PUBLICIDADE

DINO

Feira internacional de cervejas incentiva a especialização do mercado

22 mai 2019 - 14h12
Compartilhar
Exibir comentários

Terceiro maior produtor mundial de cerveja, com 13 bilhões de litros fabricados anualmente, o Brasil está experimentando novos paradigmas. Diversas pesquisas apontam para uma mudança do perfil de consumo no país. Enquanto as grandes indústrias que produzem em massa poucos estilos da bebida têm se mantido estáveis, cervejarias de pequeno e médio porte estão em franco desenvolvimento. Qualidade e inovação de matérias-primas, receitas e processos de produção são assuntos que estão cada vez mais presentes nas mesas do público cervejeiro.

Foto: DINO / DINO

De olho nesta nova fatia de mercado, players internacionais já começam a entrar com força no Brasil. Termômetro dos movimentos e tendências do setor, a Brasil Brau 2019, tradicional feira bienal de tecnologia cervejeira que acontece de 28 a 30 de maio em São Paulo, teve 35% a mais de área vendida do que na edição de 2017 - e parte destes expositores são marcas relevantes de maquinário, insumos e serviços da China, Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha, impulsionados pelo crescimento que o setor teve no ano passado, no contrafluxo do restante da indústria.

Consumidores mais seletivos

De acordo com um levantamento da líder global de pesquisas de mercado Mintel realizado em dez capitais brasileiras, consumidores de todas as classes sociais têm valorizado cada vez mais a qualidade da cerveja que enche seus copos. Outros indicativos ressaltam um novo comportamento do público: os jovens estão em busca de sabores mais surpreendentes e, para eles, a imagem das cervejarias artesanais está fortemente ligada a "ingredientes de alta qualidade (45%)", "sabores únicos e inovadores (43%)" e "ingredientes e métodos de fermentação natural (34%)".

Outra análise que funciona como termômetro de tendência do setor foi divulgada pelo Bradesco. Segundo o relatório, cervejas classificadas como "premium" cresceram de 5% para 12% em dez anos e a venda destas cervejas em mercados tem uma projeção de alta de 38% para 41% até 2022.

Novas regras animam pequenos empreendedores da cerveja

Já o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) emitiu seu mais recente Anuário da Cerveja no Brasil prevendo que o país alcance a marca de 1.000 cervejarias artesanais em 2019. No ano passado, o número fechou em 889 cervejarias em operação, levando em conta somente marcas com fabricação própria, sem considerar as fábricas que abrigam "ciganas" - empreendimentos sem sede fixa que usam instalações contratadas, formato em alta como modelo de negócio no setor.

O avanço acelerado das pequenas e médias cervejarias estaria ligado também, segundo o anuário, às novas regras para registro de estabelecimentos e produtos no Mapa, que tornaram os processos mais ágeis e permitem maior autonomia e autocontrole por parte dos produtores. Em 2018, foram concedidos mais de 6,8 mil registros de cervejas e chopes e 210 novas fábricas foram abertas - ou seja, média de uma cervejaria nova surgindo a cada dois dias no país.

Players internacionais de olho no Brasil

Embora a produção de bebidas alcoólicas de modo geral esteja em queda, a indústria de máquinas no setor de cervejas cresceu de 15% a 20%, segundo dados Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos). A avaliação é de que a inovação teria impulsionado o setor, com fornecedores de equipamentos para grandes indústrias se abrindo também para o empreendedor de pequeno porte.

Como consequência imediata desta tendência, empresas asiáticas e dos principais redutos cervejeiros do mundo - entre eles, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos - estarão presentes em peso na 15ª edição da Brasil Brau, interessadas no mercado brasileiro. São players fortes na oferta de soluções para baixar o custo da produção industrial - uma questão sensível para a indústria brasileira.

A Brasil Brau

A 15ª edição da Brasil Brau - Feira de Tecnologia em Cerveja, que concentra o que há de mais atual em tecnologia, produtos e serviços do mercado cervejeiro do país, acontecerá de 28 a 30 de maio, no São Paulo Expo. A feira bienal reúne mais de 100 marcas em um espaço de 8.000 m² e deve atrair cerca de 8 mil de visitantes de diferentes regiões do Brasil e do mundo.

A programação inclui o Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja e o 16º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira, com palestras de feras nacionais e internacionais do mundo cervejeiro. Este ano estreia ainda o Brewer Lounge, um espaço de exposição dedicado à apresentação de conteúdo para unir abordagem técnica com degustações orientadas de cervejas.

A missão da Brasil Brau é criar oportunidade para quem deseja planejar lançamentos, encontrar novos clientes, estreitar o relacionamento com clientes atuais, investir na ampliação do negócio e se posicionar entre os líderes do segmento. Outro diferencial está na política de admissão do público, que valoriza a participação de profissionais com vínculo comprovado com o setor.

Organização

A francesa GL events, com sede em Lyon, é um dos maiores grupos mundiais do setor. A companhia está presente em 24 países, nos quais administra 40 espaços para eventos. O grupo já realizou mais de quatro mil eventos, incluindo Copas do Mundo, Olimpíadas, festivais de música e de cinema. No Brasil, a companhia mantém escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná e é responsável, entre outros, pela organização da Brasil Brau e do Mondial de la Bière.

Serviço Brasil Brau 2019

Data: 28 a 30 de maio de 2019

Local: São Paulo Expo Exhibition&Convention Center

Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - São Paulo - SP - Brasil

Para mais informações acesse: www.brasilbrau.com.br

Website: http://www.brasilbrau.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade