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Educadores do Pará levam neurociência para sala de aula

Belém sedia evento nacional de Educação no dia 2 de outubro

27 set 2019 - 01h40
(atualizado às 07h12)
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A educação passa por mudanças constantes, influenciadas principalmente pelas inovações tecnológicas e sociais, que refletem diretamente no que será exigido dos profissionais em um futuro próximo. Como o Ensino Básico prepara os alunos para enfrentar esses desafios futuros? São necessários a discussão e o pensamento conjunto para que as escolas apliquem, no dia a dia, a Educação 4.0, na qual o professor deixa de ser o protagonista e passa a mediar o desenvolvimento do aluno com foco na realidade diária e no uso ampliado de tecnologias.

É com esse intuito que professores e gestores escolares do Pará se reúnem, no dia 2 de outubro, no evento "Um Dia Positivo". Promovido pelo Sistema Positivo de Ensino, o encontro reúne 600 profissionais da região com debates sobre os temas "O uso da Neurociência na Educação", "O currículo em uma sociedade 4.0", "O profissional do futuro e os seus desafios" e "Gestão de aprendizagem". "Quando se trata de educar e mediar o conhecimento, não podemos permanecer no mesmo ponto de antes. É preciso refletir, conhecer e discutir para avançar rumo ao futuro", afirma a diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Acedriana Vogel.

Conforme dados apresentados no The Global Summit, o futuro da Educação, também chamado de Educação 4.0, baseia-se no conceito de Learning by Doing, ou seja "aprender fazendo". Esse conceito traz a ideia de que todos - principalmente quem está na escola hoje - aprenderão coisas diferentes e de maneiras diferentes, por meio de experiências, projetos, testes e muita ''mão na massa''. "Devemos estar aptos a preparar o aluno não apenas para a aprendizagem das disciplinas, mas para trabalhar conteúdos que lhe sejam significativos e façam parte da sua realidade", ressalta Acedriana.

O encontro acontece no Hotel Princesa Louçã, a partir das 8h30. Na programação, a professora e neurocientista Carla Tieppo traz o uso da Neurociência na Educação e suas vantagens para a melhora da relação aluno-professor em sala de aula e maior desenvolvimento da qualidade de ensino. Para Carla, "o educador é um 'fazedor de cérebros'. É ele quem mentora a inserção de conhecimento, que apresenta formas de se fazer escolhas e auxilia na formação intelectual e ética dos alunos - e é por isso que ele precisa entender o funcionamento do cérebro humano". A especialista ainda aborda a necessidade de oferecer mais experiências psicomotoras às crianças, reduzindo o contato com telas e aumentando as ações manuais e sensoriais.

Além dela, o economista Adeildo Nascimento fala sobre o profissional do futuro e seus desafios, expondo ideias sobre vocação e necessidades futuras de mercado. Segundo ele, "nós sempre recebemos de nossos pais uma 'receita pronta de sucesso': você estuda, se forma, arranja um emprego, trabalha e se aposenta. Mas o mundo está mudando, não vemos mais tanto essa trajetória linear. Para se adaptar a essas mudanças, é preciso saber qual a sua ocupação e qual a sua vocação - e estar preparado mentalmente para isso", aponta Nascimento.

Já o professor José Motta Filho, consultor de inovação, educador e especialista em Administração Escolar, aborda quais as melhores metodologias para ensinar estudantes cada vez mais conectados. Segundo ele, "a escola, como instituição, está no século XIX, muitos professores estão no século XX e os alunos no século XXI. É preciso ter um pouco de empatia e se colocar no lugar dos alunos, que são nativos digitais, que sentem a necessidade de interagir, de colocar a mão na massa, acessar aplicativos, entre outros".

Enquanto os gestores assistem às palestras, os professores participam do programa de cursos. O tema deste ano vai ao encontro do slogan do Sistema Positivo de Ensino: a Educação é para sempre. "São cursos voltados para o campo temático das competências no âmbito da Educação Escolar - algo muito relevante e que volta ao centro do cenário educacional em nosso país com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)", explica Joseph Razouk Júnior, diretor editorial do Sistema Positivo de Ensino. O programa de cursos possibilita aos professores conversar com seus pares de outras escolas e conectar informações da BNCC com o livro integrado, com o livro digital e com a plataforma On, presentes nas escolas conveniadas. São 5.800 horas de cursos presenciais que orientam os professores nas práticas escolares, a fim de potencializar o ensino e a aprendizagem.

Neste ano, o evento já aconteceu em Ribeirão Preto, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Rio de Janeiro, Florianópolis, Belo Horizonte e Salvador - e a última edição de 2019 está prevista em Manaus (AM). O Sistema Positivo de Ensino é o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil, presente em 1.816 escolas e atendendo quase 500 mil alunos em 974 municípios do território nacional. No estado do Pará, são 49 escolas conveniadas, sendo 11 delas na capital.

Serviço

Evento: Um Dia Positivo! Belém

Data: 02 de outubro, das 8h30 às 17h

Onde: Hotel Princesa Louçã (Av. Pres. Vargas, 882 - Campina)

Inscrições e mais informações: grupo@umdiapositivo.com.br

Programação

8:30 - Abertura do Evento

8:45 - O Profissional do futuro e os seus desafios - Adeildo Nascimento

10:15 - O Uso da Neurociência na Educação - Carla Tieppo

13:30 - Relatórios SPE: gestão de aprendizagem - Vitória Rodrigues

14:30 - Comunicando boas práticas - Marketing

15:45 - A Educação 4.0 e as Edtechs Emergentes - José Motta

17:00 - Encerramento

Website: http://www.centralpress.com.br

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