA. A última apresentação sobre o "Estado do dinheiro móvel na África subsaariana", disponibilizada pela GSMA na Tanzânia nesta semana, revela que o número de programas de dinheiro móvel na região chegou a 140 em 39 países no final do ano passado, o que representa mais da metade das 277 implantações de dinheiro móvel no mundo todo.

O novo estudo aponta para uma década de crescimento nos serviços de dinheiro móvel na região após o lançamento do M-Pesa no Quênia em 2007. Ele observa que atualmente existem sete mercados na região com mais de 40% dos adultos sendo usuários ativos de dinheiro móvel: Gabão, Gana, Quênia, Namíbia, Tanzânia, Uganda e Zimbabwe.

"O dinheiro móvel agora está sendo adotado pelo mercado de massa em toda a África subsaariana, permitindo que milhões de pessoas acessem serviços financeiros pela primeira vez e contribuam para o crescimento econômico e para o desenvolvimento social", disse Mats Granryd, diretor geral da GSMA. "As operadoras móveis atualmente na região usam dinheiro móvel para criar novos ecossistemas financeiros que podem oferecer uma série de novos serviços inovadores em vários setores da indústria, incluindo serviços públicos e agricultura".

Os dados mais recentes destacam a maneira como o mercado do dinheiro móvel na região evoluiu do uso principalmente para recargas de celular e transferências de pessoa para pessoa (P2P) para se tornar uma plataforma que permite a realização de outros serviços financeiros, incluindo pagamentos de contas, pagamentos de mercadorias e remessas internacionais. O volume desses novos tipos de "pagamentos de ecossistema" quase quadruplicou entre 2014 e 2016 e agora representa cerca de 17 por cento de todas as transações de dinheiro móvel, impulsionado por um aumento significativo no número de pagamentos de contas em dispositivos móveis.

Havia 277 milhões de contas de dinheiro móvel registradas em toda a África subsaariana no final de 2016, além de 1,5 milhão de agentes registrados. Os usuários de dinheiro móvel historicamente concentravam-se no leste da África, onde há grandes mercados de dinheiro móvel, como Quênia, Tanzânia e Uganda. No entanto, dados mais recentes sugerem que o crescimento dos usuários agora está sendo conduzido por outros mercados da região, principalmente na África ocidental. Quase 29 por cento das contas ativas de dinheiro móvel na África subsaariana agora estão localizadas na África ocidental, em comparação com somente 8 por cento cinco anos atrás.

Para fazer download da apresentação "Estado do dinheiro móvel na África subsaariana" mais recente, visite:https://www.gsma.com/mobilefordevelopment/type/resource/2016-state-mobile-money-sub-saharan-africa

Mobile 360 - África

A Série Mobile 360 da GSMA 2017 - África é a terceira de uma série de oito eventos focados na indústria realizados em grandes cidades no mundo todo. Para informações sobre a Mobile 360 - África, visitewww.mobile360series.com/africa. Acompanhe os acontecimentos e novidades seguindo a Mobile 360 - África (# m360Africa) no Twitter @GSMA, no Facebook www.facebook.com/Mobile360Series e no LinkedIn www.linkedin.com/company/gsma-mobile-360-series.

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras móveis em todo o mundo, unindo cerca de 800 operadores com mais de 300 empresas no ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de celulares e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, bem como organizações em setores industriais adjacentes. A GSMA também produz eventos líderes do setor, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress de Xangai, o Mobile World Congress das Américas e conferências do Mobile 360 Series.

Para mais informações, visite o site corporativo da GSMA emwww.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter:@GSMA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Ver a versão original em businesswire.com: http://www.businesswire.com/news/home/20170712005858/pt/

Contato:

Para a GSMA:

David Ntwampe Maila

+ 27 72 015 4702

dmaila@webershandwick.com

ou

Clare Fenny

+44 20 7067 0749

CFenny@webershandwick.com

ou

Escritório de Imprensa da GSMA

pressoffice@gsma.com

Fonte: BUSINESS WIRE

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade