PUBLICIDADE

DINO

Dicas para garantir a boa convivência em condomínios

Normas de etiqueta e algumas regram ajudam a evitar conflitos e problemas com os vizinhos. Confira!

29 nov 2018 - 17h08
Compartilhar
Exibir comentários

Morar em um condomínio tem inúmeras vantagens, como segurança, praticidade e o conforto de ter no local áreas de lazer como piscina, churrasqueira, academia, entre inúmeras outras possibilidades.

Foto: DINO / DINO

No entanto, como esses são espaços comuns, e com a proximidade dos vizinhos, é preciso seguir algumas regras básicas de convivência para que não surjam discórdias entre os condôminos.

De acordo com a EZTEC, quando uma construtora registra um empreendimento, estabelece também a Convenção do Condomínio, documento que reúne regras com o que pode e o que não pode ser feito no espaço, como a realização de festas em lugares impróprios, áreas liberadas para pets, entre outros pontos.

Mas, além de saber o que rege a Convenção do seu condomínio, algumas boas maneiras e um certo manual de etiqueta é importante para garantir a boa convivência dos moradores. Veja as dicas da construtora EZTEC:

Frequente reuniões e assembleias

Tanto as assembleias gerais como as extraordinárias são importantes. Nessas reuniões decidem-se o que vai acontecer no condomínio, debatem-se regras e se algo irá atingir o bolso dos moradores. Se você não participa desse momento, depois não adianta reclamar das decisões.

Animais de estimação

A cada dia cresce o número de pets em condomínios, e estes não podem proibir os moradores de terem animais de estimação. O comum é determinar qual o porte permitido e as obrigações com o animal - por exemplo, se pode usar o elevador social ou não.

Para evitar conflitos, é preciso que os moradores escolham animais de acordo com o tamanho do apartamento. Apesar de serem preciosos companheiros, é preciso atenção para que o pet não atrapalhe o sossego dos vizinhos, especialmente em função do barulho.

Barulhos

Respeite o horário de silêncio estabelecido pelo condomínio - geralmente às 22 horas. E, mesmo no horário permitido, tenha sempre bom senso. Cuidado para não incomodar os vizinhos com ruídos excessivos ou som muito alto.

Se o apartamento não for acarpetado, evite andar de salto dentro de casa. Evite também falar em volume alto - os vizinhos não têm interesse em sua vida íntima.

Elevador

Seja educado e cordial e cumprimente as pessoas quando entrar e sair do elevador.

Espere as pessoas saírem para entrar. Segurar a porta para os demais é um gesto de gentileza, que deve ser praticado.

Jamais monopolize ou segure um elevador em um andar, sobretudo em horários de pico. Por fim, use o elevador de serviço para transportar animais, compras ou caixas, ou quando estiver em trajes de banho.

Funcionários

Trate todos os funcionários de maneira cordial. Além de ser questão de educação, são pessoas fundamentais para o dia a dia do condomínio.

Lembre-se também que o porteiro e demais funcionários são do condomínio, e não seu. Não peça jamais para um colaborador abandonar o seu posto para fazer um favor particular. Além de errado, você pode colocar em risco a segurança do prédio.

Piscinas e saunas

Não utilize bronzeadores se for utilizar a piscina, eles contêm gordura que sujam a água. Nesse sentido, atente-se também para o consumo de comidas e bebidas na área - eles devem ser consumidos fora da piscina, e dê preferência para alimentos que não façam muita sujeira e copos descartáveis, para evitar acidentes com vidros.

Evite correr em volta da piscina, ou dar saltos que possam molhar as pessoas que estão fora.

Por se tratar de um espaço comum, alguns condomínios não permitem o uso de equipamentos de som.

Churrasqueiras e salão de festas

Respeite horários e não deixe a área suja após o uso. Tenha bom senso no uso de aparelhos sonoros, respeite as regras do local e faça uma lista com os nomes dos convidados para deixar na portaria, colaborando com a segurança.

Crianças

Ensine as regras do condomínio para os seus filhos e cobre que eles as cumpram.

Não permita que seus filhos gritem ou corram em áreas não destinadas para brincadeiras, lembrando ainda que crianças pequenas devem sempre estar acompanhadas por um adulto.

Lixo

O lixo deve estar sempre embalado, e ser descarregado no local designado. Não jogue bitucas de cigarro, papéis ou qualquer lixo pela janela.

Garagem

Estacione o seu veículo sempre na vaga que lhe é destinada e de maneia correta, respeitando os limites das faixas. Lembre-se que a preferência na circulação é de quem está chegando.

Convivência

Conviver com pessoas de hábitos diferentes é um exercício, mas pode ser fácil quando se respeitam as regras e o espaço de cada um.

Antes de fazer uma reclamação sobre um vizinho, procure dialogar de maneira pacífica, sempre com educação e bom senso. Caso o mal entendido não seja resolvido, aí sim leve o problema para o síndico.

Sobre a EZTEC

Referência no mercado nacional há quase quatro décadas, a construtora EZTEC está presente nos endereços mais privilegiados de São Paulo, Osasco, Guarulhos, ABC, Santos e Jundiaí. São 124 empreendimentos lançados, totalizando mais de 3,6 milhões de metros quadrados de área construída e em construção, e mais de 24.679 unidades vendidas.

Website: https://www.eztec.com.br/blog/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade