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Farmacêuticos procuram soluções que reinventem a forma como as antigas inspeções no ponto de venda são feitas

5 out 2017 - 08h26
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No mercado farmacêutico brasileiro, mais de 75 mil farmácias realizam diariamente inspeções nos pontos de venda e milhares de farmacêuticos acabam encontrando problemas para realizar esse procedimento. As inspeções nos pontos de vendas das grandes empresas estão entre as principais dificuldades dos gestores do mercado varejista, que muitas vezes não conseguem comparecer regularmente a todas as lojas da sua empresa.

Foto: DINO

Atualmente, o Brasil possui mais de 60 mil farmácias que vendem medicamentos controlados e em 2016, o SNGPC recebeu mais de 14 mil arquivos eletrônicos de movimentação de compras e vendas de medicamentos por dia. A taxa de crescimento dos arquivos eletrônicos em 2016 comparada a 2009 foi de 207%. No mesmo período, a taxa de crescimento de farmácias e drogarias cadastradas foi de 69%. Esses números evidenciam a importância de uma ferramenta tecnológica capaz de auxiliar os farmacêuticos com eficiência nas inspeções dos pontos de vendas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Exame, das 100 companhias que mais cresceram em 2017, 80% disseram investir constantemente em tecnologia e 88% lançaram novos produtos ou serviços, o que significa que a inovação é fundamental para que as empresas se desenvolvam e, portanto, inovar tem sido a grande tendência no mercado. Diante da necessidade de inovar e solucionar a dificuldade das companhias na inspeção do ponto de venda, a Procfit desenvolveu a ferramenta checklist de loja, que através de um conceito inovador oferece ao gestor a capacidade de gerir a distância com eficiência e integrar até mesmo milhares de lojas, por meio de um checklist disponível em um aplicativo mobile para iOS e Android.

Essa ferramenta permite a utilização de uma grande variedade de checklists, como a estrutura de loja que é formada por checklists que abordam a organização e o perfeito funcionamento do ponto de venda, o que contribui decisivamente para que a experiência do cliente seja satisfatória. Outra característica da ferramenta é a capacidade de gerir assuntos técnicos e regulatórios, além de gerenciar os documentos técnicos e sanitários.

Segundo o vice-presidente de Serviços da Procfit, Rogério Cruz, uma das vantagens do checklist é o fato de que permite ao usuário trabalhar com diversos indicadores, oferecendo aos gestores a possibilidade de solucionar todas as demandas com agilidade e eficiência. "É possível criar e direcionar em tempo real um plano de ação quando um item é avaliado de forma negativa, onde o colaborador indicado para solucionar a demanda recebe uma notificação no seu próprio smartphone ou tablet. Os relatórios trazem os pontos positivos de forma amigável e apontam também os pontos com os quais as empresas devem trabalhar", afirma Cruz.

A importância do checklist de loja vai muito além do trivial e deve ser detalhada, oferecendo ao usuário recursos para o monitoramento, realização de múltiplas auditorias, permitindo que a empresa se resguarde e evite qualquer problema com os órgãos fiscalizadores, disponibiliza ainda ao usuário a geração de indicadores de desempenho (Gráficos e Tabelas) por avaliado, avaliador, região e outros KPIs, esses recursos contribuem efetivamente nas tomadas de decisões dos gestores.

Para Filipe Costa, Consultor de Implantação da Procfit, a ferramenta torna possível que as empresas tenham total controle das notificações, identificando de qual ponto de venda foi emitida.

"Entre as características do checklist está a integração com GPS, para uma companhia de grande dimensão isso é fundamental, pois dessa maneira é possível identificar qual a localidade de cada notificação, o que permite a integração de todas as lojas e além disso, esse formato garante que os checklists sejam realizados de fato no local avaliado, gerando credibilidade e confiabilidade no momento das avaliações in loco", afirma Costa.

A ferramenta possibilita que a empresa tenha total controle das demandas e cumpra com todas as suas obrigações. Todos os funcionários de uma organização se comunicam de ponta a ponta e conseguem otimizar os processos da instituição da qual fazem parte, no caso de uma empresa do ramo farmacêutico, questões como SNGPC, PGRSS, procedimentos padrões e toda a gestão de documentos relacionados a vigilância sanitária podem ser controlados e cumpridos de acordo com o regulamento vigente. Capaz de permitir que as empresas obtenham informações táticas e estratégicas cada vez mais rápidas e confiáveis, o checklist facilita a integração das lojas com a central administrativa, comercial e principalmente com a cadeia de suprimento.

Na visão da diretora de Desenvolvimento e Implantação, Thaiane Abreu, através do checklist é possível aproximar os gestores dos pontos de vendas e supervisores de campo com a alta administração da companhia. "Trata-se de uma ferramenta que garante o cumprimento dos processos. É importante salientar que pessoas, processos e tecnologia devem estar integrados como garantia da qualidade, gerando às empresas a gestão de toda cadeia logística, visando o crescimento de forma saudável e efetiva", ressalta Thaiane.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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