PUBLICIDADE

DINO

Festival convida para uma experiência de vivências no interior da Serra gaúcha

Vieni Vivere La Vita ocorre no dia 17 de novembro com atrações que começam as 11h e seguem até as 23h.

12 nov 2018 - 19h50
Compartilhar
Exibir comentários

Caminhar a passos lentos, observando a nuance das cores das flores e a imponência de árvores seculares, respirando o ar puro e percebendo, no silêncio das ruas quase desertas, o canto dos pássaros. Conversar demoradamente sobre amenidades, esquecendo-se da urgência dos compromissos diários. Sentir o aroma de um pão caseiro recém-tirado do forno e degustá-lo, ainda quentinho, acompanhado de todas as delícias da gastronomia ítalo-gaúcha. Monte Belo do Sul, no interior da Serra gaúcha, convida a resgatar - e apreciar - os pequenos prazeres de um estilo de vida simples e descomplicado com a primeira edição do festival 'VIENI VIVERE LA VITA'.

Foto: Praça de Monte Belo do Sul / DINO

Sua programação ocorre no dia 17 de novembro, um sábado, com atrações que começam as 11h e seguem até as 23h. A programação reúne na praça central da cidade experiências sensoriais diversas, à disposição para que o visitante realmente vivencie os atrativos de Monte Belo do Sul. São mais de 20 empreendedores (veja relação detalhada a seguir) apresentando suas produções artesanais, artísticas e culturais. Haverá tendas com produtos coloniais (pães, queijos, cucas, biscoitos, queijos, salames, geleias, vinhos), pratos típicos e lanches para degustação.

Também será possível conhecer e adquirir expoentes do artesanato local - de bordados a confecções, passando por artigos em palha, até móveis rústicos e facas - sem esquecer de joias e esculturas que revelam um pouco da cultura local em cada detalhe. Embalando a visitação a essas tendas ricas em atrações, o palco abrigará apresentações artísticas de hora em hora (veja grade completa abaixo), valorizando o talento do povo da região.

Do italiano - venha viver a vida - o projeto 'Vieni Vivere La Vita' convida para uma série de vivências ao melhor estilo do turismo de experiências. "Queremos que o visitante realmente conheça e partilhe do que Monte Belo do Sul tem a oferecer. Mais do que valorizar o talento e potencial dos empreendedores locais, fomentando a economia com a geração de oportunidades de negócios, esse festival é uma forma de resgatarmos hábitos e valores típicos do interior que se traduzem, hoje, em um conceito de qualidade de vida especial. É isso que queremos compartilhar com o público", diz Álvaro Manzoni, Secretário de Cultura e Turismo de Monte Belo do Sul e um dos idealizadores do projeto.

O festival Vieni Vivere La Vita' tem entrada franca e espera receber cerca de três mil pessoas em sua primeira edição.

Programação cultural do 'Vieni Vivere la Vita Festival':

11h - Abertura

11h30 - Show Cris Marques e Ferrugem e Grupo Acordes

12h45 - Show Pianista Rodrigo Soltton

14h15 - Show Banda Real Envido

15h30 - Show Acustic Rock Maicon & Pontel

16h45 - Show Danças Italianas "Ballo D'Italia"

17h30 - Show Italiano Juliano Oli

19h - Show Italiano Ragazzi Dei Monti

20h - Lançamento do Produto Turístico 'Vieni Vivere la Vita' e apresentação do Coral Infantojuvenil Alegria de Cantar

21h - Show Renato Borghetti

22h30 - Show Garotos da Rua

*Durante o dia também estarão disponíveis brinquedos infláveis para as crianças

Serviço

O quê: 'Vieni Vivere la Vita Festival'

Quando: 17 de Novembro, a partir das 11h

Onde: Praça Padre José Ferlin, em Monte Belo do Sul - RS

Mais informações: www.facebook.com/VisiteMonteBelo ou pelo Instagram Visite Monte Belo

ENTREVISTA: PREFEITO DE MONTE BELO DO SUL, ADENIR DALLÉ

Impulso ao turismo

A vocação turística da Serra tem sido cada vez mais explorada como uma importante fonte de renda. Mas para além das belas paisagens, da gastronomia farta e daquele cotidiano menos apressado típico de pequenas cidades, existe uma forte política de incentivos para tornar esses destinos ainda mais especiais. A pacata Monte Belo do Sul, com seus 2,6 mil moradores, é um exemplo de como a municipalidade pode gerar desenvolvimento para uma comunidade apostando em suas tradições - é o que o público poderá conhecer de melhor no próximo dia 17, com o 'Vieni Vivere La Vita Festival'.

O evento que mostrará aos visitantes a produção de mais de 20 empreendedores locais, entre agricultores e artesãos, é o ponto alto de uma aposta do município em tornar profissional o turismo na cidade. "Nós contratamos uma assessoria, criamos o Plano Municipal de Turismo e lançamos uma marca. Estamos investindo de forma sólida nessa valorização", pontua o prefeito de Monte Belo, Adenir Dallé.

O lançamento já chega trazendo resultados dessa aposta: o número de agroindústrias no município saltou de 15 para 34 de 2017 para cá. E outros serão os ganhos previstos com o Vieni Vivere la Vita. A sinalização será melhorada no Vale dos Vinhedos, principal acesso para a cidade via RS-444, e também dentro da cidade, facilitando ao turista que procura atrativos como as vinícolas familiares no interior do município.

Um novo pórtico, uma ciclovia e a pavimentação de estradas do interior também estão no cronograma de atividades para melhor receber os visitantes desse município que produz 50 milhões de quilos de uva, sua principal riqueza econômica. "Também estamos incentivando quem quiser empreender em Monte Belo, principalmente nos setores de gastronomia e hospedagem", comenta o prefeito, que ainda destaca a vocação religiosa do município e a produção de orgânicos como possíveis rotas de turismo para o futuro.

As ações mostram quanto o turismo faz parte do planejamento da cidade. Tanto que neste ano foram resgatados dois dos principais eventos do município, o Polentaço e a Festa da Abertura da Vindima, recolocando Monte Belo do Sul no centro do turismo serrano. "É um projeto para que tenhamos continuidade", diz Dallé.

Website: https://www.facebook.com/events/560448577741247/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade