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Contra endividamento, birôs investem em suporte ao consumidor com iniciativas em educação financeira

Nos últimos cinco anos, os birôs de crédito têm investido mais fortemente na aproximação com o consumidor.

14 dez 2018 - 12h55
(atualizado em 17/12/2018 às 10h25)
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Nos últimos cinco anos, os birôs de crédito têm investido mais fortemente na aproximação com o consumidor, provendo serviços e informações diversos que objetivam promover educação financeira, capacitar o brasileiro a tomar as melhores decisões sobre crédito e prevenir fraudes.

"Essa proposta dos birôs torna-se ainda mais relevante na atualidade, quando um contingente de cerca de 62 milhões de brasileiros têm dívidas em aberto e há um alto nível de desemprego", observa Elias Sfeir, presidente da ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito. Isso porque, diz ele, os birôs passaram a contemplar todo o processo de planejamento financeiro, com sugestões de contratação do crédito nas condições mais vantajosas para o consumidor.

Essa preocupação com o planejamento financeiro e, mais que isso, com a educação financeira da população, é uma das apostas do Cadastro Positivo com inclusão automática do consumidor, em discussão no Congresso Nacional. Basicamente, o Cadastro Positivo é uma iniciativa para promover o crédito responsável, por meio de maior transparência nas relações entre credor e consumidor, e sua democratização, por viabilizar o acesso ao crédito da população não bancarizada.

Baseando-se em estudos do setor, Sfeir argumenta que a mudança na legislação do Cadastro Positivo poderá baratear o crédito para os brasileiros que pagam suas contas em dia. "Com ele temos uma oportunidade real de alcançar o tão desejado cenário de taxas de juros menores nos empréstimos e financiamentos, com redução da inadimplência e do endividamento", completa.

Para que as pessoas conheçam essas e outras iniciativas, os birôs têm investido em comunicação por diferentes canais, com destaque para os digitais, onde os birôs disponibilizam um grande volume de vídeos e textos de fácil entendimento. O alto grau engajamento dos consumidores nos canais digitais dos birôs é um sinal da importância dessa comunicação.

Ainda para colaborar com o consumidor, os birôs têm mecanismos eficientes para monitoramento de CPF. Por esse serviço, o consumidor é avisado por e-mail e SMS se o seu CPF está envolvido em alguma operação. O alerta também é dado quando o consumidor está prestes a ser negativado ou quando seu nome é retirado do cadastro de inadimplentes.

Na opinião de Sfeir, com iniciativas como essa, os birôs mostram seu comprometimento com a proposta de um mercado de crédito saudável, com redução da inadimplência e com o objetivo de evitar a pior das situações - o superendividamento e suas dramáticas consequências psicossociais.

Sobre a ANBC

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil. A entidade congrega os birôs de proteção ao crédito que atuam no território brasileiro e mantém relacionamento com associações internacionais para promover as melhores práticas do setor.

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Regina Pimenta 55 11 98136.6835/2858.9180 regina@pimenta.com

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