PUBLICIDADE

DINO

Dole revela estratégia de combate contra doença da banana

1 ago 2020 - 00h07
Compartilhar
Exibir comentários

A Dole Food Company anunciou hoje as últimas notícias sobre os esforços da empresa para combater a Fusarium Tropical Race 4 (TR4), doença vegetal que representa uma ameaça às bananas, uma das principais culturas alimentares do planeta.

Desde a descoberta da TR4 no norte da Colômbia no ano passado, a Dole rapidamente implementou o plano de respostaàTR4, iniciando atividades de prevenção em toda a América Latina em coordenação com autoridades locais e especialistas internacionais para conter e prevenir a disseminação da doença.

Um programa de controle trienal foi imediatamente executado em 2019 com o objetivo de garantir que protocolos de biossegurança sejam seguidos em todas as fazendas de produção de bananas da Dole e de fornecedores independentes. As normas foram desenvolvidas a partir das melhores práticas observadas em países produtores da fruta onde o controle da doença foi bem-sucedido e são revisadas e intensificadas constantemente de acordo com a instalação. A estrutura e a localização das fazendas são analisadas para aumentar a eficiência do plano de mitigação com base no risco.

Além disso, a Dole continua a compartilhar as melhores práticas com agricultores independentes e se envolver com autoridades públicas, iniciativas de partes interessadas e parceiros setoriais para garantir que nossas ações sejam coordenadas e tenham maior resposta na América Latina e demais regiões do mundo. Esses esforços exigem investimentos consideráveis e, até agora, não há comprovação de que a TR4 tenha se disseminado a partir da região na Colômbia onde foi inicialmente identificada.

"Felizmente, a disseminação dessa doença na América Latina ficou restritaàregião de La Guajira, na Colômbia, mas esta questão não é exclusiva de uma região ou produtor de banana. Ela afeta o setor inteiro e por isso precisamos estar atentos", declarou Patricio Gutiérrez, diretor de inovação em P&D da Dole Tropical Products. "O controle apenas não é suficiente. Temos de encontrar maneiras de ir além da proteção e achar uma solução sustentável para esse problema no longo prazo".

A Dole está analisando várias soluções possíveis.

Uma delas é descobrir como implementar medidas de controle biológico seguras e aprovadas que evitem a doença.

Além disso, a Dole está trabalhando em estreita colaboração com instituições de pesquisa internacionais para desenvolver uma variedade de banana resistenteàdoença por meio do aperfeiçoamento da cultura e métodos convencionais de reprodução. A empresa participa desde 2016 de um consórcio em parceria com a Fundação de Pesquisa Hondurenha (FHIA) para desenvolver variedades de banana resistentesàTR4. Embora o desenvolvimento de um novo tipo de banana através de reprodução tradicional seja uma tarefa meticulosa, a equipe de pesquisa vem apresentando importantes avanços e diversas linhagens resistentes já estão sendo avaliadas em laboratório ou em campo.

Mais recentemente, a Dole passou a colaborar com empresas de biotecnologia de precisão para desenvolver culturas imunes e se uniu, ao lado de importantes atores do setor de banana,àaliança global contra a TR4, presidida por IICA e Bayer. Independentemente dos esforços da empresa e de terceiros derem resultados, a Dole pretende participar da discussão de como tornar a solução disponível para produtores de bananas do mundo inteiro.

Sobre a Dole Food Company

A Dole Food Company, Inc. é uma das maiores produtoras e comerciantes mundiais de frutas e legumes frescos de alta qualidade. A Dole lidera o mercado em muitos dos produtos que vende e também em matéria de educação nutricional. Para mais informações, acesse www.dole.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20200731005508/pt/

Contato:

Contato nos EUA: William Goldfield

818-874-4647

william.goldfield@dole.com

Fonte: BUSINESS WIRE

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade