PUBLICIDADE

DINO

Encontro de auditores discutirá desafios e oportunidades profissionais

5 ago 2016 - 11h51
Compartilhar
Exibir comentários

A 5º edição do Encontro de Auditores tem como foco a discussão dos principais desafios e oportunidades da atividade e do papel do auditor, bem como promover a atualização técnica com apresentações de especialistas nacionais e internacionais.

Entre os temas a serem abordados estão: As certificações atuais do Registro de Auditores Certificado (RAC); A importância da qualificação da equipe auditora nos resultados das auditorias; Cuidados ao Auditar os novos Sistemas de Gestão; Como auditar a nova versão 2015 da ISO 9001 diante da perspectiva de sistemas sem documentação física (em papel)?: Certificação compulsória e voluntária de auditores e sua importância para a construção da credibilidade do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Auditoria (interna) agregando valor ao negócio; Os Estágios de Maturidade do Processo de Auditoria de Sistemas de Gestão e sua Contribuição para a Gestão de Riscos e para a Compliance. O Encontro termina com uma mesa-redonda A nova versão da ISO 9001 versão 2015.

Para Rufino Teles, consultor da Abendi e palestrante no evento, o Encontro de Auditores "é uma excelente oportunidade de atualização de conhecimento, de troca de experiências com colegas e palestrantes, além de um espaço propício para trazer sugestões para a prática cotidiana da atividade".

Sobre o RAC - Um sistema da qualidade pode trazer uma evolução significativa na organização, por meio da padronização e formalização de atividades. Pode, além disso, proporcionar um avanço gradual da organização como um todo como resultado de melhorias contínuas.

O RAC (Registro de Auditores Certificados) foi criado em 1998 com a função de preencher, uma lacuna existente no Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC, no que tange à certificação de auditores de sistemas de gestão e atua, há aproximadamente dez anos, como o Organismo Certificador de Pessoas acreditado pelo Inmetro nessa área.

O RAC é parceiro do Ministério do Meio Ambiente, e tem responsabilidade na certificação de Auditores de Sistemas de Gestão e Auditores Ambientais, conforme dispõe a Resolução CONAMA 306 de 2002.

Sobre o Conaend&IEV2016 - Os últimos avanços tecnológicos e os principais temas de pesquisa focados em aprimorar a rotina operacional das empresas serão apresentados no maior evento brasileiro sobre End&Inspeção: ConaEnd & IEV 2016 (Congresso Nacional de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), que acontecerá na cidade de São Paulo, Brasil, entre os dias 22 e 25 de agosto. O objetivo do evento é estabelecer uma sinergia entre a comunidade técnica e a Indústria, divulgando novos produtos e serviços capazes de aumentar a produtividade, reduzir riscos de acidentes e, consequentemente, minimizar os custos.

Entre as novidades, destacam-se a realização do FRIM, Flexible Riser Integrity Management visa reunir estes diferentes agentes, apresentar um panorama sobre essas estruturas, identificar os desafios de gerenciamento da integridade de risers flexíveis e promover uma ampla discussão entre especialistas de todo o mundo e a criação de um Lounge interativo para simuladores, um espaço na área de exposição que agrupará empresas de softwares e simuladores.

Sobre a Abendi - Voltada à difusão das atividades de Inspeção e Ensaios Não Destrutivos (ENDs), preservando a vida e o meio ambiente, a Abendi mantém parcerias com entidades e empresas para disseminar o uso de ENDs, técnicas indispensáveis na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção. Entre elas estão a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Petrobras, o Senai, Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia - CEFET/BA, entre outras.

Além disso, a associação também possui acordos e convênios de cooperação técnica com instituições dos seguintes países: Alemanha - DGZfP, Argentina - AAENDE, Austrália - AINDT, Áustria - OgfZP, Bélgica - BANT, Canadá - CSNDT, China - ROCSNT, Coréia do Sul - KSNT, Espanha - AEND, Estados Unidos - ASNT, França - COFREND, Hungria - GTE, Índia - ISNT, Inglaterra - BInstNDT, Itália - AIPnD, Jamaica - JSNDT, Japão - JSNDI, Noruega - NSNDT, Romênia - AroEnd, Rússia - RSNTTD, Uruguai - AENDUR e Venezuela - ASOVEND.

A Abendi também é acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, como Organismo de Certificação de Pessoal - OPC-002, conforme a Norma ISO 17024, para a qualificação e certificação de pessoal em END, baseada nos critérios da Norma ISO 9712. Credenciada, desde 2003, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como Organismo de Normalização Setorial (ONS-58), para a elaboração de normas de END; e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para trabalhar como instituição de Pesquisa & Desenvolvimento P&D, nas áreas de interesse da indústria petrolífera e também é acreditada pela ANP desde 2013 como Certificadora de Conteúdo Local.

A associação ainda é reconhecida como Entidade Tecnológica Setorial (ETS), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para a gestão tecnológica na área de END e pela European Federation for NDT (EFNDT), por meio do Mutual Recognition Agreement (MRA). Desde 2006, é qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade