PUBLICIDADE

DINO

Crescimento da indústria da Venda Direta no Brasil

7 mar 2019 - 14h54
(atualizado às 15h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Em meio à crise financeira, a venda direta se tornou uma das principais alternativas de fonte de renda dos brasileiros. Em 2017, o setor movimentou R$ 45,2 bilhões, por meio de 4,1 milhões de empreendedores ativos no país, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas (Abevd).

Foto: Marcelo Bassani / DINO

Já no 1º semestre de 2018, segundo dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 64% dos brasileiros recorreram a alguma forma de trabalho extra para complementar a renda.

Como a venda direta consegue crescer no Brasil mesmo em meio à crise?

O que é Venda Direta?

A venda direta é um modelo de negócios utilizado por empresas de todos os tamanhos para vender produtos diretamente ao consumidor final. Através da eliminação de estabelecimentos comerciais fixos, a venda direta também corta uma cadeia de intermediários e de custos. A venda é realizada por empreendedores independentes que entram em contato direto com potenciais clientes.

Algumas das maiores marcas do setor de venda direta são: Avon, Jeunesse, Vorwerk, Amway, entre outras.

Diante da crise, a tendência é que o setor apenas cresça, pois o alto índice de desemprego força o trabalhador a buscar alternativas de fonte de renda seguras. "A venda direta se destaca por ser uma atividade formal que pode ser realizada por qualquer um, independente do seu nível de instrução, renda ou de onde mora", explica Adriana Colloca, presidente executiva da ABEVD.

A possibilidade de realizar a venda direta em paralelo ao trabalho também é um dos seus benefícios. Com a união da venda direta e da internet, o modelo de negócios passa do porta a porta ao clique a clique, contemplando também as plataformas online como e-commerce.

A possibilidade de trabalhar da forma e no horário que preferir abriu portas para o trabalhador brasileiro explorar esse setor. Hoje, segundo a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), o Brasil ocupa a 6ª colocação no mercado global de venda direta.

Modelos de Venda Direta

A venda direta é composta por dois modelos:

  • O Modelo Mononível

No modelo mononível, o empreendedor compra os produtos da empresa para revender aos clientes, obtendo lucros a partir da margem de revenda.

  • O Modelo Multinível

No modelo multinível, também conhecido como Marketing de Relacionamento, além da margem de revenda, o empreendedor também faz indicações de outras pessoas, construindo assim uma organização de vendas. O empreendedor é então remunerado pela sua divulgação, ganhando direta ou indiretamente uma porcentagem sobre as vendas indicadas por ele.

A maioria das empresas do setor de venda direta da China e dos Estados Unidos utilizam o modelo multinível. O Brasil ainda não apresenta essa grande preferência, mas está chegando lá.

Ganhos fortes com Venda Direta

A Venda Direta é uma meritocracia, ou seja, quanto melhor o desempenho, maior será o reconhecimento. Ao conseguir manter uma rede de vendas, a renda se mantém, e ao expandi-la, a renda aumenta.

Os ganhos estão diretamente relacionados à dedicação do trabalho do empreendedor, e para quem quer trabalhar, os ganhos podem ser altos.

Marcelo Bassani, empreendedor na indústria de Marketing de Relacionamento e sócio da agência de publicidade DellGrappo, é um exemplo de sucesso. Ele conseguiu seu primeiro milhão aos 27 anos, através do Marketing de Relacionamento.  Marcelo acredita que a grande tendência do mercado de venda direta é a vinculação com o bem-estar e isso reflete nas grandes empresas de supermercado que estão com foco na saúde para atender as grandes buscas nesse sentido.

O mercado continua a crescer em favor desse setor e promete ganhos fortes para empreendedores que buscam complementar a renda.

Para saber mais sobre Venda Direta, acesse o site: https://marcelobassani.com/

Website: https://marcelobassani.com/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade