PUBLICIDADE

Empreendedorismo impulsiona crescimento de franquias em 2021

A busca por franquias entre os jovens dobra no último ano, segundo a ABF.

11 jan 2022 - 09h24
Compartilhar
Exibir comentários

Pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revela que o volume de buscas feitas por jovens para montar franquias dobrou no último ano. Passou de 10,2% em março de 2020 para 21,3% em maio de 2021.

Foto: Freepik / DINO

O aumento pode indicar uma preferência dos jovens por abrir seu próprio negócio ao invés de atuarem no mercado tradicional como empregados. É consenso que os brasileiros possuem no "sangue" uma aptidão ao empreendedorismo, e a franquia é uma oportunidade para quem quer ter seu próprio negócio e não quer correr o risco de construir algo sozinho e do zero.

Com a mudança no comportamento e dinâmica de trabalho causada pela pandemia, um dos modelos procurados é a franquia de consultoria empresarial, que possibilita trabalho remoto. Um dado relevante que reforça o potencial do setor de consultoria é que, segundo o Sebrae, somente no primeiro semestre de 2021 foram abertos 2,1 milhões de novos pequenos negócios no Brasil.

Consultoria empresarial online

Recentemente, uma pesquisa feita com consultores pelo Laboratório da Consultoria, apontou que cerca de 80% das consultorias são empresas de apenas um consultor e o trabalho remoto já representa 61,6% em todo o país.

Kleber Amora, CEO da Berrytech, empresa de consultoria de Curitiba, comenta sobre os benefícios que o formato online trouxe para a empresa: "Existem muitas consultorias tradicionais que trabalham de forma presencial, o que sempre nos incomodou nesse formato foi o custo alto e a morosidade na entrega dos resultados para empresa contratante. Foi isso que nos motivou desenvolver um modelo 100% online, o que permitiu escalar a operação de qualquer lugar e por um custo muito acessível às empresas, principalmente pelo fato de o consultor franqueado poder trabalhar em home office e não ter custos com deslocamento e hospedagem".

Uma das recentes mudanças que contribui para a adoção dos serviços online é que, de acordo com o levantamento feito pelo Sebrae, em parceria com a FGV, sete em cada dez micro e pequenas empresas se digitalizaram desde o início de 2020 e essa necessidade acabou aumentando as oportunidades de expansão dos formatos online.

Oportunidade para empreender

As franquias são opções para quem quer iniciar um negócio próprio com processos e mercado validados. Além de receber todo o treinamento e capacitação para gestão da franquia. Em algumas franquias todo o processo acontece também de forma online e com baixo investimento na taxa de franquia, o que torna acessível a entrada de novos franqueados.

Ainda segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do setor teve variação positiva de mais de 48% no 2º trimestre de 2021 em comparação com igual período de 2020. O que mostra a solidez do setor de franquias mesmo em condições adversas de mercado.

Outro ponto abordado por Kleber é que os franqueados não são somente números, são peças-chave para o crescimento do empreendedorismo no Brasil : "Os consultores franqueados são fundamentais na estratégia de democratizar o acesso à informação às pequenas empresas e desta forma contribuir com a sua evolução. Nossa expectativa na Berrytech, inclusive, é formar 40 novos franqueados este ano e priorizar o desenvolvimento deles", comenta.

Para mais informações, basta acessar: https://berrytech.com.br/franquia

Website: https://berrytech.com.br/franquia

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade