PUBLICIDADE

DINO

Futuro do trabalho: as empresas estão preparada para as mudanças?

27 jul 2019 - 23h22
Compartilhar
Exibir comentários

O passar dos anos tem intensificado a evolução dos métodos de trabalho. Muitos procedimentos já não fazem mais parte da rotina das empresas e outros ganharam espaço, especialmente os tecnológicos. Estes, têm permitido tarefas mais simples e rápidas, compartilhamento de informação e até mesmo assistência nas atividades do dia a dia. A cada ano que passa, as mudanças se tornam cada vez mais significativas, o que aponta para um futuro do trabalho cada vez mais inovador. Assim, se torna necessário que as empresas busquem meios de se adaptar.

Foto: DINO / DINO

Diferente do modelo hierárquico em que é necessário que uma aprovação passe por uma série de profissionais, por exemplo, o futuro do trabalho será totalmente informatizado. A interação entre os colaboradores é mais rápida e os sistemas favorecem um diálogo informal e próximo, sem perder o profissionalismo. Isso já é uma realidade no mercado e que tende a se aperfeiçoar ainda mais. Já não é mais necessário mandar e-mail ou fazer requerimentos para que as coisas fluam dentro da empresa. Por meio de chats e com arquivos compartilhados na nuvem muita coisa pode ser otimizada.

troladas, passam a ser compartilhadas, justamente para garantir um fluxo de trabalho melhor. Isso não faz com que os gestores percam a credibilidade ou a autoridade, muito pelo contrário. É apenas um novo modelo de negócio, embasado na tecnologia e no que futuro do trabalho exige", afirma Mário Mendes, Diretor-Presidente da Olitel , empresa integradora de Tecnologia da Informação e Comunicação. O empresário reforça ainda que a tecnologia tem como vantagem, a facilidade no manuseio e o custo-benefício para implementação.

A ascensão da tecnologia proporcionou uma série de oportunidades para as empresas, que se bem aproveitadas, são capazes de otimizar consideravelmente a produção das atividades. Seja com relação ao tempo de conclusão, como ao compartilhamento das informações, as ferramentas colaborativas conectam e engajam pessoas e informações, o que mudou as formas de se comunicar. "É importante que as empresas vejam isso como um sinal positivo, já que existem inúmeros benefícios em migrar o gerenciamento das atividades para o ambiente digital", afirma Mendes.

Separar os colaboradores por departamentos e regiões geográficas já não é mais a melhor escolha, ou ao menos não é o que irá fazer com que as atividades apresentem um rendimento melhor. Pensando em como otimizar isso, as organizações têm trabalhado para se adaptar ao futuro do trabalho. Para tanto, se esforçam em quebrar as barreiras entre as equipes e funcionários e adotar novas tecnologias colaborativas como a solução cloud computing . "O compartilhamento de informações na nuvem permite que arquivos sejam acessados de qualquer lugar, desde que se tenha um aparelho fixo ou móvel com acesso à internet", explica o diretor da Olitel.

O futuro do trabalho exige qualidade e eficiência e não mais apenas processos manuais. Os empregos não deixarão de existir, mas as atividades serão adaptadas e porque não começar agora? "Muitas empresas já se deram conta dessa necessidade, enquanto outras ainda resistem às mudanças. Aos meus clientes, sempre recomendo que comece desde já a integração dos processos e a experimentação de novas tecnologias, justamente para que sejam ajustadas as ferramentas que mais se adaptam ao seu tipo de negócio", finaliza Mário Mendes. Nesse sentido, os chatbots também têm ganhado espaço no mercado e como reais assistentes do ser humano em suas tomadas de decisão. Não se adaptar é tornar-se falho e deixar de oferecer mais qualidade ao cliente.

Website: https://www.olitel.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade