PUBLICIDADE

Cuide do coração durante os jogos da Copa do Mundo

Veja o que evitar para manter a saúde em dia e torcer muito

20 jun 2018 - 11h45
Compartilhar
Exibir comentários

A Copa do Mundo vem se aproximando e o que não falta são planos para curtir os jogos da seleção brasileira. Afinal, quem não gosta de reunir os amigos e a família para criar memórias inesquecíveis e torcer muito? O problema é quando esses momentos vêm acompanhados por estresse e muitos alimentos e bebidas que fazem mal à saúde, que podem, inclusive, fazer a festa terminar mais cedo.

É costume apostar em pratos gordurosos ou com muito açúcar e sal para acompanhar os jogos. Porém, a ingestão de todos esses componentes de forma constante pode desestabilizar o organismo, causando mal-estar, azia e elevação da pressão sanguínea. Eles também afetam a saúde do coração gradualmente, aumentando o colesterol e entupindo gradativamente as artérias e veias, o que interfere no fluxo sanguíneo e pode gerar complicações mais graves. Para manter a saúde, é mais indicado optar por petiscos saudáveis para acompanhar a torcida.

O que o estresse causa no organismo:

- Aumento de hormônios, principalmente adrenalina

- Arritmia cardíaca

- Enrijecimento da musculatura nas costas e pescoço

O que a má alimentação causa no organismo:

- Aumento do colesterol LDL

- Aumento da pressão arterial pelo excesso de sódio

- Aumento gradativo do peso, levando à obesidade

Porém, para a dra. Valdênia Pereira de Souza, coordenadora do CHN Cardiovascular, o que mais afeta o coração do torcedor em meio às emoções de uma partida são o estresse, a ansiedade e o aumento do consumo de bebidas alcoólicas. Esse quadro, aliado à má alimentação, pode trazer riscos sérios à saúde e ao funcionamento do coração, como quadros de AVC e infarto.

"Quando a ansiedade cresce, o corpo libera várias substâncias agressivas e uma delas é a adrenalina que, em altas doses, faz o coração disparar. Junto com o aumento de batimentos cardíacos também há o estreitamento dos vasos sanguíneos e o sangue fica mais espesso. Tudo isso dificulta o fluxo de sangue e exige um esforço cardíaco mais intenso, situação que pode fazer muito mal ao coração", explica a dra. Valdênia.

Quem já sofre com doenças cardíacas deve ficar atento às emoções durante os jogos e procurar não se estressar demais para evitar qualquer complicação com o órgão. Ao menor sinal de falta de ar, tonteira, dores no peito, formigamento ou dormência nos braços, o conselho é procurar uma emergência o mais rápido possível para receber o diagnóstico correto e o tratamento adequado.

Website: https://www.chniteroi.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade