PUBLICIDADE

DINO

Franquias: qual é o melhor momento para abrir um novo negócio?

20 out 2020 - 15h12
Compartilhar
Exibir comentários

Engana-se aquele que não enxerga o povo brasileiro como empreendedor. A vontade de ser o próprio chefe é crescente e pesquisas já demonstram a tendência: segundo dados disponibilizados pela GEM, Global Entrepreneurship Monitor, no Brasil, o interesse em conduzir um negócio é maior do que construir uma carreira no mercado. 

Foto: Divulgação Odontoclinic / DINO

Ainda assim, a trajetória nem sempre é simples: assumir responsabilidades e se dedicar ao empreendedorismo demanda diferentes conhecimentos. O que é preciso, então, para dar passos certeiros ao se tornar empreendedor? A verdade é que existe um grande facilitador nesse cenário: trata-se do modelo de franquias. 

Com diversas opções e segmentos, uma franquia traz pontos de vantagens, principalmente em questões que envolvem propagação de marca e plano sólido. Mas, afinal de contas, existe um momento certo para a abertura de uma franquia?

Lucas Romi, sócio e vice-presidente de expansão e novos negócios na Odontoclinic, diz que sim - e o motivo é simples. "O mercado de franquias tem crescimento muito sólido no País. Podemos dizer que a resiliência é uma forte característica do setor, inclusive", complementa. 

O  sócio e vice-presidente de expansão e novos negócios da Odontoclinic diz isso com base, mais uma vez, em dados: mesmo durante a forte recessão econômica que assolou o Brasil nos anos de 2015 e 2016, houve crescimento em torno de 8% no setor de franquias, segundo dados disponibilizados pela ABF, Associação Brasileira de Franchising. 

Inclusive, mesmo diante de uma nova crise sem precedentes, causada pelo novo Coronavírus, as expectativas para o ano de 2020 continuam otimistas: o crescimento deve chegar aos 6%, 7%, ainda citando dados da ABF. 

Momento ideal

Já ficou claro que o mercado de franquias tem suas seguranças. Ainda assim, Lucas diz que é importante olhar, também, o momento empreendedor individual. "É preciso ir além do capital. Costumo dizer que, para traçar um plano seguro, precisamos considerar três pilares, considerando a disponibilidade e vontade de aprender, junto da avaliação do mercado atual", comenta. 

Abaixo, o sócio e vice-presidente divide um pouco de sua expertise: 

Estudar 

Entender e conhecer o mercado em que se deseja investir é indispensável. "Esse é o primeiro passo para qualquer negócio. Por esse motivo, é preciso sair um pouco da 'caixa' e buscar por informações do segmento em que a franquia está inserida", recomenda.

Nesse sentido, a saúde é sempre um setor que chama a atenção, principalmente a odontológica. Seja por motivos estéticos, funcionais ou de cuidados pessoais, fica claro que a ida ao cirurgião dentista fará parte da rotina.

Com base em dados internos da Odontoclinic, foi possível constatar que 70% dos franqueados já administra mais de uma clínica. 

Comunicação sempre

Após o estudo inicial e escolha da franquia e do mercado, é muito importante ter um canal aberto para tirar dúvidas e alinhar expectativas. Nesse momento, conversar com gestores da rede pode ser decisivo para traçar o rumo inicial e caminhar na direção do sucesso. 

Pensando nisso, a rede oferece todo o suporte para que o empreendedor possa crescer com segurança, auxiliando em todos os momentos para que esse crescimento seja sustentável e planejado. Esse acompanhamento torna-se um diferencial, pois faz com que o empreendedor obtenha destaque ao mesmo tempo em que minimiza riscos.

Entendimento

Por mais que uma franquia traga segurança e apoie todos os primeiros passos, Lucas ressalta que, para que um negócio dê certo, o esforço deve ser mútuo. 

"Conhecimento nunca é demais. Sempre recomendamos que nossos franqueados sigam em busca de aperfeiçoar sua capacidade de gestão e também sejam capazes de compreender quais são os desafios do dia a dia. Isso prepara e fortalece o negócio", finaliza. 

Parceria que vai além 

Com mais de 200 clínicas em todo o Brasil, contando com mais de 2500 profissionais da área, a Odontoclinic apoia futuros franqueados em diferentes pilares: de estratégias de divulgação à implantação da clínica. Saiba mais: https://www.franquiaodontoclinic.com.br/

Website: https://www.franquiaodontoclinic.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade