PUBLICIDADE

Consumo de calcário agrícola deve crescer 8% no ano que vem

Corretivo de acidez do solo ajuda ampliar produtividade

4 dez 2018 - 14h55
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 200 profissionais discutiram em Porto Alegre (RS) os efeitos da aplicação de calcário na agricultura. No Brasil, o consumo do corretivo de acidez do solo está na faixa de 39 milhões de toneladas, devendo crescer até 8% em 2019.

Dirigentes das entidades do setor apontam que os principais efeitos do uso deste corretivo serão nos resultados dos produtores rurais. Os avanços viriam com o ganho de produtividade sem necessidade de ampliar a área plantada e a redução nos custos dos insumos.

Os profissionais participaram do Encontro Nacional dos Produtores de Calcário Agrícola (Enacal), que ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro, no Hotel Deville. A organização coube à Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) e ao sindicato de produtores do Rio Grande do Sul, o Sindicalc/RS.

O presidente da Abracal, Oscar Alberto Raabe, avalia que os números foram os melhores desde a criação da entidade, porém ainda abaixo do que é necessário para que a agricultura brasileira atenda os mercados nacional e internacional. Ele espera que o governo do presidente eleito Jair Bolsonaro tenha, dentro do agronegócio, a correção de solo como um dos focos - a maior parte das terras brasileiras é ácida.

Para o presidente do Sindicalc/RS, Roberto Zamberlan, a troca de conhecimentos foi a principal contribuição do Enacal. Zamberlan avalia que as informações impactarão não apenas os produtores de calcário, mas trouxeram dados que interessam aos agricultores.

Durante o evento, Raabe recebeu das mãos de Zamberlan, de Fernando Becker, diretor executivo da Abracal e Sindicalc/RS, e de Márcia Amorim, secretária do sindicato gaúcho, uma placa por seus 37 anos de trabalho em favor das entidades do setor.

O site da Abracal trará ao longo das próximas semanas entrevistas em vídeo com participantes do Enacal.

Website: http://www.abracal.com.br/home

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade