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Franquias automotivas: sim, vale a pena abrir a sua

6 set 2017 - 11h00
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O mercado automotivo de reparos e oficinas está em crescimento desde 2016 , pois com a crise, as pessoas optaram por manter seus automóveis por mais tempo. Esse foi o tema de uma oficina modelo do Sebrae-RJ na Feira do Empreendedor de 2017, que cresceu 10x desde 2014 na quantidade de expositores do setor.

Foto: DINO

Um balanço anual da Associação Brasileira de Franchising indicou um aumento na quantidade de franquias em 8,3% de 2014 para 2015, sendo que 8,8% do faturamento é do segmento de serviços automotivos. E esse segmento têm visto um aumento contínuo ao longo da crise.

Setor automotivo: segmentos em crescimento

Um crescimento significativo foi observado para os serviços oferecidos por delivery automotivo, que são mais práticos para os clientes e apontaram um aumento de 60% de 2014 para 2015. Isso demonstra que muitos empreendedores do setor estão expandindo seus negócios apostando em experiências aceitas no mercado para alavancar seus rendimentos.

No setor de franquias, destacam-se os serviços de limpeza e estética veicular, inspeções e vistorias, aluguel de carros, funilaria, pintura, envelopamento e até monitoramento por satélite, como nos exemplos a seguir.

Das 14 franquias automotivas de sucesso destacadas pelo UOL Economia , têm destaque os serviços de pneus, escapamentos, amortecedores, embreagens e freios. É importante estudar sobre o assunto. O especialista da Texaco, Delton Stabelini, presta dicas de como se diferenciar em todos os segmentos automotivos no Blog da Texaco .

Alguns exemplos promissores de empreendimentos

A Bono Pneus teve investimento inicial a partir de R$ 250 mil e pode faturar em média R$90 mil por mês, com lucro entre 10% e 15%. Dos serviços de inspeções e vistorias veiculares, a Dekra tem investimento inicial, faturamento médio mensal e lucro esperado semelhantes.

O aluguel de carros é um dos negócios que mais se expandem pelo Brasil. A Rent a Car teve investimento inicial acima de R$ 500 mil e lucro de até 50%, semelhante à Localiza. A recarga de baterias automotivas é também muito procurada por clientes, como da Doutor Bateria. Na lavagem ecológica de automóveis, dois exemplos são a Eckolav e a Aquazero.

Para funilaria, pintura e estética automotiva, a Make Up experimentou lucro de 20%. As unidades da rede de oficinas mecânicas Oficina Brasil lucraram em média de 15% a 25%.

Outros serviços mais especializados também contam com franquias, como a Preto Fosco de envelopamento de veículos, Link Monitoramento e Unepxmil com 48 horas de rastreamento e monitoramento de veículos via satélite.

A Station Car oferece serviços de higienização e impermeabilização de estofamento, condicionamento de couro e cristalização de vidros. A Xtire tem serviços de proteção de pneus.

Existem ainda as oportunidades de franquias com baixo investimento inicial. Por exemplo, a Auto Spa Express de limpeza e estética automotiva, tem opções de prestação de serviços no endereço do cliente, que não demanda ponto comercial e tem menor investimento inicial. Outro exemplo desses serviços é a Flipwash.

Desafios para ganhar o segmento

A maior dificuldade para uma oficina entrar no negócio de franquias automotivas é o controle financeiro, pois muitas empresas do setor são administradas por famílias e não têm gestão financeira, nem os requisitos de apresentar orçamento anual, fluxo de caixa trimestral e demonstrativo financeiro mensal do negócio. Esses dados permitem planejar o funcionamento da oficina de acordo com os períodos de demanda de serviços, como as férias de cada membro da equipe, compra de material, prazo para pagamento, etc.

Para aderir à franquia há também preocupação com a perda de funcionários treinados para outras empresas ou que decidam abrir seus negócios. Com trabalhadores mais treinados, a qualidade dos serviços e a quantidade de clientes aumentam, criando oportunidades para o administrador motivar seus funcionários.

Outro destaque é o uso de ferramentas e equipamentos de tecnologia mais avançadas, evitando, por exemplo, que o diagnóstico de um veículo seja feito pelo barulho escutado pelo mecânico. A venda de peças não deve ser fonte de renda, mas sim seus serviços e a redução de desperdícios.

O atendimento e a fidelização também são essenciais para a entrada e manutenção de clientes. Para Delton, da Texaco, esse é um dos maiores gargalos, porque apesar de a competição ser cada vez mais acirrada no segmento, muitos ainda resistem em utilizar os meios digitais. "Como é do nosso interesse auxiliar os empresários do ramo, desenvolvemos conteúdos para alimentá-los com rotinas de marketing e automatização, por exemplo", diz o especialista.

Isso não é só relativo ao atendimento digital, mas também ao balcão. Especialmente os mecânicos devem ser atenciosos, prestativos, claros e honestos na relação com os clientes. Com o público feminino crescente nas oficinas, o cuidado e o respeito devem ser reforçados para todos.

São atrativos de clientes de serviços automotivos: a localização e proximidade de transporte público, o marketing no entorno e em redes sociais, o relacionamento preventivo para os problemas dos veículos, o oferecimento de serviços especializados, como de airbags e ar-condicionados e de pré-vistoria para licenciamento anual, além de brindes que recordem a oficina, como calendários e outros que geram fidelização.

Cada vez serão esperados veículos mais tecnológicos nas oficinas, com diferentes combustíveis, tamanhos, montadoras, câmbios e outras características, como indicado no Workshop Planejamento Automotivo 2017 em São Paulo. Essa expertise, as franquias desenvolvem com tempo de mercado e são oportunidades múltiplas para investidores no setor automotivo. Para Delton Stabelini, obter informações é fundamental para oxigenar e motivar os empreendedores a abrir franquias com diferenciais próprios.

Website: https://blog.texaco.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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