PUBLICIDADE

DINO

Gestão Financeira - Uma Luz no Final do Túnel

16 set 2016 - 10h11
Compartilhar
Exibir comentários

Ano de 2015, empresa bombando, ganhando dinheiro, e vários investimentos sendo feitos, baseados nos negócios do momento, sem qualquer cuidado com a sua gestão financeira. Igor estava realmente empolgado com esse período de alta da sua empresa e não considerou a possibilidade de ser impactado por mudanças no cenário econômico do país.

Foto: DINO

A cada novo contrato, uma nova conta era aberta. Material novo para a empresa, contratação de mais funcionários, presentes caros para a família, compra de um novo apartamento com parcelamentos a perder de vista, jantares constantes em restaurantes requintados… A "melhora" no padrão de vida dessa família passou uma falsa sensação de segurança, então Igor não se preocupava com nada.

O Brasil mudou

Início de 2016, ano em que Igor se imaginava desfrutando de suas novas conquistas, os clientes sumiram, como em um passe de mágica! O empresário foi surpreendido por uma crise econômica jamais enfrentada. Embora já tivesse visto muitas pessoas sofrerem com a falta de dinheiro devido à crise do país, sentia-se protegido por sua classe social. Só que dessa vez ele também foi atingido! Para seu desespero, seu principal cliente rompeu o contrato, alegando contenção de despesas, e já não conseguia mais vender para os clientes menores com tanta facilidade.

A empresa vai quebrar! E agora?

Após seis meses bateu o desespero! Suas contas permaneciam as mesmas, especialmente as pessoais, e Igor não aceitava a ideia de voltar atrás, tirar de sua família o conforto que havia proporcionado. Assim, todo dinheiro que entrava na empresa ele usava para cobrir suas contas pessoais. Não demorou para o caixa ficar no vermelho. Começou a atrasar o pagamento de impostos e fornecedores, dispensar funcionários, usar cheque especial, levantar empréstimos bancários, atrasar aluguel, energia, telefone…

Até que chegou à conclusão de que tinha quebrado!

Foi a pior fase de sua vida! Porque não era só um negócio, tinha sua família envolvida, seu sonho, sua integridade moral… Como falar isso para os amigos, para a esposa e filhos? Igor não via saída! Em sua mente já tinha quebrado, só faltava baixar as portas e começar a se desfazer de tudo o que havia conquistado até o presente momento.

Quando a gestão financeira ilumina o negócio

Então leu um artigo sobre gestão financeira que acendeu uma chama de esperança. Sua empresa estava, sim, muito endividada e Igor não conseguia ver nenhuma forma de mudar essa situação, já que os clientes não compravam mais como antes. Mas com as orientações que leu, percebeu que se tomasse conhecimento dos números do seu negócio, planejasse adequadamente seus próximos passos e agisse com garra e persistência, conseguiria salvar o seu sonho.

Uma nova jornada começou naquele instante: Separou as contas da pessoa física e da pessoa jurídica, levantou o custo e as despesas, analisou os clientes, cortou gastos, avaliou o preço, incentivou as vendas que tinham mais margem bruta (preço - custo), renegociou as dívidas, estabeleceu projeções de fluxo de caixa, avaliou o capital de giro necessário e adotou um controle rígido do orçamento.

Não foi fácil, é verdade! Mas após alguns meses ele começou, aos poucos, a pagar as dívidas da empresa e pessoais.

Sucesso em meio à crise

A crise financeira do país permanece, Igor ainda tem um trabalho árduo pela frente, mas tudo mudou em seu negócio pois ele enxergou a luz no final do túnel.

Se você, assim como aconteceu com o Igor, está enfrentando dificuldades financeiras e se sente desesperançoso, pare e observe! A luz no final do túnel existe e está ao seu alcance também. Basta olhar para a direção certa!

Para saber como mudar a realidade do seu negócio, entre em contato através do e-mail francisco@projetodsd.com.br, do telefone (11) 5542-7886 ou acesse http://projetodsd.com.br/consultoria/.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade