PUBLICIDADE

DINO

Documentário aborda a história de casa de atendimento em São Paulo

Não é apenas uma história, mas um convite a refletir sobre amor, fraternidade e ajuda mútua.

24 nov 2020 - 13h07
(atualizado às 15h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Acolher. Na visão de todos os envolvidos é a palavra que resume o Arsenal da Esperança, casa de acolhimento fundada em 1996 por Ernesto Olivero e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. Localizado nas instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes, em São Paulo, o Arsenal recebe diariamente uma média de 1.200 homens que se encontram em estado de vulnerabilidade.

Foto: DINO / DINO

Em 2020, com pandemia de COVID-19, o Arsenal volta a cumprir o papel que a Hospedaria de Imigrantes tinha em sua função inicial diante das doenças e epidemias da época. E foi isso, a princípio, que incentivou a produção do documentário.

O filme conta como o Arsenal foi criado, como é a rotina de quem o frequenta e retrata o trabalho realizado por missionários italianos, justamente no local que foi abrigo e ponto de referência de tantos imigrantes, e palco de sonhos, expectativas, angústias e conquistas de milhares de pessoas de diversas nacionalidades, principalmente italianos, tudo através de depoimentos emocionantes e imagens dos acolhidos em período de quarentena.

Com o apoio do Consulado Geral da Itália em São Paulo e da empresa de imigrantes italianos, Zini Alimentos,  o documentário eleva a importância de cuidar daqueles que tanto precisam de solidariedade e mostra a realidade de brasileiros esquecidos e que se tornam grandes a cada dia, por suas batalhas vencidas e superação de vida.

A direção do documentário está a cargo de Erica Bernardini, profissional que atua há 20 anos na promoção da cultura italiana no Brasil. Com diversos projetos e realizações na área, Erica é sócia da Arteon, produtora de filmes e eventos culturais com forte apelo ao mercado italiano.

Vidas (in)visíveis - um arsenal de esperança faz parte da programação do 15o Festival de Cinema Italiano no Brasil que acontece entre 24 de novembro a 8 de dezembro em plataforma online para todo público brasileiro. O acesso é feito pelo site www.festivalcinemaitaliano.com em uma parceria com o cinema paulistano Cine Petra Belas Artes. Os ingressos têm valor fixo de R$ 9,90 e dão direito ilimitado à toda a programação do Festival.

Website: http://www.arteon.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade