PUBLICIDADE

DINO

Em Salvador, líderes comunitários falarão aos profissionais do saneamento sobre a visão da comunidade durante evento nesta sexta-feira, dia 19

17 mai 2017 - 16h57
Compartilhar
Exibir comentários

O Simpósio de Gestão de Saneamento Ambiental em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental, que será promovido em Salvador, nesta sexta-feira, 19 de maio, irá inovar na troca de experiências para a melhoria da gestão, com a participação de dois líderes comunitários de São Paulo, que falarão aos profissionais do Saneamento do encontro sobre a visão da comunidade. Realizado pela Câmara Temática de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES, com apoio da ABES-Seção Bahia, o encontro reunirá representantes de empresas de saneamento, prestadoras de serviço e do Banco Mundial para discutir os desafios e casos de sucesso de operacionalização dos pilares do saneamento ambiental - água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos - em áreas de risco e baixa renda. Serão apresentados e discutidos entre os presentes experiências e programas bem sucedidos nesta área.

Os líderes comunitários Virginia Placidina Luiz Fontoura e Roberto Batista da Costa contarão suas experiências durante a mesa redonda "A visão da Comunidade - uma análise de como os programas poderiam trazer resultados ainda melhores dentro das áreas de atuação das concessionárias" (veja a programação completa: http://www.abes.locaweb.com.br/XP/XP-EasyPortal/Site/XP-PortalPaginaShow.php?id=926

"Os profissionais têm a teoria e nós da comunidade vemos como se passa na prática. Teoria e prática nem sempre caminham juntas. Quero levar pra eles as dificuldades que as pessoas enfrentam, como os problemas com pagamento, falta de entendimento sobre a ligação de água e negociação, entre outros", explica Virgínia. "Tem morador que tem dificuldade até de entender o serviço a ser prestado. Nosso trabalho é levar informação da comunidade para a concessionária e da concessionária para a comunidade."

Na visão de Roberto, a palestra será importante para mostrar o convívio com a comunidade e a real situação dos moradores. "Os menos favorecidos não têm condições financeiras nem informações sobre a importância do saneamento pra saúde das pessoas, a importância de ter água tratada e serviços de esgoto. Espero contribuir com os profissionais do Simpósio sobre essas dificuldades. Estou muito feliz em participar, é uma nova experiência pra mim."

Para Juliana Almeida Dutra, diretora de Projetos da Deep - Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas e Clientes, umas empresas que atuam no Programa Se Liga na Rede, palestrante no simpósio e coordenadora adjunta da Câmara Temática, a participação dos líderes comunitários será um marco para o setor. "Poucas vezes eles têm a oportunidade de olhar para projetos em que são o foco principal. O que estamos tentando é dar voz à comunidade para melhorar as ações. É uma ação de colaboração. A partir do compartilhamento de experiências e conhecimento, queremos alcançar melhores resultados também focando no que é mais importante para a comunidade e para esses líderes."

Sobre a ABES

Com 51 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 20.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

www.abes-dn.org.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade