5 eventos ao vivo

Doenças do inverno? Para os dias de frio a dica é se cuidar

20 jun 2019
11h03
  • separator
  • 0
  • comentários

Às 12h59 do dia 21 de junho começa a estação mais fria do ano. Junto dela, insistem em chegar algumas mazelas relacionadas à saúde - gripes, resfriados, rinites, sinusites, amidalite, infecção no ouvido e tantas outras. É que, conforme o ar se resfria, ele também resseca, tornando-se carregado de partículas de poeira, fazendo com que o nosso sistema respiratório fique sobrecarregado. Entendendo que a manter-se bem informado também é uma maneira de manter uma boa saúde, a Ecco Salva traz informações para você prevenir-se e tentar não ser pego de surpresa com doenças neste inverno.

Foto: Ascom Ecco Salva / DINO

Ter uma boa saúde no inverno pode ser bem simples - a começar por se agasalhar bem nos dias mais frios, lavar bem as mãos e evitar lugares fechados e aglomerados, por exemplo. E essas e outras dicas devem ser levadas muito à sério por pessoas de todas as idades, especialmente por aquelas com mais de 60 anos e crianças pequenas (por apresentarem um sistema imunológico mais frágil), além dos adolescentes.

Todo cuidado é pouco

Começou a sentir o nariz escorrendo e a garganta arranhar? Cuidado com a automedicação! Sintomas às vezes considerados sem importância podem se agravar, principalmente se tivermos como hábito tomar remédios sem a prescrição de um profissional qualificado. A automedicação pode trazer consequências graves à saúde e o hábito pode aumentar a resistência de determinados micro-organismos e acabar inibindo a eficiência das medicações. "A automedicação pode mascarar os sinais do verdadeiro problema e prejudicar o tratamento correto", alerta o médico Juradilson de Santis Júnior, diretor-médico da Ecco Salva, em Curitiba, que esclarece outras informações importantes para atravessarmos este inverno bem:

Você sabe a diferença entre uma gripe e um resfriado?
Santis explica que o resfriado, geralmente, dura de quatro a cinco dias, mas pode se prolongar por até duas semanas. "Ele causa coriza, obstrução das vias respiratórias, febre baixa, espirros e dor de garganta", diz. Já a gripe é causada pelo vírus influenza e, além dos sintomas do resfriado, causa febre alta e abrupta, dores no corpo e fadiga. "A gripe pode ainda provocar complicações se não for diagnosticada e tratada corretamente", alerta.

Embora sejam doenças diferentes, gripes e resfriados têm sintomas semelhantes e são bastante comuns no inverno. Para se prevenir, é aconselhável lavar bem as mãos e o nariz, evitar aglomerações e tomar a vacina anual (no caso da gripe).


Tempo frio x problemas de pele
Algumas doenças da pele também se manifestam nesta época do ano, principalmente por conta da falta de hidratação adequada. Portanto, tomar água também é muito importante para a camada de gordura que reveste a pele. "O ressecamento danifica essa barreira protetora, abrindo caminho para inflamações e infecções", diz Santis. Dermatite seborreica, atópica e psoríase são algumas delas.

Fique atento

Nariz entupido, coceira na garganta, tosse insistente. Geralmente não damos a importância necessária para estes sintomas, que podem evoluir para uma gripe ou até para situações mais graves, como uma pneumonia. A congestão nasal, por exemplo, pode ser sanada com o hábito de lavar as narinas com soro fisiológico diariamente e a tosse, com o consumo ideal de água. Então, fique ligado! Neste inverno, independente da sua idade, para evitar problemas de saúde atente:

:: Lave sempre as suas mãos: Este é um habito de higiene essencial em qualquer época do ano, mas, no período de frio ele deve ser mais frequente.
:: Beba muita água: Nesta época do ano sentimos menos necessidade de consumir água. Pouca hidratação é sinônimo de risco de má circulação sanguínea, problemas respiratórios, infecções e ressecamento da pele. O ideal é fazer a seguinte conta: 1/3 (um terço) do seu peso é o número ideal de litros d'água que deve ser consumido diariamente.
:: Mantenha a sua casa limpa: A higiene do ambiente em que vivemos é muito importante para a nossa saúde - no inverno e em qualquer outra estação do ano. Especificamente na época mais fria, é muito válido manter a casa livre de poeira e de ácaros para, assim, evitar problemas alérgicos e respiratórios.
:: Cobertores e roupas bem lavados: Lave e seque ao sol as roupas de frio guardadas no armário antes de usá-las. O mesmo vale para cobertores e edredons. Assim, os ácaros e fungos ficarão longe de provocar possíveis quadros alérgicos.
:: Mantenha uma boa circulação de ar: Evitar ambientes fechados é uma das máximas a ser seguida nesta época do ano. Manter as janelas de casa abertas é uma forma de diminuir a proliferação de vírus, ácaros e bactérias.
:: Evite aglomerações: Nem sempre é fácil evitar locais com muita gente (como no transporte coletivo e os shoppings, por exemplo). Mas, quanto menos você puder frequentar ambientes assim neste período, melhor. Neles, as chances de transmissão de gripes, resfriados e outras doenças relacionadas ao inverno se multiplicam.



Website: http://www.eccosalva.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade