PUBLICIDADE

Em expansão no Brasil, nutrologia é opção para quem quer perder peso

Área da medicina contribui no combate à obesidade e também pode ajudar grávidas, atletas e até pacientes com câncer

6 set 2017 - 10h27
Compartilhar
Exibir comentários

A busca pela qualidade de vida é um tema em alta na sociedade brasileira atualmente. Seja por questões estéticas ou médicas, as pessoas vêm recorrendo a tratamentos, conselhos e orientações profissionais para terem uma rotina mais saudável. Um dos principais problemas no país tem sido o sobrepeso.

Foto: DINO

Segundo dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, a cada cinco brasileiros, um está obeso. E, neste cenário, a nutrologia surge como uma das oportunidades mais completas no país. Além de combater a obesidade, esta área da medicina, que está em expansão no Brasil, pode ser acionada por gestantes e lactantes, atletas amadores e profissionais que querem melhorar a performance, e até mesmo por pacientes com câncer, entre outros.

Um dos especialistas em nutrologia no país é Edvaldo Guimarães Júnior. Membro da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (Sobraf), o nutrólogo relata que o principal perfil dos pacientes que procuram suas clínicas nas cidades de São Paulo e Itapira (SP) são mulheres entre 25 e 55 anos, e que desejam perder peso.

"Cerca de 70% das minhas pacientes são mulheres. A grande maioria me procura com o objetivo de perder peso, mas são pessoas que não necessariamente estão obesas. Às vezes elas estão dentro do peso, mas possuem um desequilíbrio de porcentagem entre gordura e massa magra. Estimo que 70% das pessoas que me procuram querem emagrecer, outros 20% buscam a hipertrofia muscular, e o restante está dividido entre gestantes e lactantes, pessoas com problemas hormonais, ou aquelas que simplesmente buscam uma melhor qualidade de vida", explica Edvaldo Guimarães Júnior.

É comum as pessoas confundirem nutrologia com a nutrição. Ambas têm como base a orientação sobre como a alimentação e os nutrientes podem contribuir para uma vida melhor, mas há uma grande diferença entre elas. A nutrologia é uma das múltiplas áreas da medicina, assim como a oncologia, a cardiologia, entre outras. O nutrólogo investiga, diagnostica e trata doenças, e é habilitado para receitar tratamentos com remédios. Algo que o nutricionista não possui permissão.

"A nutrologia é uma área nova no Brasil, e está em franca expansão. O nutrólogo está apto a diagnosticar doenças e tratá-las com medicamentos, alimentos e componentes fitoterápicos. Para exemplificar, podemos pegar um paciente com uma dor crônica articular. Eu poderia recomendar um anti-inflamatório não esteroidal, mas posso tratar com curcumina e ômega 3, diminuindo os efeitos colaterais e aumentando a eficácia. Os diferenciais do meu trabalho são a individualização do tratamento, e a tentativa de diagnosticar a causa para tratar a consequência. Como nos casos de obesidade, por exemplo. Ela pode ter origem em uma compulsão, ou má alimentação, ou até mesmo uma doença metabólica. Essa compulsão pode ter algum fator psicológico envolvido. Então o trabalho não se resume simplesmente a receitar um remédio para emagrecer. Dificilmente faço isto", comenta Edvaldo Júnior.

Um dos diferenciais da nutrologia é a versatilidade e o amplo alcance para o tratamento das mais diversas patologias. Os especialistas da área também podem ser procurados por atletas que querem melhorar a performance esportiva, ou pacientes que estão em meio a um tratamento de câncer.

"Para os pacientes que tratam um câncer não entramos como o tratamento principal, mas de forma secundária, ajudando a pessoa a se fortalecer em meio a um período de quimioterapia, por exemplo. A nutrologia serve para qualquer pessoa. Pode auxiliar a mulher grávida no desenvolvimento do feto, ajuda o idoso a ter uma vida mais saudável, contribui para a pessoa que está estressada ou quer emagrecer. A nutrologia consegue caminhar por todas as áreas, e é recomendada para combater as mais diversas queixas em todas as faixas etárias", conta Edvaldo.

O nutrólogo, no entanto, reforça que o cenário ideal é evitar o surgimento de doenças por meio de uma alimentação regrada e saudável. Se bem utilizados, os nutrientes não somente evitam as patologias, mas são eficazes para trazer uma melhor qualidade de vida.

"Cada vez tem sido mais difícil alimentar-se bem devido à correria do dia a dia. As pessoas estão sem tempo para preparar suas refeições e se dedicarem à alimentação saudável. Elas ingerem produtos industrializados, ou então ricos em agrotóxicos. Mas, mesmo com todas essas dificuldades, ainda conseguimos traçar metas, e fazer com que as pessoas tenham um ganho monstruoso na qualidade de vida mudando alguns hábitos", explica Edvaldo.

Sobre o nutrólogo Edvaldo Guimarães Júnior

Edvaldo Guimarães Júnior é médico graduado na Universidade Estácio de Sá, pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), e membro da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (Sobraf). O nutrólogo possui clínicas nas cidades de São Paulo e Itapira.

Facebook oficial:

https://www.facebook.com/dredvaldoguimaraesjunior/

Jobs Assessoria de Imprensa

Nutrólogo Edvaldo Guimarães Júnior

Pabx: (011) 2373-5945

contato@jobsassessoriadeimprensa.com.br

Website: http://www.assessoriadeimprensapme.com.br/2017/09/01/em-expansao-no-brasil-nutrologia-e-opcao-para-quem-quer-perder-peso/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade