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DINO

Especialista revela 7 erros fatais dos empresários brasileiros que causam colapso e falência

21 jan 2019 - 13h03
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Para quem "trabalha por conta" - expressão muito comum no Brasil para o empreendedor individual ou MEI - tem um pequeno negócio ou até mesmo uma empresa já desenvolvida, pode estar sujeito aos mesmos problemas de sempre, que podem levar seu negócio à ruína.

Foto: Envato / DINO

Sim, é pra fazer medo. As estatísticas não mentem: Segundo o IBGE, mais de 60% das empresas fecham as portas após 5 anos de vida. A maioria delas, finda por erros primários de gestão, que são revelados neste artigo.

Permeando essa realidade dos negócios, passando por cargos e vivenciando problemas que a maioria das pessoas sequer conhece, o mentor e consultor especialista em marketing e negócios Heber Lourenção, revela em síntese quais os erros fatais que as empresas repetem histórica e sistematicamente, levando-as a ter problemas de gestão, ao colapso e até mesmo a falência.

Descontrole financeiro

Por mais óbvio que pareça e apesar da grande evolução das tecnologias e sistemas, o controle financeiro ainda é um grande vilão nos bastidores das empresas. Esta foi uma das competências que adquiri muito jovem.

Se você identificar que algum desses problemas faz parte da sua rotina, sua empresa está correndo um sério risco:

- Não existe um controle exato de recebimentos/pagamentos e relatórios de saldos

- Meu sistema não supre minha necessidade, ou não uso sistema algum de controle financeiro

- As finanças pessoais e empresariais estão misturadas

- Não há pessoa responsável e competente (o suficiente) para fazer minha gestão financeira

- Sempre há imprevistos financeiros ou custos extras

- A empresa tem serviços contratados que não usa, ou são dispensáveis

Para enfatizar a importância da gestão financeira, memorize isso: Todo negócio é criado para resolver problemas de pessoas e seu objetivo primário é obter lucro através de suas atividades.

Marketing dos desesperados

A maioria das empresas brasileiras decide investir em marketing quando está "mal das pernas". Eu sei, sou diretor de marketing e tenho agência desde 2009. Isso acontece historicamente, os empresários têm ciência da necessidade de investir em marketing, mas o comportamento continua, sistematicamente.

Num país em que as crises são subsequentes, os clientes começam a debandar e as contas apertam, os empresários entram em desespero e como se fosse a ação de "último fôlego", resolvem fazer marketing e esperam um milagre da multiplicação.

A essa altura, as contas já estão apertadas e não existe verba para marketing.

Nessa fase, o empresário precisa contratar um profissional ou agência de marketing com urgência e acaba fazendo um péssimo negócio, o que prejudica mais ainda o cenário. Além do erro em querer atribuir toda a responsabilidade das suas vendas ao marketing, acreditando que há um milagre possível.

Como anda seu marketing? Através da minha consultoria, seus objetivos se tornam claros, são desenvolvidas novas estratégias e multiplicadas as chances positivas do seu negócio. Entre em contato pelo site heberlourencao.com e solicite uma proposta sem compromisso.

Inovar é diferente de inventar

Inovar e inventar são coisas que andam em paralelo, mas são diferentes. Pude acompanhar muitas empresas que tentam inventar produtos, serviços e melhorias, que acabam por fracassar após essas mudanças radicais.

Segundo Fernando Seabra, especialista em startups e inovação, mais de 42% das startups "quebram" porque inventam produtos que não são desejados pelos consumidores. Isso, na minha visão de especialista, significa que quase todas as empresas não ouvem seu público para entender o que realmente desejam.

Inovar é melhorar e otimizar o que já é bom. Mas isso não significa abandonar o que já funciona, nem mudar totalmente e descaracterizar até mesmo a atividade principal da empresa.

O típico inventor cria algo a partir de suas próprias ideias, sem ouvir/testar se o mercado deseja esse produto. Então, passa-se por vendedor chato na tentativa de "empurrar" seu produto/serviço, além de investir muito tempo e dinheiro tentando vender.

Esse é um erro fatal, não o cometa. Não há marketing que consiga vender o que ninguém quer e muitos acabam apelando por enganar o consumidor na tentativa de obter lucro, ou criando comunicações persuasivas que encantam o consumidor, mas onde o produto não faz jus à promessa.

Networking às traças

Se existe uma ação que pode realmente potencializar seus resultados, é o networking. Essa é uma competência nos relacionamentos de negócios da qual sempre procuro me especializar, pois se tornou obrigatória e sempre rende ótimos frutos.

Vejo que muitos empresários abandonados às traças, que não têm a menor ideia do potencial do networking (ou acham que têm) e desconhece as técnicas corretas para fazê-lo.

São aprendizados que se encontram em bons livros, em cursos e principalmente, em pessoas. Modelar pessoas de sucesso e bem relacionadas é fundamental para desenvolver um círculo de relacionamentos que resulta em negócios de qualidade.

Vamos fazer networking? Fale comigo no instagram.com/heberlourencao

Multitarefa e falta de foco

Sou capaz de apostar que você, que me lê agora, tenta fazer tudo dentro do seu negócio. E o pior: ao mesmo tempo.

Segundo Christian Barbosa, mentor em produtividade, existe uma grande diferença entre ser produtivo e ser multitarefa. Quando tentamos fazer tudo, acabamos não tendo foco, os resultados são fracos ou nulos e nos priva de grandes conquistas.

A produtividade é uma disciplina incrível, que falta à maioria dos pequenos e médios empresários que fazem disso um estudo secundário ou mesmo a desconhecem, tornando-os "faz-tudo" que não cumprem com seu verdadeiro papel: pensar.

É aceitável que todo empreendedor tem sua fase de multitarefa enquanto desenvolve seu negócio. Entretanto, seguindo o fluxo ideal, é obrigatório prosperar e delegar, criar hierarquia e fluxo de informações. Do contrário, não há desenvolvimento.

Uma frase que sempre digo: escale seu negócio, ou ele escalará em você.

Gostaria de multiplicar seus resultados?

Quero convidar-lhe a acessar o site heberlourencao.com, onde você pode aprender muito mais sobre marketing, negócios, empreendedorismo e todos os assuntos que contextualizam com esse cenário.

Aguardo seu contato, vamos fazer negócios!

Website: https://heberlourencao.com

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