PUBLICIDADE

Encerram Terça-Feira (22) inscrições para Pronatec como oportunidade de emprego e renda

22 ago 2017 - 10h13
Compartilhar
Exibir comentários

As inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foram prorrogadas e devem se encerrar Terça-Feira, 22 de agosto. O programa oferece bolsas de estudo para o ensino técnico para a capacitação de profissionais. Ao todo, mais de 500 mil vagas de cursos técnicos e de formação continuada serão disponibilizadas aos interessados.

Foto: DINO

O programa, criado pelo Governo Federal em 2011, possui o objetivo de aumentar e espalhar a oferta de cursos para formação técnica e fomentar o desenvolvimento tecnológico do Brasil. Os principais beneficiários do programa são jovens, trabalhadores e beneficiários dos principais programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida.

Somente entre o período entre 2011 a 2014, mais de 8,1 milhões de inscrições foram realizadas, em mais de 4.300 municípios de todo o território nacional, de acordo com dados do Portal do Ministério da Educação. Para atender a toda essa demanda, o Governo construiu mais de 400 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Os interessados em participar devem ter acima de 15 anos de idade completos no ato da inscrição. As aulas são gratuitas para os alunos matriculados, e oferecidas tanto na modalidade de educação a distância (EAD) quanto presencial. As aulas devem iniciar já no dia 28 de agosto.

Os cursos são divididos em duas categorias: os de qualificação profissional, para trabalhadores, que possuem duração de 3 a 6 meses e carga horária que varia de 160h a 400h dependendo do curso, e os cursos técnicos profissionalizantes, com duração de 1 a 3 anos e carga horária de 800h a 1200h. Para realizar a inscrição em curso técnico profissionalizante, é necessário estar matriculado ou comprovar a conclusão no ensino médio. Para consultar a relação completa dos cursos e locais onde serão oferecidas as vagas, consulte o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e o Guia Pronatec de Cursos FIC, para os cursos de capacitação profissional.

Os cursos oferecidos abrangem mais de 500 diferentes áreas para capacitação profissional, com destaque para as áreas ligadas à administração e operacionais, como inspetor de qualidade ou representante comercial. Os interessados em se matricular devem acessar o portal do Ministério da Educação (MEC) e procurar pelo link de inscrição no Pronatec . O prazo é até às 23h59 do dia 22 de agosto.

O aluno interessado também poderá pesquisar diretamente nas escolas técnicas de sua região quais os cursos e vagas disponíveis para inscrição. Os cursos são oferecidos através dos Institutos Federais e das unidades do Senai e do Senac.

O Pronatec é destaque na educação brasileira como uma alternativa ao ensino superior. Apesar do ensino universitário ser mais prestigiado, existe uma crescente procura por profissionais com capacitação técnica, devido a crescente especialização do mercado de trabalho. Além disso, o ensino técnico assegura uma carreira com média salarial superior à do estudante com apenas a formação no ensino médio.

Website: http://pronatec2018.net/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade