PUBLICIDADE

Curso de saneamento ecológico continua neste sábado, em Embu das Artes

Evento gratuito contempla teoria e prática de instalação de tratamento de efluentes

13 dez 2018 - 10h34
(atualizado em 14/12/2018 às 01h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O projeto "Plantando Jardim Filtrante e Água Boa" continua neste sábado (15/12), com a finalização do primeiro de três cursos gratuitos sobre saneamento ecológico, que acontece no bairro Caputera, na cidade de Embu das Artes.

Foto: Divulgação / DINO

Os interessados podem participar, mediante inscrição gratuita no site da Sociedade Ecológica Amigos de Embu - SEAE, idealizadora do projeto: www.seaembu.org, ou por telefone: 11 4781-6837.

O evento acontece para conscientizar a população sobre a importância nos cuidados com o esgoto doméstico, para que este não cause mais poluição aos córregos e rios da região, que são parte dos mananciais da Represa Guarapiranga.

Em cada curso do projeto "Plantando Jardim Filtrante e Água Boa", uma residência será contemplada para receber a instalação para o tratamento ecológico de todo o esgoto doméstico. A primeira foi a da Neia Nunes Lopes, que não possuía nenhum sistema de coleta de esgoto: "não conseguia fazer qualquer fossa na residência, por estar em local com muita água no solo", revela. Agora, em vias de concluir sua obra, fica orgulhosa e aliviada por cuidar do esgoto de maneira correta.

JARDINS FILTRANTES

O sistema de jardins filtrantes, zona de raízes, ou wetlands construídos, como o próprio nome sugere, consiste na instalação de filtros com elementos da natureza. Neste caso: dois tanques com pedra brita por dentro e, por cima, plantas com raízes que também atuam na purificação de efluentes, como a espécie macrófitas. A instalação se torna um jardim bonito e florido, que não precisa de rega ou adubo.

Segundo Rodolfo Almeida, presidente da SEAE e especialista em Jardins Filtrantes, "a opção é mais barata do que as fossas tradicionais e entregam um resultado mais satisfatório, uma vez que devolvem os efluentes sem poluentes para o meio ambiente".

O sistema de jardins filtrantes são inspirados na própria natureza e, por este motivo, considerado uma importante Solução Baseada na Natureza - SbN.

SERVIÇO

O que: Curso Gratuito Saneamento Ecológico - Jardins Filtrantes

Quando: sábado, 15/12/2018, das 08h às 18h

Onde: Bairro Jardim Caputera, em Embu das Artes

Inscrição e mais informações: www.seaembu.org | 11 4781-6837

Novas turmas serão formadas em 2019, para a instalação de mais duas unidades em sistema mutirão. Os interessados já podem entrar em contato com a SEAE para pré-inscrições.

SOBRE O PROJETO

"Plantando Jardim Filtrante e Água Boa" nasceu com a missão de difundir técnicas de saneamento ecológico unifamiliar gratuitamente, por meio de etapas de conscientização da população; instalação de tratamento de esgoto por jardins filtrante; realização de cursos práticos para a capacitação e formação de 60 instaladores de saneamento ecológico; e publicação de cartilha com instruções para que qualquer pessoa interessada possa fazer a instalação em casa.

SOBRE A SEAE

Criada por moradores na metade da década de 70, a SEAE atua na preservação ambiental de Embu e região para estimular e ampliar os processos de transformação socioambiental, cultural e econômica, por meio de processos educacionais participativos e inclusivos, fomentando a atuação em políticas públicas, visando a conservação, recuperação e defesa do meio ambiente.

Website: http://seaembu.org

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade