4 eventos ao vivo

Em tempos de contas altas de luz, energia solar pode ser importante aliada na economia

Conta de luz ficou em média 9,2% mais cara no período de isolamento social

28 jul 2020
11h20
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Durante o período de isolamento social o valor da conta de luz da maioria dos brasileiros acabou sofrendo um aumento, afinal, as pessoas têm ficado mais em casa o que acarreta em mais consumo de energia elétrica. Um levantamento feito pela Enel Distribuição Goiás mostra que houve um aumento de 9,2% no consumo apenas no mês de abril.

Foto: DINO / DINO

"Ao contrário do que a gente observa na indústria e no comércio, que fecharam as portas e, portanto, praticamente deixaram de consumir energia, nas casas a situação é inversa para grande parte dos clientes. Famílias que antes passavam o dia fora, agora estão reunidas em suas casas. O ar-condicionado e a televisão ficam mais tempo ligados, o trabalho é realizado de casa, a geladeira é aberta toda hora. Tudo isso tem um reflexo imediato no valor da conta de energia", explica a responsável de Operações Comerciais da Enel, Alessandra Kozlowski.

Algo semelhante no estado de São Paulo, onde a EDP distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte paulista, que por meio de um levantamento realizado pela Companhia em abril também detectou um aumento médio no consumo das residências da área de concessão de cerca de 9%, em relação ao mesmo período de 2019.

"Além de as famílias estarem passando mais tempo em casa, por trabalharem em home office ou devido ao isolamento social, estamos passando por dias de baixa temperatura. Sabemos que nos dias mais frios as pessoas mudam os hábitos de consumo e, principalmente, aumentam o tempo do banho e a temperatura do chuveiro, o que pode refletir no consumo total da casa", explica o gestor executivo de relacionamento da EDP, Roberto Miranda.

Energia Solar pode ser importante aliado na redução de custos

Um modelo comprovadamente mais econômico, o sistema de energia solar pode fazer com que uma conta normal de luz possa ter um desconto de até 95%. A energia solar é gerada nos painéis fotovoltaicos, que convertem a irradiação da luz do sol em energia elétrica. Em seguida, a energia passa pelo inversor, equipamento que a transforma imediatamente em energia pronta para o consumo.

Durante o dia, os painéis solares geram a energia, que pode ser usada para abastecer qualquer aparelho elétrico. Se o sistema fotovoltaico produzir mais energia do que foi usada, o excedente será enviado para a rede elétrica da concessionária, gerando créditos solares. Já em momentos em que o sistema não está gerando energia, como à noite, o consumidor estará usando eletricidade da rede. Nesses momentos, os créditos são usados para abater o gasto. No final do mês, a conta de luz será o resultado da diferença entre a energia produzida e a energia consumida.

A residência do médico José Armando Righetto, da cidade mineira de Passos é um exemplo que a energia solar alivia e muito o bolso na hora de pagar a conta de luz. Segundo ele, em tempos de casa cheia, o gasto com energia elétrica era muito alto. "Quando foi projetada minha casa, deveríamos ter pensado mais em sustentabilidade, quando minha família toda está aqui, filhos e netos, minha conta de luz chegou a custar quase R$ 650,00. Depois da instalação do nosso sistema de energia solar Solarprime eu estou pagando uma taxa mínima de R$ 72,00 por mês.

O médico ainda lembrou que mesmo com o custo da compra do sistema, o negócio continua muito vantajoso, pois o valor que normalmente ele pagaria em sua conta, com o sistema já funcionando em sua residência, ele paga o financiamento.

"Hoje está ainda mais fácil, pois existe várias formas para financiar o sistema, e depois que você termina de pagar, é só economia, o aparelho é seu", lembrou o Dr.Righetto.

Financiamento

A Solarprime personaliza todos os seus projetos, de acordo com a necessidade do cliente. A empresa que é líder no mercado oferece uma linha de financiamento com o primeiro pagamento apenas em 90 dias (o consumidor já estará economizando em sua conta de luz, antes do primeiro pagamento) parcelando em 120 vezes.

Solarprime

A Solarprime é a maior rede de franquia de energia solar fotovoltaica do Brasil e está presente em 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.  A empresa, sediada em Campinas (SP), segue expandindo-se e já atingiu a marca de maior rede com número de unidades instaladas. O crescimento médio é de cerca de 139% ao ano. 



Website: https://www.solarprime.com.br/

Veja também:

A igreja que conecta fiéis a Deus com a ajuda do álcool
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade