PUBLICIDADE

Gerenciamento de oceanos é tema de encontro entre Brasil e Noruega

Evento acontece no Rio de Janeiro e vai reunir pesquisadores e profissionais da indústria marítima

8 nov 2018 - 10h48
Compartilhar
Exibir comentários

Nos dias 13 e 14 de novembro, a Innovation Norway, agência do governo da Noruega para fomentar a inovação e o desenvolvimento de empresas e indústrias, vai realizar o seminário "Oceanos Sustentáveis - Uma onda de inovação", no Museu do Amanhã, em parceria com a Embaixada da Noruega, Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro, AquaRio, Museu do Amanhã e Marinha do Brasil. O objetivo do evento é reunir indústria, pesquisadores e profissionais da Noruega e do Brasil para apresentar e debater soluções e inovação, com foco no gerenciamento de oceanos. A iniciativa faz parte da Norway Brazil Weeks, que consiste em rodadas de conferências e seminários, realizadas em novembro no Rio de Janeiro e em São Paulo, nas áreas de IoT (Internet of Things), Aquicultura, Diversidade, Gerenciamento de Oceanos e Óleo e Gás.

Foto: Divulgação / DINO

O crescimento da população mundial vem demandando cada vez mais recursos e serviços provenientes dos oceanos, como alimentos, energia, medicamentos, minerais e transporte. Com base nesse cenário, a Noruega e o Brasil estão buscando, conjuntamente, soluções para transformar o oceano em uma fonte de fornecimento de energia, produzir alimentos de maneira mais sustentável e reduzir a poluição e seus efeitos na biodiversidade marinha.

"Aproximadamente 38% do total de investimentos noruegueses no Brasil entre 2015 e 2016 foram realizados por indústrias com relação direta com os oceanos, o que demonstra a força da indústria norueguesa nessa área. O Brasil tem uma indústria offshore relevante, mas ainda é incipiente em questões relacionadas ao gerenciamento de oceanos, ao passo que a Noruega é referência mundial em assuntos relativos ao segmento e pode contribuir muito com sua expertise em temas como, por exemplo, a conservação de recursos marinhos por meio de conhecimento e tecnologia de ponta", afirma Michelle Duarte, gerente de projetos de Energia da Innovation Norway.

No primeiro dia de evento, o debate será sobre produção sustentável de alimentos e o combate à presença de plástico nos oceanos, com destaque para a apresentação de projetos como o REV Ocean, maior navio de pesquisa e expedição do mundo, em construção na Noruega, que vai desenvolver soluções marítimas sustentáveis e coletar plástico do oceano, e o Remolda, uma máquina inovadora de reciclagem de plástico que transforma o material em um produto com maior valor agregado, desenvolvida pela Matéria Brasil. Já no segundo dia, os participantes vão debater sobre soluções em energia renovável e a biodiversidade do oceano, a exemplo do projeto BIG 2050, um mecanismo de incentivo à gestão integrada do ecossistema da Baía da Ilha Grande.

Innovation Norway

É o instrumento do governo norueguês para fomentar a inovação e o desenvolvimento de empresas e indústrias norueguesas. Reúne o conhecimento da indústria local e as redes internacionais com as ideias de negócio e a motivação dos empreendedores para criar a base de negócios de sucesso por todo o mundo.

https://www.innovasjonnorge.no/en

Serviço:

Oceanos Sustentáveis - Uma onda de inovação

Data: 13 e 14 de novembro

Local: Museu do Amanhã

Endereço: Praça Mauá, 1

Horário: 14h às 18h (13 de novembro) e 9h às 12h45 (14 de novembro)

https://museudoamanha.org.br/pt-br/evento-onda-de-inovacao-oceanos-sustentaveis

Informações à imprensa

Imagem Corporativa

Fabiana Couto - fabiana.couto@imagemcorporativa.com.br (21) 2240-8783

Carina Melazzi - carina.melazzi@imagemcorporativa.com.br (21) 2240- 8783

Marina Sant'Ana - marina.santana@imagemcorporativa.com.br (11) 3526- 4539

Website: https://www.innovasjonnorge.no/en

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade