PUBLICIDADE

Diário Oficial publica prorrogação da consulta para Plano Nacional de Florestas

19 out 2018 - 11h46
Compartilhar
Exibir comentários

Foi publicado no Diário Oficial da União, do dia 04 de outubro de 2018 (quinta-feira), a prorrogação pelo período de 15 dias da Consulta Pública do Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas (PlantarFlorestas).

Nesse sentido, o coordenador geral de Florestas e Assuntos de Pecuária, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), confirma que o adiamento foi preciso para atender ao setor, uma vez que foram recebidos pedidos de um prazo maior por parte das entidades, para que pudessem enviar suas contribuições.

Impactos no PlantarFlorestas

De acordo com a Secretaria, a prorrogação não deve comprometer a meta de executar o PlantarFlorestas ainda em 2018. A iniciativa propõe ações visando aos próximos 10 anos, sendo que um dos principais objetivos é ampliar, em mais de 2 milhões de hectares, a área de cultivos comerciais.

Na atual conjuntura, segundo dados e informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) o espaço cultivado chega a 10 milhões de hectares, compostos principalmente por pinus, acácias e eucaliptos.

As matas cultivas se localizam principalmente no Rio Grande do Sul, no Mato Grosso do Sul, em São Paulo e em Minas Gerais. O coordenador ainda explica que a proposta apresenta um diagnóstico do setor, com os principais aspectos econômicos, ambientais e sociais.

Ao final de 2014, o assunto tomou espaço dentro do Mapa, ao atender especialmente a demanda do setor produtivo, visto que o plantio é uma atividade de produção. Concomitante a isso, a estrutura do decreto assinado ao final daquele ano antecipava um plano para a próxima década que abrange todo o território nacional. Dessa forma, houveram demandas vindas dos integrantes da Câmara Setorial de Florestas Plantadas, oriundas de associações estaduais e entidades, e foram todas ouvidas, além do que a Embrapa finalizou o documento que segue para consulta pública.

O setor de plantio também conta com alta participação na Balança Comercial. Só no ano passado, as exportações ficaram atrás apenas do complexo da soja, de carnes e do segmento sucroalcooleiro. Segundo dados da IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), o Brasil lidera o ranking de produtividade florestal, mantendo a média de 35,7 m³/ha/ano, o que, em uma perspectiva comparada, representa quase o dobro da produtividade dos países do hemisfério norte.

O espaço com plantio de florestas representa apenas 1% da área do país, porém é de onde sai 91% de toda a madeira processada para usos industriais. O IBÁ ainda aponta para dados, como o valor da produção florestal, que atingiu os R$ 18,5 bilhões em 2016 e gerou 510 mil empregos diretos.

Agência de publicidade legal é o melhor caminho para publicar no DOU

Para realizar publicações no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios, o melhor é optar pelo auxílio profissional de uma agência de publicidade legal.

O DSI (Diário Serviços) oferece apoio com equipe de profissionais especializados para orientar seus clientes ao realizar publicidade legal nos veículos de comunicação mais importantes do país.

Navegue pelo site para obter maiores informações acerca de publicidade legal.

Website: https://dsipublicacoes.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade