PUBLICIDADE

Estudo de caso sobre valorização de resíduos sólidos tem artigo publicado no 9º Forum Internacional de Resíduos Sólidos

20 jul 2018 - 08h22
(atualizado em 30/7/2018 às 09h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O artigo intitulado "Valorização de Resíduos de Polipropileno Biorentado (BOPP) Pós-consumo: em busca de soluções práticas e sustentáveis" foi realizado na startup Bio 8 Valorização de Resíduos, pelos pesquisadores Joice Pinho Maciel, da Apoena Socioambiental; e Carline Fabiane Stalter, Regina Célia Espinosa Modolo e Carlos Alberto Mendes Moraes, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos.

Foto: DINO / DINO

O estudo de caso trata da aplicação prática de valorização de resíduos de embalagens de filme de BOPP pós-consumo. A pesquisa iniciou-se com a problemática de beneficiar este tipo de embalagem pós-consumo, uma vez que a mesma representa grandes impactos ambientais nos aterros sanitários. Como resultado dessa aplicação prática, foi possível realizar a valorização do material para a produção de placas de sinalização.

Um dos mais graves problemas da atualidade é o crescimento da produção de resíduos sólidos e a sua destinação, questão relacionada à lógica de produção e consumo contemporânea. Isto é o que aponta a Cartilha "Para evitar o desastre: como construir a sociedade do bem viver", um estudo realizado em 2017 pela ABONG - Organizações em Defesa dos Direitos e Bens Comuns.

Segundo a cartilha da ABONG, desde 2010 está em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que precisa ser implementada em seus diferentes aspectos, desde a inclusão social de catadores/as de material reciclável e a criação de oportunidades de geração de trabalho e renda, até a atribuição de responsabilidades à população e aos diferentes agentes públicos e privados.

A Bio8 acredita que todos são eternamente responsáveis pelos resíduos que geram e que os geradores devem ser apoiados para que transformem seus passivos em ativos. A startup oferece transferência de tecnologia em gerenciamento de resíduos, prestação de serviços na transformação de resíduos sólidos em produtos ou matéria prima, legislação ambiental, máquinas e equipamentos, processo de beneficiamento, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de mercado e marketing verde.

Leia o artigo na íntegra: http://www.institutoventuri.org.br/ojs/index.php/firs/article/view/844

Website: http://bio8.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade