PUBLICIDADE

DINO

Empresa de cibersegurança divulga previsões de TI para 2019

Lei GDPR indica que o mercado tem de estar preparado para as novas mudanças tecnológicas, visando a segurança de todos os dados trafegados

30 jan 2019 - 16h32
Compartilhar
Exibir comentários

O mercado de TI viveu um ano intenso, cheio de mudanças com a nova regulamentação de proteção de dados, desenvolvimento de tecnologias disruptivas e crescimento significativo de empresas migrando seus dados para nuvem. A Netskope, fornecedora de soluções para segurança na nuvem, prevê para 2019 uma movimentação ainda maior no comportamento das organizações em relação à adoção da nuvem, com a preocupação de reforçar a segurança para adotar novas plataformas.

Em maio de 2018, entrou em vigor a legislação de dados europeia, conhecida como GDPR (https://bit.ly/2UtpUN7) (General Data Protection Regulation) e neste ano, os analistas devem observar como será o retorno do investimento nesse programa. Merecem destaque os artigos 40º e 42º que incentivam, respectivamente, a elaboração de códigos para que as organizações estejam em conformidade com a nova legislação e a adoção de um mecanismo de certificação de proteção de dados. Diversas associações globais, como a Cloud Security Alliance (CSA) (https://bit.ly/1GVw2SI), estão pressionando para que esses códigos sejam oficialmente reconhecidos ao longo do ano, e isso irá impactar na forma como as empresas escolherão um provedor de serviços na nuvem. No Brasil, também há uma certa urgência para que as empresas se preparem e estejam em conformidade.

Segundo a Netskope, haverá um impulso contínuo para simplificar programas de segurança na nuvem por meio de automação como, por exemplo, o desenvolvimento de recursos para automatizar a configuração de IaaS (sigla em inglês para infraestrutura as a Service), detecção e proteção a partir de machine learning e avaliação automatizada dos termos de serviço de provedores de serviços na nuvem.

A Internet das Coisas (IoT) ainda será tendência, mas nesse novo ano o foco maior será a conectividade na nuvem e, principalmente, soluções para garantir a segurança da infraestrutura neste ambiente, que é o grande alvo dos ataques. Os dispositivos deixam a linha de frente da IoT para que a atenção do mercado se volte aos pontos principais de proxy de conectividade na nuvem, dados pessoais, financeiros e de localização transmitidos e, claro, a eficácia da plataforma utilizada.

A competitividade das plataformas Amazon, Google e Microsoft também deve ficar ainda mais feroz ao longo deste ano, seguindo um ritmo avançado de inovação, recursos, custo, suporte e disponibilidade geográfica.

A transformação digital continuará brilhando em 2019 com a segurança cibernética. Toda a parte de administração dos negócios está sendo digitalizada, pois ainda hoje muitas empresas utilizam uma abordagem de segurança tradicional, sem levar em conta que a nuvem opera em uma escala completamente diferente dos mecanismos tradicionais de segurança.

"Diante desse cenário, acredito que ao longo deste ano será mais econômico adotar a nuvem mirando tanto a transformação digital quanto a segurança, já que os provedores de serviços oferecem agilidade e pacotes de atualizações mensais para seus softwares. Ao adotar uma mentalidade "cloud-first", as empresas estarão preparadas para o futuro e serão capazes de operar com muito mais eficiência do que com as tradicionais soluções on-premise", afirma Alain Karioty, diretor regional de Vendas da Netskope para a América Latina.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade