PUBLICIDADE

DINO

Empresas de call center: como fazer uma cobrança efetiva

Uma cobrança feita de maneira errada pode colocar à prova a imagem de uma empresa de cobrança, gerando zero retorno.

22 nov 2019 - 17h28
(atualizado às 18h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O processo de compra e venda movimentam o mercado e permitem que a economia "gire". No entanto, nem sempre essa ação é um sucesso e, às vezes, leva as pessoas à inadimplência. Mas, então, como uma empresa deve proceder na hora da cobrança?

Foto: DINO / DINO

Segundo o SPC - Serviço de Proteção ao Crédito, o percentual de inadimplentes no Brasil segue em alta e atinge mais de 63 milhões de pessoas, o que representa 40% de toda a população do país.

Há diversos motivos pelos quais as pessoas deixam de pagar suas dívidas, e uma razão clássica é a falta de educação financeira, uma vez que as pessoas não sabem utilizar as modalidades de compra facilitadas, como o cartão de crédito, por exemplo, na qual as compras são parceladas.

O brasileiro ainda desconhece sobre como administrar suas finanças, e compra mais do que pode pagar, esquecendo-se que, muito em breve, terá de quitar a dívida feita.

Essa falta de administração gera juros e taxas que, se não forem bem gerenciadas, viram a famosa "bola de neve".

Outro fator que, atrelado à falta de educação financeira agravou o percentual de inadimplentes, foi a crise econômica enfrentada pelo país, deixando milhares de cidadãos desempregados e impossibilitados de pagar o que deviam.

Por que é importante saber cobrar?

As pessoas se tornam devedoras por diversos motivos, mas é fato que ninguém se torna propositadamente. Assim, para a Top Use , a cobrança deve ser feita com cuidado, para que a parceria entre cliente e empresa, seja preservada e de forma saudável.

Uma cobrança feita de maneira errada pode colocar à prova a imagem de uma empresa de cobrança, gerando zero retorno.

4 dicas para cobrar com eficiência

1 - Cuidado com a abordagem

A abordagem durante uma cobrança demanda que a empresa mantenha a postura, para que a ação seja realizada com ética e, portanto, obtenha um resultado eficaz, em vários sentidos.

É necessário utilizar um tom de voz adequado e uma linguagem suave, quase que eufêmica, para que o devedor não se sinta coagido.

2 - Facilite o pagamento

Vale ressaltar que as empresas encontrem formas de ajudar o devedor a quitar sua dívida. Afinal, é interesse de ambas as partes que o pagamento seja feito.

A empresa precisa ter ciência de que ela também tem um papel importante para a quitação de uma dívida, e precisa tomar iniciativas coerentes para que, de fato, isso ocorra.

3 - Cuidado com o número de cobranças

É fundamental que a cobrança seja feita com certa constância, mas é preciso tomar cuidado para que não vire algo tão insistente que gere danos físicos, materiais e psicológicos para o devedor. O ideal é criar um cronograma equilibrado.

4 - Invista em uma estrutura de cobrança

Para recuperar o crédito de devedores, é importante que passos importantes sejam seguidos como:

Notificação;

Cobrança;

Negociação;

Acompanhamento;

Todos esses passos precisam ser feitos com certa postura, para que, com ética, conflitos com os clientes não sejam gerados. Dessa forma, é interessante investir em uma estrutura de cobrança com uma equipe bem treinada e munida de equipamentos de apoio.

Os equipamentos para comunicação de voz da Top Use são ideais para facilitar e agilizar o contato da equipe de atendimento com os clientes. Comunicação nítida, sem distorções e com o acompanhamento dos supervisores é a diferença que sua empresa precisa para realizar o processo de cobrança de maneira efetiva.

Website: http://www.topuse.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade