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DINO

Empreendedorismo e inovação: startups revolucionam o mercado e geram novas oportunidades

Startups surgiram com novas ideias e soluções inovadoras focadas no setor de viagens e mudaram a forma como viajamos.

24 set 2019 - 16h19
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Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitas pessoas e, entre as novas gerações, esse desejo é ainda maior. Grande parte dos jovens tem como meta de vida se tornar empreendedor. E essa motivação vem de fatores como autonomia para tomar decisões, flexibilidade de horário e identificação com o negócio, além da busca por realização e reconhecimento. 

Foto: Bonitour Tecnologia / DINO

No Brasil, 39% da população economicamente ativa é dona do próprio negócio. Esse número foi revelado pelo estudo da consultoria McKinsey, realizado em parceria com o evento Brazil at Silicon Valley. Segundo dados da consultoria, os resultados apontam um crescente potencial do ecossistema empreendedor brasileiro.

Dados da última pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) publicada no Brasil pelo Sebrae, concluiu que a taxa de empreendedorismo da população adulta brasileira aumentou um total de 20%, desde 2009. Acompanhando o crescimento do número de empreendedores, está o surgimento de novos modelos de negócio. Nesse cenário, as startups se proliferam em velocidade exponencial nos mais diversos segmentos.

Mas, o que é uma startup?

Por definição, startup é um empreendimento inovador com dois fatores essenciais: ser repetível e escalável. Geralmente, as startups utilizam tecnologia e modelos de negócios diferenciados e podem apresentar ferramentas para diversos setores como saúde, educação, mobilidade urbana ou finanças, por exemplo.

Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a quantidade de startups cadastradas na associação dobrou entre 2012 e 2017, indo de 2519 negócios para 5147. Hoje, já são mais de 12 mil empresas seguindo esse modelo, conforme indicado pela Startupbase.

A maior parte dos hubs de inovação está nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco. Já os negócios inovadores se concentram nos setores de serviços (16,2%), telecomunicações (11%), fintechs (8,8%), saúde (8,2%) e varejo (7,5%).

Inovação no turismo

O turismo é um segmento que vem sendo diretamente impactado pela transformação digital. A tecnologia facilitou e intensificou a interação entre o turismo, os destinos e os negócios do setor. Startups surgiram com novas ideias e soluções inovadoras focadas no setor de viagens e mudaram a forma como viajamos. 

Depois de anos atuando como uma agência de viagens, a Bonitour Viagens e Turismo apostou na tecnologia para remodelar o negócio. A empresa inovou ao aliar a expertise conquistada em Bonito/MS ao uso de recursos tecnológicos para se transformar em uma startup.

Atualmente, a Bonitour promove soluções para o mercado de turismo, com foco em ecoturismo e turismo de aventura. Entre as inovações apresentadas está o Roteiro Fácil, uma plataforma de e-commerce que facilita a vida do turista oferecendo autonomia e comodidade na hora de montar a viagem.

Segundo relatório do Sebrae, em 2017 os brasileiros realizaram 1 bilhão de buscas relacionadas com turismo e 56% delas foram feitas pelo smartphone. De olho nesse cenário, a startup expandiu sua área de atuação e mantém um polo de tecnologia e inovação em Florianópolis/SC com equipes especializadas em soluções tecnológicas para o segmento de turismo.

Tendências e oportunidades 

A inovação em turismo, apesar de ser um desafio, é uma grande oportunidade. Uma das apostas para o setor é o undertourism, ou seja, o turismo em lugares não convencionais. Atualmente, governos, empresários e comunidades já investem no desenvolvimento de regiões com potencial turístico.

O Índice de Competitividade de Viagens e Turismo, divulgado a cada dois anos pelo World Economic Forum, considera um conjunto de fatores que influenciam no turismo, divididos em ambiente favorável, políticas e condições de viagens e turismo, infraestrutura, e recursos naturais e culturais. De acordo com o estudo, o Brasil está na 27ª posição geral, com destaque para recursos naturais e culturais.  Isso mostra a oportunidade de desenvolver o undertourism nas áreas de ecoturismo e turismo cultural.

Além de desenvolver regiões turísticas pouco conhecidas, o undertourism apresenta oportunidades para a abertura de novos negócios. Para isso, o empreendedor pode utilizar algumas estratégias: investir em redes sociais para a divulgação do destino, trabalhar em conjunto com a comunidade local e estimular a proteção ambiental.

Um relatório do Sebrae/SC aponta algumas características do público que procura um destino não convencional:

  •         Fugir de destinos muito lotados;
  •         Gastar menos ou ter um melhor custo benefício;
  •         Buscar novas experiências;
  •         Realizar um turismo sustentável;
  •         Conhecer a cultura local.

Para cidades que já apresentam um intenso fluxo de turistas (overtourism), há a possibilidade de criar novos produtos e roteiros turísticos, com o objetivo de desviar e/ou distribuir o fluxo ao mesmo tempo que contribui para gerar novos empregos e mantém a atratividade do lugar.

Website: http://www.bonitour.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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