0

Fundação global criada para acelerar o fim do tabagismo

13 set 2017
16h48
  • separator
  • comentários

Com o objetivo de eliminar o tabagismo no mundo todo, a Foundation for a Smoke-Free World foi formalmente criada hoje em Nova York. A fundação foi fundada e é liderada pelo Dr. Derek Yach, renomado ativista antitabagismo que foi o principal arquiteto da Convenção-Quadro da OMS para Controle do Tabaco quando trabalhava na Organização Mundial da Saúde (OMS). A fundação terá como base mudanças recentes em políticas e nas ciências para financiar pesquisas e apoiar iniciativas colaborativas para acelerar a redução dos efeitos nocivos e mortes causadas pelo tabagismo no mundo todo.

"Apesar das importantes iniciativas de controle do tabagismo, por décadas o tabagismo permaneceu como a principal causa evitável de morte do mundo. Com mais de um bilhão de fumantes e uma morte a cada seis segundos causada pelo fumo, há uma necessidade urgente de acelerar o progresso e acabar com essa crise na saúde pública", disse o Dr. Yach, fundador e presidente designado da fundação. "A Foundation for a Smoke-Free World trará recursos, conhecimentos especializados, novas ideias e o espírito colaborativo necessário para formar parcerias, iniciar diálogos, realizar pesquisas e tomar medidas para eliminar mais rápido o tabagismo no mundo e seus impactos negativos à saúde".

A Fundação garantiu um financiamento inicial de aproximadamente US$ 80 milhões por ano nos próximos 12 anos, a partir de 2018, da Philip Morris International (PMI). A fundação também está buscando e espera receber financiamento de outras fontes. Um aspecto importante é que os termos de concessão, os estatutos e o status de organização sem fins lucrativos da fundação impedem que a PMI ou outros representantes da indústria do tabaco participem de sua governança ou tenham alguma influência sobre suas estratégias, atividades ou decisões de financiamento. A fundação terá uma agenda de pesquisa independente, propriedade de seus dados, liberdade de publicação e proteções estritas contra conflitos de interesse.

As atividades em andamento e prioridades de pesquisa da fundação serão comunicadas por meio do diálogo público transparente e estarão sujeitas à aprovação por um conselho de administração independente. As atividades iniciais deverão estar concentradas em quatro áreas de necessidade:

  1. Apoiar a pesquisa sobre a redução dos efeitos nocivos do tabagismo e desenvolver capacidade de pesquisa através de centros acadêmicos de excelência.
  2. Criar de modo colaborativo um consenso sobre quais intervenções podem reduzir os efeitos nocivos e mortes causadas pelo tabagismo e aumentar o número de pessoas que deixam de fumar.
  3. Medir e gerar relatórios sobre o progresso global em relação à redução dos efeitos nocivos do tabagismo.
  4. Identificar plantações alternativas e meios de subsistência para os produtores de tabaco, para acompanhar a diminuição da demanda global por tabaco.

"O mundo precisa agir com mais urgência e mais criatividade para reduzir a taxa de tabagismo entre adultos e prevenir o câncer, doenças cardíacas e doenças pulmonares", disse o Dr. John Seffrin, professor de medicina na Universidade de Indiana - Bloomington School of Public Health e ex-presidente da União Internacional para Controle do Câncer. "A Foundation for a Smoke-Free World trará novas energias, recursos necessários e uma experiência significante para a luta. A fundação financiará pesquisas fundamentais para auxiliar na eliminação de lacunas científicas e ajudar a comunidade global a acelerar o progresso no fornecimento de soluções científicas para um bilhão de fumantes no mundo todo, a maioria dos quais deseja parar de fumar".

A fundação também concentrará seus esforços para compreender e ajudar a enfrentar os grandes desafios e impactos associados aos esforços para acabar com o tabagismo nos países em desenvolvimento. Por exemplo, a fundação trabalhará para ajudar pequenos produtores de tabaco a mudar suas colheitas para plantações alternativas.

"O declínio na produção de tabaco cria uma oportunidade para resolver questões de insegurança alimentar que existem em muitas partes do mundo", disse Dyborn Chibonga, presidente da Associação Nacional de Pequenos Agricultores de Malawi. "Estou ansioso para ajudar a fundação a criar parcerias com entidades públicas e privadas a desenvolver soluções práticas para esses problemas urgentes".

"Chegou a hora de trazer novas ideias e abordagens abertas e colaborativas que nos aproximem mais do nosso objetivo comum", disse Dr. Yach. "Precisaremos de diversas abordagens que abranjam as ciências comportamentais e biológicas, a economia, a política, a tecnologia, a farmacologia, a epidemiologia e o conhecimento agrícola para desenvolver as abordagens adequadas para cada região e cultura. Se trabalharmos juntos, tenho confiança que podemos acabar com o tabagismo no mundo todo".

Para mais informações sobre a fundação e suas atividades (ou para ler seus estatutos e certificado de incorporação), acesse www.smoke-freeworld.org.

Nota do editor: O Dr. Yach anunciará formalmente a fundação e comunicará seus objetivos às 9h30 EDT de hoje, dia 13 de setembro, durante um discurso no Global Tobacco & Nicotine Forum 2017 no InterContinental New York Barclay em Nova York. Antes do Dr. Yach, haverá uma apresentação de Mitch Zeller, diretor do Center for Tobacco Products da FDA americana, que falará às 8h45 sobre a necessidade de uma nova abordagem para o fim do tabagismo. Membros da mídia estão convidados a comparecer.

Sobre a Foundation for a Smoke-Free World

A Foundation for a Smoke-Free World é uma organização sem fins lucrativos independente dedicada a acelerar os esforços globais para reduzir as mortes e efeitos nocivos causados pelo tabagismo, com o objetivo final de acabar com o tabagismo no mundo todo. A fundação também apoia populações que sofrem com problemas causados por uma rápida transição para eliminação do tabagismo, com foco inicial no auxílio aos produtores de tabaco nos países em desenvolvimento. Para mais informações sobre a fundação, visite www.smoke-freeworld.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Ver a versão original em businesswire.com: http://www.businesswire.com/news/home/20170913006393/pt/


Contato:

Para Foundation for a Smoke-Free World
Tom Langford, 617-761-6775
tom.langford@fkhealth.com


Fonte: BUSINESS WIRE

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade