PUBLICIDADE

DINO

Fadiga, distração e sono: tecnologia evita deslizes que podem ser fatais no trânsito

22 mai 2019 - 15h03
Compartilhar
Exibir comentários

No Brasil, acidentes de trânsito matam, por dia, pessoas suficientes para lotarem uma aeronave modelo Boeing 737, segundo a consultoria To70. Entre feridos ou vítimas com danos irreversíveis, no país, são mais de 600 mil nestas condições, causadas por ocorrências rodoviárias, todos os anos, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Foto: DINO / DINO

Um cenário que a tecnologia pode ajudar a mudar. No Brasil, algumas empresas já fornecem soluções voltadas a este fim.

Caso da Creare Sistemas, que lançou um aplicativo móvel do sistema Focus para Google Play e iOS. O app é uma versão mobile que complementa a solução da companhia para prevenção de acidentes por fadiga e distração, especialmente em frotas empresariais.

O Focus, por meio da câmera instalada nos veículos gerenciados, possibilita identificar sinais de fadiga, distração e uso de celular ao volante, emitindo alertas sonoros para o condutor, registrando as não conformidades e enviando-as em tempo real (via celular) ao Centro de Controle do Cliente. A câmera captura imagens de alta qualidade durante o dia ou noite, inclusive quando os condutores utilizam óculos de sol ou grau.

Além do sistema embarcado, a ferramenta conta com um portal web que disponibiliza ao gestor as não conformidades devidamente classificadas e organizadas para rápida identificação do grau de risco de acidentes e tomada de ação. Mapeia também os locais de sonolência e distração, possibilita a identificação do nível de atenção de cada condutor ao longo do dia, bem como ajuda na redução dos custos com manutenção, multas e seguro.

"Com o app, o acesso às informações fica facilitado, permitindo que gestores tomem decisões a favor da segurança da frota em tempo real e sem, necessariamente, estarem em seus escritórios", afirma o diretor de Marketing da Creare Sistemas, Paulo Renato Jotz.

O novo app torna mais ágil e fácil o controle de frotas, entregando funcionalidades como notificações em tempo real dos alertas de fadiga e distração, visão geral da frota e, de acordo com grau de risco das infrações, quantidade de não conformidades por veículo, opções de tratativas para as ocorrências (exemplo: ligar para o motorista e lembrá-lo de parar para descansar, alertá-lo de que está incorrendo em outras inconformidades). De forma complementar, a Creare oferece serviços de apoio consultivo com entrega mensal de relatórios, análise de tendências, horários e locais de risco, entre outros.

"Enfim, a ferramenta vem para combater uma grande mazela brasileira: os elevados índices de acidentes de trânsito, além de contribuir para uma gestão de frotas mais eficiente e produtiva", finaliza Jotz.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade