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Estados investem em TI para agilizar atendimentos pelo SUS

Soluções inovadoras permitem o apoio, suporte e gerenciamento da operacionalização de ações de regulação na saúde pública.

14 dez 2018
13h37
atualizado em 17/12/2018 às 10h25
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A utilização da Tecnologia da Informação no setor de saúde tem permitido, no Brasil, agilizar e a proporcionar mais inteligência nos atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul, por exemplo, são alguns dos que já utilizam soluções que garantem mais rapidez na regulação médica pela rede pública. 

Foto: DINO / DINO

O governo do Estado de Goiás também investirá na informatização do Complexo Regulador Estadual de sua Secretaria de Estado da Saúde, por meio da tecnologia Duosystem, empresa especializada em inteligência e inovação em saúde. A medida proporcionará maior agilidade e informações em tempo real sobre vagas para consultas, exames e internações na rede pública.

A solução permitirá o apoio, suporte e gerenciamento da operacionalização de ações de regulação do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), para o atendimento de urgência, ambulatorial e internações hospitalares, executadas pelo CRE.

"As informações geradas pelo sistema proporcionarão aos gestores a melhor tomada de decisão na distribuição dos recursos disponíveis, auxiliando no processo de transparência e eficiência das regulações", ressalta Denilson Mascarenhas, CEO da Duosystem.

O sistema possibilita ainda a avaliação e o acompanhamento das pactuações regionais, indicando por exemplo, onde deverão ser aplicados os investimentos voltados à saúde. "O apoio da tecnologia na gestão de saúde contribui para a produção de informações, que permitem avaliar a qualidade do atendimento prestado aos cidadãos", acrescenta Mascarenhas.

A implantação da tecnologia Duosystem no Complexo Regulador Estadual de Goiás se dá mediante celebração de contrato com o Instituto de Gestão por Resultados - IGPR.

Cabe destacar que a Duosystem já possui experiências exitosas na informatização de centrais de regulação de vagas em São Paulo e Mato Grosso do Sul. No estado do Mato Grosso do Sul, por exemplo, a informatização do sistema proporcionou um aumento no número de atendimentos, saltando de 9,4 mil em 2016, quando o sistema era operado via fax e telefone, para 69,9 mil atendimentos em 2018.

Já em São Paulo, a plataforma inovadora da Duosystem intermedia anualmente, com uma base de dados de mais de 25 milhões de pacientes, mais de 9,4 milhões de consultas médicas, 6,4 milhões de exames, 1 milhão de internações e 421 mil regulações de urgência e emergência.

A Duosystem trabalha continuamente no desenvolvimento de produtos inovadores que otimizam às relações na área da saúde e regulação. A sociedade passa atualmente por um processo de renovação nos modelos de negócio e a tecnologia atua como facilitadora para atender às necessidades do mercado.

Atenta à essas iniciativas, a Duosystem lança sua plataforma digital DuoAccess. A partir de agora, pacientes, médicos e demais profissionais de saúde, inclusive gestores, envolvidos no processo de regulação, poderão ter mais um canal de acesso e integração de informações.

O objetivo da solução é demonstrar um novo processo na área da saúde, tanto pública, quanto privada, buscando o engajamento dos pacientes, envolvendo as diversas áreas com assertividade e oferecendo apoio à governança através do uso de informações

O aplicativo possibilita que os cidadãos tenham na palma da mão, as informações clínicas e pessoais. Ou seja, por meio dele, a população poderá acompanhar via celular, tablets e outros canais, suas consultas, exames e procedimentos, além do histórico de agendamentos e atendimentos. "O DuoAccess foi criado para facilitar a comunicação no processo de regulação. O grande diferencial é o papel do paciente como o principal ator neste cenário", explica Mascarenhas.

O sistema ainda proporciona a integração de diversos setores, profissionais e serviços, baseado no princípio de Plataforma Digital, capaz de ofertar segurança, usabilidade, mobilidade, gestão e governança para toda a cadeia de serviços, ofertas e demandas existentes. O aplicativo também permite, entre outras funções, a divulgação de campanhas institucionais e a realização de  processos de capacitação de profissionais, por meio de vídeos, facilitando assim, a comunicação entre as entidades e o público alvo, com mais rapidez.

Os estados de Mato Grosso do Sul e Goiás estão em fase de avaliação final para utilização da plataforma, através de centrais reguladoras. A ação auxiliará no processo de transparência dos procedimentos envolvendo as regulações, profissionais e pacientes.

A Duosystem está em constante expansão e entra em um novo patamar, visando levar soluções de inteligência e inovação em saúde, para estados e municípios brasileiros, nos setores públicos e privados, além de uma estratégia de internacionalização.



Website: https://www.duosystem.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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